quinta-feira, dezembro 18, 2014

Procon alerta consumidores na hora de comprar presentes

Foto: Alexandre Carius
O Procon Municipal divulgou uma lista de orientações para os consumidores ficarem alerta com as compras de Natal. Segundo o coordenador do órgão de Petrópolis, Thiago Gibrail, fazer uma lista do que deseja adquirir é importante, além disso, a pesquisa de preços deve ser feita para economizar.

Entre as dicas estão: Evitar comprar parcelado por muito tempo, porque as taxas de juros estão embutidas no parcelamento; Exigir sempre a nota fiscal para seu respaldo em caso de eventual necessidade de troca do produto. Segundo o coordenador do órgão, nas compras presenciais, o consumidor não tem direito a troca por insatisfação, exceto se, no ato da compra, o vendedor comprometer-se “prometeu, tem que cumprir”. 
Em caso de defeito, o fornecedor terá o prazo de 30 dias para reparar o produto, sob pena de trocá-lo por outro novo ou devolução da quantia paga. No caso dos bens essenciais, como geladeira, fogão entre outros, o consumidor poderá exigir a troca imediata do produto.
Já nas compras realizadas pela internet, o consumidor poderá desistir da compra, por qualquer motivo, no prazo de 7 dias após o recebimento da mercadoria. É importante que o consumidor adquirira produtos em sites confiáveis e que estejam há algum tempo no mercado. Não se esqueça de salvar a confirmação de compra.
Nos produtos do gênero alimentício, observe a data de validade e as condições de armazenamento e embalagem. Quanto aos brinquedos, comprem aqueles somente com selo do Immetro.

Prazos para o consumidor reclamar
São 30 dias para bens não duráveis, tais como alimentos, medicamentos, perfumes etc. E 90 dias para bens duráveis como por exemplo celulares, eletrodomésticos, sapatos, computadores, roupas e outros.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

São garantias legais
Garantia contratual é aquela estabelecida no Termo de Garantia do Produto. Garantia estendida é uma opção do consumidor que pode contratar um seguro para o seu produto, aumentando o prazo da garantia contratual.
“O Procon Municipal está à disposição dos petropolitanos que porventura tenham quaisquer dúvidas relativas às relações de consumo. O governo municipal está atento e fiscalizando todos os problemas que possam afetar diretamente os consumidores”, disse Thiago Gibrail.

Nenhum comentário: