domingo, julho 08, 2007

Cristo Redentor é eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo

A população brasileira, em especial a fluminense, tem agora mais um motivo para se orgulhar da Estátua do Cristo Redentor, no alto do Corcovado: o monumento acaba de ser eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo. O resultado foi divulgado hoje, no estádio da Luz, em Lisboa, Portugal, num espetáculo assistido por mais de 40 mil pessoas e transmitido para mais de 170 países. Hoje, às 11h, o governador Sergio Cabral, o secretário estadual de Turismo, Eduardo Paes, representantes da Igreja e dos movimentos que apoiaram na votação participarão de uma Missa de Ação de Graças no Cristo Redentor para comemorar a escolha.

O governador Sergio cabral, que esteve há duas semanas em Lisboa e fez campanha entre os portugueses a favor do Cristo, festeja.

- É uma vitória que eleva ainda mais o Rio de Janeiro como um dos destinos mais desejados e admirados do mundo. Obrigado, Brasil!

De acordo com o secretário de Turismo, Eduardo Paes, o resultado da eleição veio em um momento especial.

- A cidade vive um momento de altíssimo astral. O prêmio é extensivo à paisagem no seu entorno. Nenhuma das outras eleitas têm uma moldura tão bonita como o Cristo Redentor.

O título será dividido com os outros seis monumentos eleitos por voto popular: Grande Muralha da China - China, Ruínas de Petra - Jordânia, Machu Picchu - Peru, Chichén Itzá - México, Coliseu - Itália e Taj Mahal - Índia. O o ex-técnico da Seleção Brasileira, Felipe Scolari, atual técnico da seleção portuguesa, representou o Brasil na solenidade.

Criada pela Fundação New 7 Wonders, com apoio da Unesco, a eleição das novas maravilhas teve início no dia 1o de janeiro, com o objetivo de proteger e divulgar o patrimônio da humanidade ao redor do mundo. Sendo o Cristo Redentor o único monumento brasileiro candidato, foi criada a campanha "Vote no Cristo", promovida pela Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura Municipal, a Embratur, a Associação Comercial do Rio de Janeiro, com apoio da Bradesco Seguros e Previdência e operadoras de telefonia celular para que todos os admiradores da estátua, brasileiros ou não, pudessem participar da eleição, pelo site www.votecristo.com.br ou enviando mensagem de texto SMS.

O Cristo já era mundialmente conhecido como cartão postal do Rio de Janeiro. Com o novo título, a expectativa é que o Corcovado atraia um número bem maior de turistas brasileiros e estrangeiros, fomentando o turismo na cidade. A Maravilha tem concepção, projeto e obra de Heitor da Silva Costa e recebe cerca de 1,8 milhões de visitantes por ano. Com seus 38 metros de altura, é uma das maiores estátuas do mundo e está localizada a 740 metros acima do nível do mar. Feita de pedra e cimento, foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) em 1937.

Os novos eleitos substituem as maravilhas do mundo antigo, que são as Pirâmides de Gizé, no Egito; os Jardins Suspensos da Babilônia; a Estátua de Zeus em Olímpia; o Templo de Ártemis em Éfeso; o Mausoléu de Halicarnasso; o Colosso de Rodes; e o Farol de Alexandria. Eleitos há mais de dois mil anos, apenas as Pirâmides de Gizé ainda existe e, por isso, foram declaradas como candidato honorário, ou seja, não participaram da disputa.

A cerimônia de divulgação teve shows, fogos de artifício e contou com a presença do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, do presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, além de outras personalidades nacionais e internacionais dos esportes, música e cinema.

Abaixo a relação dos eleitos:

Grande Muralha da China - China

Ruínas de Petra - Jordânia

Cristo Redentor - Rio de Janeiro - Brasil

Machu Picchu - Peru

Chichén Itzá - México

Coliseu - Itália

Taj Mahal - Índia

Nenhum comentário: