sábado, julho 07, 2007

Festival em Itaipava

O cantor Márcio Gomes revive a Era do Rádio no Garage Salles

Ele lembra uma época em que cantor de verdade tinha que ter "gogó" e não é à toa que nomes como Vicente Celestino, Francisco Alves e Nelson Gonçalves fazem parte de seu repertório. O jovem cantor carioca Márcio Gomes é, aos 33 anos (foto), uma referência de voz na música brasileira. Ele é a atração do Garage Salles hoje, às 22h, em um show que pretende relembrar os grandes sucessos da Era do Rádio. É o 7o. Festival de Inverno de Petrópolis, promovido pela Dell´Arte, chegando nesse fim de semana a Itaipava, e que prossegue em Petrópolis até 15 de julho.

As primeiras influências musicais de Márcio Gomes foram nada mais, nada menos oriundas da ópera, com destaque para os grandes tenores como Pavarotti, Di Stefano e Del Monaco. Aos 15 anos de idade, quando passou a fazer parte do Teatro de Ópera do Rio de Janeiro, já cantava há pelo menos dois em festinhas de escolas. "Foi então que passei a conhecer os clássicos italianos e as serestas brasileiras. Fui me apaixonando pela música popular mais antiga", disse o cantor que adota um repertório de MPB dos anos 40 e 50. É justamente nessas décadas, que os grandes cantores brasileiros tinham vozes potentes.

No show em Itaipava, Márcio Gomes adianta que pretende lembrar canções como "Chão de estrelas", de Silvio Caldas e Orestes Barbosa, "Eu sonhei que tu estavas tão linda", de Francisco Mattoso e Lamartine Babo, e "Nada além", um grande sucesso na voz de Orlando Silva. Na apresentação ainda será possível matar a saudade de "Canta Brasil", de Francisco Alves, sobre quem Márcio Gomes já está gravando um novo CD.

"É um belíssimo projeto idealizado e produzido por Rodrigo Faour e uma justa homenagem a esse nome tão importante que foi Francisco Alves, na música popular brasileira e na era do rádio do Brasil", destaca Márcio Gomes, que gravou o CD "A canção que ficou", em 2002, com obras inéditas de Klécius Caldas e Candeias Jota Júnior, sucessos das décadas de 50 a 70.

O novo disco de Márcio Gomes não será a única homenagem dele às inesquecíveis vozes da Era do Rádio. Através do "Projeto Recordando", da prefeitura do Rio de Janeiro, ele conta que tem tido a oportunidade de manter viva a memória desses cantores. "Eu fiz uma temporada enorme com as "Cantoras do Rádio" , ao lado de Emilinha Borba, Marlene, Adelaide Chiozzo e Carmen Costa. Para minha tristeza, só não fomos escalados para Petrópolis. Esse show será a minha estréia na cidade, e será uma honra por estar em uma cidade que tanto amo", disse Márcio Gomes. A entrada para o show custa R$20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. O Garage Salles fica à Estrada União e Indústria, 14.999.

Nenhum comentário: