segunda-feira, dezembro 15, 2014

Cuidado ao nadar em poços e cachoeiras 
Bombeiros dão dicas de segurança para quem pretende se refrescar nestes locais

As altas temperaturas registradas mesmo antes do início do verão estão levando petropolitanos e turistas aos roteiros preferidos nesta época do ano: as cachoeiras, poços, rios e piscinas. Porém é importante ficar atento a algumas dicas de segurança para o passeio não acabar se tornando um grave acidente ou até mesmo fatal. Bela Vista, Bonfim, Caxambu, Fazenda Inglesa, Lopes Trovão e Rocio são alguns dos locais em Petrópolis onde as pessoas podem se refrescar.  
 
Mas as pessoas devem ter cuidado! De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, ao frequentar cachoeiras, é preciso tomar cuidado para não escorregar nas pedras lisas. Quem quiser pular ou nadar em poços naturais tem que saber a profundidade e se não há pedra ou troncos de árvores escondidos embaixo da água.
Uma outra dica é procurar conhecer pessoas que já saltaram e perguntar se o local é seguro para realizar o pulo. Outra precaução importante é com os riscos de “trombas d’água” (aumento do volume de água em uma velocidade muito rápida), que costuma ocorrer no verão, com as fortes chuvas.
- Eu sempre vou aos poços de Petrópolis mas tomo certas precauções, como só ficar em lugares rasos – afirma a doméstica Rita Aparecida, de 33 anos, que costuma freqüentar os poços da região da Lopes Trovão. 
Mesmo quem conhece os locais e sabe nadar não deve se arriscar, por isso, oficiais do Corpo de Bombeiros, dão outras orientações.
Segundo nota, em primeiro lugar o cidadão deve se banhar em locais onde há segurança. Em caso de piscinas de clubes, perguntar se há guardiões.
- Os militares são profissionais treinados para fazerem salvamentos – afirmou por meio de nota a Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros.
Mas quando o assunto é piscina, é raro ver um clube da cidade que possua guardiões.
- Às vezes nem ‘curiosos’ as piscinas dos clubes possuem para tomar conta das pessoas – denuncia o auxiliar administrativo Ivo Cunha, de 23 anos, que pediu para não informar o nome do clube que costuma frequentar.

Cachoeira, rios e poços
com riscos de acidentes

Em cachoeiras, poços e rios, o banho não é recomendado pelos bombeiros devido ao alto risco de acidentes. No dia 9 de outubro deste ano Gabriel Lopes Piobelli, de apenas 15 anos morreu afogado em um poço da Ponte da Grota Funda, na Rua Lopes Trovão.
O adolescente que morava no Vila Felipe não sabia nadar e, teria dito à seus pais que iria dar uma volta em um shopping no Alto da Serra, mas na realidade o adolescente acabou indo sozinho para o poço.
Na época algumas pessoas contaram que Gabriel estava brincando em uma parte rasa do poço mas minutos depois preferiu seguir para o lado mais fundo e acabou se afogando. Um homem que estava no local ainda tentou socorrer o adolescente, mas o garoto já estava morto.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, geralmente neste tipo de local existem muitos buracos, o solo é móvel, pode ter caco de vidros, o fundo não é retilíneo, pode ter correnteza, além de uma série de outros perigos.
- Em rio, principalmente, é perigoso, não é como na piscina em que a água é clara, e a maioria das pessoas acha que estão acostumadas, mas não é assim porque o rio muda o tempo todo – explicou a assessoria.
Entre os perigos, também está a ingestão de bebidas alcoólicas que reduzem o reflexo e, em alguns casos, faz com que as pessoas percam a noção do risco. Em locais como esse com crianças, a situação é ainda mais delicada.
- Costumo ficar de olho nos meus filhos para evitar acidentes – garante o motorista Julio da Silva, de 41 anos, que freqüenta os poços da região do Caxambu.

Prefeitura promete sinalizar
e orientar todos os banhistas

Por meio de nota enviada pela Assessoria de Comunicação Social, a Prefeitura informa que reforçou a sinalização com orientações aos banhistas nas localidades. A Comdep e a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) também terão atuação especial durante o período de maior movimento. Além da limpeza, que incluiu capina e distribuição de saquinhos de lixo para os banhistas, haverá apoio de trânsito com agentes e guardas civis.
Poços do Bonfim, do Caxambu e do Rocio são alguns dos mais frequentados na época do calor.
Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: