quinta-feira, julho 26, 2007

Tarifa dos ônibus municipais será reajustada em R$ 0,10 Partir de domingo

Decreto publicado no Diário Oficial do Município na última terça-feira corrige em 10 centavos a tarifa dos ônibus municipais. O reajuste de 5,26% acontece 15 meses após a correção anterior e fixa o preço da passagem em R$ 2. A nova tarifa passa a vigorar a partir de domingo, dia 29.

A CPTrans informa que a correção foi necessária para compensar os reajustes de insumos acumulados no setor de transportes coletivos, como o aumento dos rodoviários (3,11%), de peças e acessórios (10%) e de novos veículos (10%). No caso dos rodoviários, que somam 2,5 mil trabalhadores no município, também foi assegurado um aumento de 18% sobre benefícios da cesta básica e auxílio-uniforme.

A queda do volume de passageiros transportados no período, que foi de 7%, também influiu na composição do reajuste da tarifa.

A CPTrans acrescenta que o sistema de transportes coletivos vem sendo aprimorado e que a expansão das estações de integração garante atualmente economia para 68% dos usuários pagantes, através da tarifa única. O serviço também permite que 38% de todos os usuários, entre idosos, estudantes e portadores de deficiência, sejam beneficiados pela gratuidade. Tal índice corresponde a 2,6 milhões de viagens por mês. Petrópolis é também a única cidade do país a garantir gratuidade a estudantes do ensino médio matriculados na rede pública.

"Apesar de a tarifa ter ficado congelada durante 15 meses, o ideal seria que ela permanecesse sem reajuste até o fim do ano. Esta era nossa intenção. Mas diante dos aumentos dos insumos do setor, isto não foi possível. O importante é que estamos avançando com o benefício social da tarifa única, através da qual o passageiro pode viajar da Posse ao Meio da Serra pagando apenas 2 reais", afirmou o presidente da CPTrans, Eduardo Ascoli.

Nenhum comentário: