domingo, julho 29, 2007

Carga pesada atrapalha União e Indústria

Caminhões driblam fiscalização e Guarda Municipal não inibe tráfego pela estrada

O tráfego de veículos pesados na Estrada União e Indústria, em Itaipava, Petrópolis, tem causado transtorno a moradores do distrito e a motoristas que passam pela via. Para o arquiteto Sérgio Treitler, falta fiscalização.

— A prefeitura substituiu os guardas municipais por redutores de velocidade. Falta policiamento — reclama Treitler.

A prefeitura informa que a Guarda Municipal mantém, nos distritos, postos de fiscalização e vigilância durante 24 horas para coibir o trânsito de veículos pesados na Estrada União e Indústria. Mas a equipe do GLOBO-Serra encontrou caminhões pesados trafegando ao longo da via semana passada.

Caminhões atrapalham o trânsito

De acordo com a CompaNhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), não existe nenhum tipo de proibição ao tráfego de caminhões na União e Indústria. O trabalho da Guarda Municipal, segundo o órgão, é orientar os motoristas a usar a BR-040 por medida de segurança e para melhorar o fluxo de veículos na estrada, que tem trechos com apenas uma faixa de rolamento em cada direção.

Segundo a prefeitura, o tráfego de veículos pesados só é proibido na ponte de Pedro do Rio, onde a Guarda Municipal mantém um posto de fiscalização. Apesar disso, é comum ver caminhões transitando no local a qualquer hora do dia.

Segundo Guilherme Luís de Oliveira, que trabalha em um restaurante na Estrada União e Indústria, em Itaipava, o movimento é ainda maior durante a noite.

— Entre 23h30m e 1h, passam muitos caminhões por aqui. Alguns motoristas, inclusive de carros de passeio, também freiam muito em cima dos quebra-molas. O barulho assusta, pois parece ser acidente — diz.


Um história antiga
Não é de hoje que o tráfego de caminhões na União e Indústria é motivo de preocupação. Em 2003, a prefeitura anunciou projeto de um posto de pesagem para intensificar o controle da entrada de caminhões de carga, que se desviavam dos pedágios da rodovia BR-040, prejudicando o asfalto e o fluxo de veículos na estrada. Na época, o então presidente da Companhia Petropolitana de Transportes (CPT), Henrique Ahrends, informou que projeto seria feito em parceria com a Concer (concessionária que administra a BR-040). Mas o posto de pesagem ainda não saiu do papel. Hoje, os postos de fiscalização da Guarda Municipal ficam na entrada de Itaipava e em Pedro do Rio, e CPTrans e Concer informam que estudam a instalação de um novo posto em Areal.

Nenhum comentário: