quinta-feira, dezembro 11, 2014

Comércio dos distritos também abre às segundas-feiras

O comércio do 2º ao 5º distritos de Petrópolis, incluindo Itaipava, também estará aberto durante as segundas-feiras de dezembro. As lojas estão autorizadas a funcionar nos dias 15, 22 e 29, em período integral. A medida foi convencionada em acordo entre o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Petrópolis.
 Como compensação, os empregados no comércio irão receber as horas trabalhadas acrescidas de 100%, além de vale-transporte. Além disso, os empregados terão um dia de folga, que deverá ser concedida até 30 dias após o dia trabalhado. Apesar da abertura nas segundas, a semana inglesa fica garantida. O acordo reforça que a jornada de trabalho semanal não pode ultrapassar as 44 horas semanais definidas pela Constituição.
 No caso de descumprimento do acordo, será aplicada uma multa com o valor de um piso salarial em vigência por empregado que estiver trabalhando de forma irregular. O recurso será revertido na proporção de 50% para o Sindicato dos Empregados no Comércio e 50% para o próprio funcionário.
 A medida segue a tendência já adotada no primeiro distrito, onde, desde a semana passada, as lojas funcionam nas segundas-feiras em horário integral (e não abrindo apenas às 14h, como de costume). “O movimento nestas primeiras segundas-feiras de dezembro no Centro foi muito positivo. As ruas estiveram cheias, assim como as lojas, o que mostra que a medida de abrir as lojas pela manhã foi acertada. Esperamos o mesmo efeito também nos demais distritos”, afirmou o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: