sábado, julho 05, 2014

Estação de Tratamento em Corrêas vai tratar 1,2 milhão de litros de água

Foto: Divulgação
A concessionária Águas do Imperador está construindo a Estação de Tratamento de Esgotos de Corrêas, que vai tratar 1,2 milhão de litros por dia e beneficiar 15 mil moradores de Corrêas, Castelo São Manoel e Bairro da Glória. A estação integra o Plano de Despoluição das Bacias Hidrográficas do Município e vai tratar também os esgotos do Hospital Alcides Carneiro.

A Estação entrará em operação ainda no segundo semestre de 2014, e na primeira fase da obra, já concluída, foi realizada a fundação e concretagem da base dos filtros. Atualmente está sendo implantado  o tanque de tratamento, com aproximadamente 8 m de altura. Para aduzir os esgotos da região para a ETE Correas, será construída, possivelmente na Praça de Corrêas uma elevatória, totalmente enterrada, assim como a da Praça dos Expedicionários, no Centro Histórico. Nesse equipamento já ocorre um pré-tratamento composto por gradeamento e caixa de areia.
Foram instalados 2,4 km de redes coletoras de esgoto na Estrada Mineira (altura do Bairro da Gloria) até o Centro de Corrêas, incluindo o Hospital Alcides Carneiro. Ainda vão ser instalados 8 km redes no Castelo São Manoel e outros 2 km da entrada da Praça de Corrêas até a Samambaia, totalizando quase 13 km de tubulações.
Além da despoluição do rio, a unidade ainda vai levar outro benefício ambiental para Corrêas: no entorno da Estação, em uma área de dois mil metros quadrados, serão plantadas 600 mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, incluindo ipês, árvores frutíferas e espécies resistentes a alagamentos.
A ETE Corrêas é uma estação de porte médio, assim como a ETE Posse, que junto com outras 25 unidades de tratamento de esgotos, incluindo os Biodigestores e o biossistema do Carangola, tratam 80% dos esgotos urbanos, um dos melhores índices do Brasil.
“Estamos empenhados, há algum tempo, no saneamento dos distritos, região para onde a cidade tem  possibilidade de crescer com planejamento. A Posse foi o primeiro distrito a receber tratamento de esgotos, com a implantação da ETE Posse e do Biodigestor do Córrego Grande. Depois de Correas serão construídas estações de tratamento em Nogueira e Itaipava. Nada mais oportuno, especialmente agora, com a implantação de programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida, recentemente anunciado pelo prefeito Rubens Bomtempo” , afirmou Marcio Salles, diretor de Águas 
do Imperador.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: