sexta-feira, julho 18, 2014

Caixa começa a pagar o abono do Pis

O pagamento do PIS-PASEP já começou a ser feito pela Caixa Econômica Federal e as agências da cidade têm estado movimentadas para a realização dos saques e busca de informações sobre o direito do benefício. O valor do Abono Salarial  corresponde a um salário mínimo, e os rendimentos variam conforme o saldo existente na conta PIS vinculada ao trabalhador. O valor aproximado dos pagamentos no Estado do Rio de Janeiro é de R$ 1,3 bilhões. 
Apesar da medida estar em vigor há vários anos muitos não sabem se tem direito ao benefício e acabam perdendo o prazo do saque. Existem dois tipos de pagamento do PIS, o Abono que é anual e corresponde a um salário mínimo, oferecido as pessoas que trabalharam cinco anos com carteira assinada e que tenham exercido a profissão no ano anterior pelo menos 30 dias, com um ganho de até dois salários mínimos. Já as pessoas cadastradas e que começaram a antes de 1988, tem direito aos rendimentos do PIS. O valor é menor, pois é referente ao saldo da conta do PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do abono salarial.
Atualmente, é permitido o saque do saldo de quotas da conta PIS ao trabalhador que apresentar algum dos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente ou reforma militar, idade igual ou superior a 70 anos, transferência de militar para a reserva remunerada, titular ou dependente portador do vírus HIV (SIDA/AIDS) ou de neoplasia malígna (câncer), morte do titular ou ainda, benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso.
A petropolitana Roseli Sardinha, está aposentada por invalidez e foi ontem a uma agência da Caixa se certificar da data correta para recolher o dinheiro. “Achei que estava para sair, mas na verdade terei que esperar até outubro ou novembro. Essa quantia faz muita diferença no bolso e ajuda em diversas coisas. Eu pretendo pagar algumas contas logo que conseguir sacar o meu saldo”, afirmou.
A comerciária Umbelinda dos Reis também foi ao local se informar melhor sobre o assunto. “Eu recebo os juros né então o valor é menor! Mesmo assim ajuda demais todo mundo. A minha filha por exemplo vai sacar o abono dela pela segunda vez e está muito feliz. A gente trabalha tanto né, quando vem um dinheirinho extra é sempre bom”, disse animada. 
Este ano, os trabalhadores que recebem o benefício em conta corrente na Caixa, também vão ter o depósito em suas contas de acordo com o mês de aniversário e com o calendário, que iniciou no dia 15 de julho. Para saber se tem direito ao abono salarial ou aos rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar o sítio da CAIXA www.caixa.gov.br/piswww.caixa.gov.br/pis , opção “Consulta de Pagamentos”, ou entrar em contato pelo Canal de Atendimento ao Cidadão (0800 726 0207). Ao ligar para o canal, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do seu PIS. A consulta poderá ser efetuada 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana.
Fonte: Tribuna de Petrópolois

Nenhum comentário: