sábado, dezembro 06, 2014

Torcedores do Flamengo organizam mais uma campanha de doação de sangue

Ontem teve início a campanha “Raça, Amor e Sangue”, realizada pelos torcedores do time de futebol Flamengo para mobilizar e chamar novos doadores para o Banco de Sangue de Petrópolis. A campanha terá desta vez 30 dias de duração e quem comparecer neste período ganhará uma camisa especial do clube do coração.
A última campanha realizada pela torcida Fla Petrópolis, há três meses, foi responsável pela captação de 1.216 bolsas de sangue em apenas 20 dias, tempo em que foi realizada a ação e superou todas as expectativas. Eles já fazem o projeto solidário há dois anos e realizam as doações de três em três meses.
“O nosso objetivo é apoiar o banco de sangue de Petrópolis, desta vez justamente em um período em que a necessidade é ainda maior. Com o fim de ano e férias, muitos acidentes”, disse Luiz Cláudio Joras, um dos responsáveis pela organização da campanha.
Segundo Márcia Alves, captadora de novos doadores do banco de sangue, o período é complicado. Se a necessidade de bolsas de sangue por dia, normalmente é de 50, para esta época são necessários, no mínimo, 60 doadores devido à necessidade ser maior.
“O período é complicado, com as pessoas de férias, viagens, justamente quando se vê mais acidentes e também poucos doadores. Além disso, há também os pacientes de todos os dias que necessitam de transfusões. Infelizmente, só volta ao normal depois do carnaval. Esperamos receber quem puder vir doar”, disse Márcia, lembrando que as vítimas de acidentes são as que mais necessitam de transfusões.
Além disso, o banco de sangue abastece as principais unidades de saúde de Petrópolis, como unidades de atendimento de emergência, Pronto Socorro, e os outros hospitais particulares. A idade para quem quer doar foi alterada. Essa mudança aconteceu para aumentar a abrangência de pessoas que podem participar. Menores de 16 e 17 anos agora podem doar sangue, desde que estejam acompanhados dos responsáveis. E, além disso, a idade máxima para doações também aumentou. Idosos podem doar até os 69 anos.
O horário de atendimento também ficou diferenciado para poder ajudar quem não pode doar nos dias comerciais. O banco de sangue agora funciona todos os dias, incluindo os fins de semana e feriados, das 7h às 18 horas. Para mais informações sobre a coleta e cuidados para poder se tornar um voluntário, o número do local está disponível: (24) 2245-2324. A única exigência para a doação é de que as pessoas não tenham ingerido comidas gordurosas até três horas antes. No local, os voluntários respondem a um questionário que identifica se a pessoa está apta para a doação ou não. 
Para atrair ainda mais as pessoas, o banco de sangue disponibilizou a internet wi-fi grátis para os voluntários enquanto aguardam a sua vez. E, para garantir que os doadores cativos não se esqueçam de fazer suas doações, o banco já funciona com mensagens de texto lembrando que o período de espera para a nova doação já passou. No caso das mulheres, pode ser feito a cada quatro meses, os homens a cada três meses.
Para realizar a doação, basta pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde. O voluntário deve levar também um documento de identificação com foto. Não é necessário estar em jejum, basta não ter ingerido comidas gordurosas nas últimas três horas que antecedem a doação.
Para aqueles que não sabem o que acontece com o seu sangue após ser doado, um exemplo é quando alguém sofre um acidente e perde muito sangue, esta pessoa precisa fazer transfusão para repor o que foi perdido. Além disso, em cirurgias muito longas, ele também é utilizado para garantir e manter a quantidade de sangue necessária no paciente. Pessoas com determinadas doenças, como a hemofilia, que se caracteriza pela dificuldade do corpo em conter sangramentos, dependem quase que exclusivamente da solidariedade do próximo para sobreviver.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: