domingo, julho 13, 2014

Veja dicas de como se prevenir da gripe e do resfriado no inverno

Foto: Reprodução
A temperatura caiu e com ela começam a se manifestar as alergias, os espirros e resfriados. Para preveni-los algumas dicas são importantes, como utilizar casacos e proteção para mãos, pés e cabeça. Além disso, manter os ambientes ventilados para não contrair o resfriado também é fundamental. O contágio, no caso da gripe, pode acontecer por meio de gotículas respiratórias, geradas por tosse, espirro ou fala quando em contato com mucosa ou conjuntiva da boca ou nariz. 

Segundo a coordenadora do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Elisabeth Cavalcanti, a influenza ocorre durante o ano todo, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no sul e sudeste. A coordenadora explicou que a influenza é uma infecção aguda das vias aéreas com quadro febril (temperatura  37,8ºC), diminuindo após dois ou três dias e normalizando em torno do sexto dia de evolução. Ela salientou que a febre, geralmente, é mais acentuada em crianças e que a influenza pode ser causada por vários vírus. Dentre os mais comuns estão a influenza A (H1N1), influenza A H3N2 e influenza B. 
Os sintomas mais comuns  que aparecem de uma hora para outra são, segundo a coordenadora: calafrios, mal estar, cefaléia, mialgia, dor de garganta, artralgia, prostração, rinorreia e tosse seca. Podem ainda ocorrer: diarréia, vômito, fadiga, rouquidão e hiperemia conjuntival. “Alguns deles indicam agravamento do quadro, tais como: dispneia ou taquipneia, persistência ou aumento da febre por mais de três dias, desidratação, exacerbação de doença pré-existente (DPOC, cardiopatias) e exacerbação dos sintomas gastrointestinais em crianças. Esse agravamento do quadro é chamado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e requer avaliação clínica minuciosa e, e alguns casos, internação hospitalar”, alertou. 
Para prevenir a doença, ela afirmou que é feita a vacina anual contra a gripe e também listou alguns cuidados que devem ser tomados, como a frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir ou espirrar. Além disso, ela indicou que é importante utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca, quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os  ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza; evitar aglomerações e ambientes fechados. 
Já a  otorrinolaringologista Elisama Baisch, disse que, neste período, há ocorrência maior de inflamações de vias aéreas superiores, causadas por vírus (gripes e resfriados) do que das doenças 
causadas por bactérias (caso de otites, sinusites e amidalites). 
A especialista alerta para a importância de usar casacos e proteção para as extremidades e também para os bons hábitos alimentares. Ela ressalta ainda para o risco de dormir de cabelo molhado ou pegar sereno e chuva. “É preciso estar bem agasalhado, usando roupas adequadas. Isso mantém a temperatura e evita choques térmicos”, disse.
Manter a circulação de ar nos ambientes também é fundamental. “Sabemos que, em Petrópolis, as pessoas têm o hábito de fechar as janelas de escolas, ônibus, bancos e escritórios, em virtude do frio. Mas ambientes fechados têm alto risco de contaminação, por isso, é fundamental deixar que o ar circule”, afirmou.
Ela também destacou que a lavagem nasal com soro fisiológico, deve ser feita todos os dias. “Os pelos das narinas funcionam como uma barreira, que acabam agregando possíveis causadores de doenças. A lavagem joga tudo isso fora. O ideal é que isso seja feito de duas a três vezes por dia, durante todo o ano”, finalizou. 
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: