quinta-feira, julho 12, 2007

Incêndio florestal atinge entorno da Reserva Biológica de Araras

Um incêndio florestal que destruiu cerca de 50 hectares de vegetação na localidade de Araras, em Petrópolis, na Região Serrana, mobilizou cerca de 15 homens por quase dois dias até ser controlado, na manhã de ontem. O incêndio ocorreu às margens da BR-040, do quilômetro 64 ao 69, no entorno da Reserva Biológica de Araras e dentro dos limites de uma unidade de conservação federal, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis, além de atingir a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Graziela Maciel.

O fogo começou no início da tarde da última segunda-feira e o combate mobilizou agentes do Núcleo de Prevenção de Incêndios Florestais (NuPIF) da Reserva, do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Petrópolis e do 15o Grupamento do Corpo de Bombeiros. Além disso, o avião do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) dos Bombeiros fez quatro sobrevôos na região para auxiliar no combate às chamas.

De acordo com o chefe da Reserva Biológica de Araras, Ricardo Ganem, a mudança do tempo na tarde desta quarta-feira, com névoa e chuva fina, contribuiu para o controle do incêndio.

Os incêndios florestais tornam-se mais freqüente no período de estiagem, que vai de maio a outubro. Nesse período, a queda de balões, a queima de lixo verde ou urbano e a limpeza de terrenos estão entre as maiores causas do fogo, motivo pelo qual as unidades de conservação do IEF (Instituto Estadual de Florestas), órgão da Secretaria do Ambiente, promovem notificações preventivas e fiscalização, além de contar com apoio de voluntários.

Nenhum comentário: