quinta-feira, dezembro 25, 2014

Comandante da PM alerta sobre os cuidados necessários para evitar furto à residência durante viagem


O Natal e o Ano Novo se aproximam e muita gente já está de malas prontas para deixar a cidade. Mas, antes de viajar, é importante tomar algumas precauções para evitar dor de cabeça quando chegar em casa. Nessa época do ano cresce o número de furtos à residência. A casa vazia por um período prolongado é um atrativo para os ladrões. Por isso, algumas medidas de segurança são necessárias. A Tribuna de Petrópolis conversou com o comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Marcelo Quinhões, para descobrir quais precauções devem ser tomadas.

Um erro muito comum cometido ainda por muitas pessoas é deixar as luzes da casa acesas. “Na maioria dos casos, antes de furtar uma casa, o ladrão observa o local por um tempo. Quando ele vê que as luzes estão acesas, durante o dia ou durante a madrugada, se esse costume não é um hábito da pessoa, ele logo percebe que realmente não tem ninguém em casa e vê nisso a oportunidade, a facilidade para agir”, explica o comandante do 26ºBPM.
A prevenção é, de acordo com Quinhões, a melhor arma que as pessoas podem utilizar para evitar o crime. Investir em equipamentos de segurança é essencial. “Qualquer coisa que possa dificultar a ação do bandido é válida. Por isso, vale investir em grades para porta e janelas, obstáculos pra evitar que o ladrão salte o muro, câmeras de segurança e alarmes. Se um ladrão chega em uma casa e vê que ela tem uma câmera, ele já vai pensar duas vezes antes de tentar furtar aquela residência”, destaca.
A política da boa vizinhança é também uma ferramenta importante. Segundo o comandante do 26º BPM, quase sempre é um vizinho ou um amigo que evita o crime. “Se você vai ficar fora de casa por um período prolongado é bom ter um vizinho, de confiança, que você possa pedir a ele que fique de olho na casa. Converse com ele e peça para que ele fique atento à qualquer movimento estranho, pessoas que possam observar o imóvel. Se possível, que ele fique com a chave da casa e verifique se está tudo bem”, orienta o comandante.
Quinhões destaca ainda a importância de agir com prudência. Ou seja, nada de bancar o herói e tentar capturar o ladrão. “Se a pessoa que ficou incumbida de vigiar a casa notar qualquer coisa estranha, a melhor atitude é ligar para a polícia e solicitar que uma viatura vá ao local e verifique o que está acontecendo. Além de possibilitar que aconteça a prisão em flagrante do criminoso, ainda evita se colocar em risco”, justifica.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: