Na manhã de ontem, a Ouvidoria
do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro) esteve no
Terminal Rodoviário Leonel Brizola para realizar a fiscalização nos ônibus
intermunicipais e atender as reclamações dos usuários. Já no início da manhã,
os veículos que fazem as linhas Duque de Caxias x Petrópolis, Niterói x
Petrópolis e Barra x Petrópolis receberam multa referente à parte elétrica e ao
todo, seis veículos foram recolhidos e 16 multas aplicadas, somando R$
32.411,77. As principais reclamações foram na linha Caxias a respeito da falta
de horário e do excesso de passageiros.
Foram flagrados ônibus em mau
estado de conservação, com documentação irregular, selo de vistoria vencido e
problemas de acessibilidade, como plataforma elevatória, cinto de segurança e
campainha do cadeirante inoperantes. Multas administrativas por operação de
serviço de transporte de passageiros sem autorização também foram aplicadas. Do
terminal partem 26 linhas intermunicipais, operadas por cinco empresas, com frota
de 51 veículos.
Em julho deste ano, a Ouvidoria
do Detro-RJ esteve no terminal e as reclamações de superlotação nos primeiros e
últimos horários das linhas Caxias e Nova Iguaçu lideraram o ranking. De acordo
com a coordenadora de fiscalização, Maria de Fátima Virgíneo, que trabalha no
departamento há oito anos, a empesa deveria operar também com os ônibus
urbanos. “A empresa entende que os ônibus que operam atualmente oferecem um
conforto maior”, diz.
Maria de Fátima contou que os
problemas são solucionados por meio de um acordo entre a empresa e o
Detro e um exemplo citado por ela é tentar suprir a demanda de passageiros para
que não haja o excesso de lotação. “É importante que façam a denúncia para que
possamos nortear a localização, já que é o usuário que sabe dos problemas que
enfrenta no dia a dia e quem pode contribuir com maior eficiência ao órgão de
forma direta”, afirma.
Há reclamações frequentes
também sobre o agendamento para a gratuidade. De acordo com a fiscalização,
muitos não conseguem marcar a passagem no dia e horário desejados.
Os passageiros aproveitaram
para reclamar do transporte municipal e uma visitante que chegava de Nova
Iguaçu disse que a falta de acesso ao centro da cidade é o que mais a incomoda;
já uma petropolitana falou sobre os atrasos nos itinerários e a superlotação na
linha 700 Itaipava x Centro. O Detro informou que essas questões serão levadas
à Companhia Petropolitana de Transportes (CPTrans).
Quem não fez a sua
reivindicação pode baixar o aplicativo Fiscal de Bolso, a nova ferramenta
criada para agilizar o contato entre os usuários do sistema com as equipes de
fiscalização de ônibus intermunicipais. Ele está disponível para sistemas
Android e IOS e pode ser baixado na busca pelo nome Detro-RJ. Outro meio em que
podem ser feitas reclamações, elogios e sugestões é pelo WhatsApp Fale Detro,
que recebe mensagens de texto e multimídia dos usuários de ônibus e vans
intermunicipais pelo número (21) 98596-8545.
Fonte: Tribuna de Petrópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário