sábado, setembro 05, 2015

Torcida do Flamengo se mobiliza para doação de sangue

(Foto:Marco Oddone / Tribuna de Petrópolis) 
O Flamengo poderá mostrar mais uma vez a força de sua torcida, considerada a maior do Brasil, e, de quebra, ser consagrada novamente a mais solidária. De 10 a 30 de setembro, o Banco de Sangue Santa Teresa realizará a 6ª edição da campanha “Raça, Amor e Sangue", com os objetivos de aumentar os estoques da unidade, chamar a atenção da comunidade para a importância desse ato, já que para o sangue não há substituto - a não ser o próprio sangue -, e, com isso, conseguir para o Banco um número seguro de doadores que tenham com a ação um compromisso social.

O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 1 mil doações para atender esta demanda.
Campanhas como esta, que unifica a paixão pelo time e o ato solidário de doar sangue, são fundamentais para garantir o número de doadores necessários durante o mês.
Para incentivar à aderência por esta ação, os interessados em doar pela campanha serão homenageados com uma camisa exclusiva da “Raça, Amor e Sangue", podendo assim, após a doação, irem embora vestidos com a camisa da campanha da maior torcida solidário do estado. Serão sorteadas ainda, ao final da campanha, duas camisas oficiais do time do coração do doador.
De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil apenas 1,8% da população é doadora de sangue, enquanto o percentual recomendado é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário. Para ajudar a mudar essa estatística é fácil, basta comparecer ao Banco de Sangue que está localizado no Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen, O local possui estacionamento para doadores.
De acordo com o captador Alexandre Paladino, do Banco de Sangue Santa Teresa, a expectativa para esta ação com a torcida do Flamengo é muito positiva. "Usamos o número 12 na camiseta em alusão ao 12º jogador do time, que é a sua torcida. É com ela que contamos para esse ato de amor e solidariedade, que é a doação de sangue. Para nós, é muito importante poder contar com a população, pois centenas de pessoas dependem de bolsas de sangue para sobreviver e, infelizmente, muitas pessoas despertam para a importância apenas quando um familiar ou amigo precisa de sangue. Temos urgência em um mudar esse pensamento comum", afirma.

Veja como é fácil doar 
Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável).
O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento e, quem fez endoscopia, deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Curiosidades sobre a doação de sangue
- Homens podem doar sangue a cada 60 dias (respeitando o limite de 4 doações em um período de 12 meses)
- Mulheres podem doar a cada 90 dias (respeitando o limite de 3 doações em um período de 12 meses)
- Cada doação pode salvar até três vidas
- Se cada pessoa saudável doasse sangue uma vez ao ano não faltariam sangue nos hospitais
- O padrão internacional estabelece que cada doação de sangue deve ser de 450 ml
- 24 horas após, a doação o organismo já repôs a quantidade retirada
- Doar sangue uma vez não o faz ter que doar obrigatoriamente outras vezes. A Doação deve ser voluntaria e altruísta
- A doação não engrossa e nem afina o sangue
- O sangue O- é doador universal, ou seja, pode doar para pacientes com qualquer tipagem sanguínea, no entanto, todos os tipos são importantes para que não falte sangue nos hospitais.

Nenhum comentário: