quinta-feira, dezembro 04, 2014

Internet facilita a venda de passagem de ônibus

Quem precisa fazer compras de passagens intermunicipais acaba de ganhar mais uma opção, a venda pela internet. Pelo serviço, totalmente online, o usuário faz a compra do bilhete e imprime um voucher para a troca da passagem, que pode ser feita no balcão da empresa, no Terminal Rodoviário ou na máquina de autoatendimento. A empresa espera, ainda, estar com todo o sistema de passagem informatizado até o fim de 2015. 
Para isso, um investimento na área de tecnologia foi realizado pela empresa. Neste sentido, desde janeiro, o terminal de autoatendimento, que só existe no município de Petrópolis, vem sendo utilizado para a venda das passagens e impressão do bilhete eletrônico. Das 8 mil passagens emitidas pela empresa diariamente, 2 mil são feitas a partir do terminal. Já o site, disponibilizado no último domingo, já contabiliza 1.500 vendas. 
“Implantamos o sistema no domingo e já na segunda, sem nenhuma divulgação, havia vendas de passagens. Já são 500 cadastrados no sistema, porque a venda funciona como uma outra loja online qualquer, e utiliza os cartões de crédito ou débito. Estamos trabalhando para até março do ano que vem vender também com o vale-transporte”, explica o analista de sistema da Unica-Fácil, Rogério Moreira. 
De acordo com o diretor de operações, Luís Assumpção, a empresa tem como objetivo informatizar todo o sistema de vendas de passagens até o fim do próximo ano. “Já estamos trabalhando em um outro terminal, também para a venda de passagens e impressão de bilhetes, que ficará no balcão da empresa. Além disso, nossa ideia é informatizar o serviço para que seja possível comprar as passagens em trânsito”, explica.
Nessa modalidade, o usuário compra a passagem pelo smartphone – além do site rodar perfeitamente nas plataformas, o aplicativo da empresa está sendo desenvolvido – e, com um código que será recebido ao fim da compra, apresentará para o motorista do ônibus, que já terá tido o assento escolhido pelo usuário na hora da compra bloqueado. 
“Queremos dar autonomia para que as pessoas comprem suas passagens de maneira online, sem precisar de intermediários. A própria Unica-Fácil arca com as taxas que seriam cobradas no cartão de crédito ou débito na hora da venda online”, destaca Luís.
Para realizar a compra das passagens, o usuário deve acessar o site da empresa (www.unica-facil.com.br) e fornecer informações como o local de origem e destino; data e horário; a poltrona do ônibus; a identificação do passageiro com número de documento com foto, realizar o cadastro e efetuar a compra. Após esse processo, será disponibilizado um voucher para impressão. “A pessoa também pode levar o voucher no celular e mostrar. Pelo código contido nele é possível localizar a venda da passagem e emitir o bilhete”, finalizou Rogério. 
 Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: