domingo, julho 01, 2007

ITAIPAVA: POLÊMICA CONTINUA

Empresários, moradores e turistas desaprovam eventos que causam tumultos

A polêmica em relação à realização de shows e eventos em Itaipava continua, empresários e moradores da região explicam que não têm nada contra a realização de eventos naquele distrito, mas afirmam que os mesmos devem ser selecionados de acordo com o perfil de público da região. Segundo eles, eventos que tumultuam o trânsito e onde o consumo de bebidas alcoólicas é liberado sem qualquer tipo de fiscalização, prejudicam o comércio e afastam os turistas de fim de semana, que em sua maioria buscam uma opção e lazer com tranqüilidade. Segundo a funcionária do departamento de marketing do Shopping Vilarejo, Cláudia Martins, o consumo excessivo de bebidas é o principal problema. "Eles consomem muito álcool, em plena luz do dia já estão bêbados e ficam na beira da estrada. Isso atrapalha o movimento do Shopping. As lojas do entorno são obrigadas a fechar, pois não têm condições de funcionar", afirma.

Moradores da região, como a presidente da Associação de Moradores de Santa Mônica, Marcele Mazolli, também manifestam insatisfação com a atual situação. Segundo ela, Itaipava não é o local adequado para estes tipos de eventos. "Todos nós, que escolhemos Itaipava para morar, desaprovamos aqueles eventos que vêm acontecendo, pois eles trazem pessoas de fora, que não consomem na região, e além de tudo bebem demais e provocam um caos no trânsito", declara.

A presidente da Associação de Santa Mônica explica que está formando uma parceria com o Instituto de Itaipava para que as duas entidade possam atuar de forma conjunta em conselhos municipais, estaduais e federais e desta forma possam discutir com as autoridades o desenvolvimento daquela região e lutar para manter a qualidade de vida em Itaipava. "A parceria não visa somente discutir a realização de eventos. É uma parceria em âmbito geral, para discutirmos todas as questões de infra-estrutura em Itaipava, onde muitas coisas vêm acontecendo. O que queremos é que a Prefeitura olhe com atenção para esta região e faça um planejamento adequado para que as coisas aconteçam de forma mais ordenada", sugere.

Apesar da polêmica, produtora confirma show de Ivete Sangalo

Apesar da polêmica em torno dos eventos que vem sendo realizados em Itaipava, o representante da Cool Produções, Marcelus Fassano confirmou esta semana em entrevista ao Diário de Petrópolis a realização do show da baiana Ivete Sangalo no dia 19 de agosto no Parque de Exposições, em Itaipava. Marcelus explicou entretanto que a produção do evento assimilou algumas críticas e está trabalhando para minimizar os transtornos a comerciantes e moradores. "Estamos nos aproximando dos órgãos públicos para tentar sanar os problemas que possam ter ocorrido no Axé. Além disso a produtora está estudando junto à Prefeitura uma forma de beneficiar o comércio local", diz Marcelus, lembrando que o projeto ainda está em discussão, por isso ainda não pode ser revelado.

Em relação às críticas ele ressalta entretanto que cada evento tem seu produtor e que a Cool Produções está há 10 anos no mercado, sempre buscando oferecer entretenimento com segurança para o jovem petropolitano. "Trabalhamos com eventos há 10 anos e temos uma infra-estrutura profissional. Tanto que somos a única produtora na cidade que conseguiu o selo "Noite Legal", concedido pela Secretaria de Estado de Segurança. A iniciativa tem objetivo de intensificar o combate às práticas ilegais que ocorrem nos eventos noturnos em todo o território fluminense", explica Marcellus.

O representante da Cool lembra que os eventos realizados pela produtora são totalmente legalizados e que recebem aprovação das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Juizado da Infância, Juventude e do Idoso, além do Ecad e de todos os órgãos responsáveis por garantir o direito à diversão pública. "Somos os produtores do Axé Itaipava, que trouxe para a região algumas das melhores bandas do Brasil. A produção destas bandas são exigentes e só aceitam tocar em cidades que possuem empresas sérias, que seguem as leis", explica.

Segundo a produtora, o evento movimenta a economia da cidade e garante a geração e empregos. "Foram gerados mil postos de trabalho diretos e dois mil indiretos. Além disso a empresa é socialmente responsável. Com o Axé Itaipava foram arrecadados 12 toneladas de alimentos, doados ao Juizado da Infância e da Juventude. A Cool tem um compromisso com Petrópolis. Já realizamos eventos em outras cidades, mas somos uma produtora que nasceu em Petrópolis e gostamos muito de viver aqui", finaliza.

Nenhum comentário: