sexta-feira, julho 25, 2014

Eventos comemoram o Dia de São Cristóvão

Nesta sexta-feira é comemorado o Dia de São Cristóvão, protetor dos motoristas, caminhoneiros e todos os transportadores. Em Petrópolis, diversos eventos serão realizados e alguns se estenderão até o domingo. Na igreja localizada na Praça Pasteur, no bairro Castelânea, a primeira missa em homenagem à data será às 9h. Barraquinhas também estão montadas no local para receber os fiéis. Comidas, brinquedos e sorteios prometem compor as comemorações. 
A segunda missa, antes da carreata realizada todos os anos, está marcada para as 19h. De acordo com a coordenadora das obras sociais, Iria Wilbert Gonçalves, no ano de 2012 mais de mil pessoas compareceram aos três dias de festa. Toda a renda arrecada durante o evento será investida nas obras elaboradas pela paróquia. Apenas em 2013 a saída de carros não pôde ser vista na cidade devido à presença do Papa Francisco no Brasil. 
Quem está envolvido nos preparativos espera com ansiedade o início das festividades. “Todos os anos a gente colabora e é muito legal. Queremos que muitas pessoas compareçam, nos prestigiem e se divirtam. É tudo feito com muito amor e carinho. Estamos na correria para que saia tudo perfeito. Apesar de toda essa agitação, e uma atividade que temos muito prazer de fazer”, disse animada a colaboradora Lucinda Delvízio.
As barracas começam a atender o público logo pela manhã, porém no sábado e domingo só na parte da tarde. Em Itaipava, muitas igrejas também se organizaram com programações diferenciadas e bênçãos aos carros após a última missa. As carreatas já são tradição, e estão confirmadas uma que sairá do Parque Municipal, em Itaipava, e outra da Igreja de São Cristóvão, na Castelânea. 
Cristóvão significa “Aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”. “A história mostra que São Cristóvão inicialmente tinha mania de grandeza, mas que depois resolveu seguir o caminho do bem, por isso começou a ajudar o próximo. Em uma noite um menino pediu que o transportasse para o outro lado do rio, ele atendeu ao pedido e notou que durante o trajeto a criança se tornava cada vez mais pesada. Ao questionar o motivo, o jovem lhe disse que ele carregava o peso do mundo, pois levava nas costas o Criador de todas as coisas, o menino Jesus”, contou Iria Wilbert Gonçalves.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: