quarta-feira, setembro 30, 2015

Inscrições abertas para o Curso de Aprendizes do Coral dos Canarinhos


Inscrições podem ser feitas pela internet

Ver o mundo de uma maneira diferente, ampliando os horizontes e com um contato maior com a cultura são fatores muito importantes para o desenvolvimento de uma criança. Um dos maiores exemplos de como a música pode transformar vidas é o Coral dos Canarinhos de Petrópolis. Agora, as crianças que sempre sonharam em estar no grupo de pueri cantores mais tradicional do país e os pais que desejam ver seus filhos com esta formação cultural têm mais uma oportunidade: o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) abriu inscrições para o Curso de Aprendizes, que permite o ingresso ao coro. As inscrições podem ser feitas pelo site www.canarinhos.com.br ou indo pessoalmente à sede do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, na Rua Santos Dumont, 355, no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 17h30.

Os benefícios para a experiência de vida dos alunos são grandes. “Quando estamos no processo de fazer a música, várias áreas completamente diferentes do nosso cérebro estão em ação, plenamente sincronizadas e conversando uma com a outra. É como se todas as capacidades humanas tivessem em ação naquele momento de se fazer música”, destaca a neurocientista Daniele Madureira.

A importância da música para a formação de vida é destacada por vários ex-Canarinhos, que atuam hoje em diversas áreas. “Fico muito emocionado, porque isso fez parte da minha vida e da minha formação. Devo o que eu tenho de bom ao Coral dos Canarinhos, pela seriedade e no trato com a educação, com os valores morais que adquirimos lá”, afirma o desembargador Walter D’Agostino, aluno da primeira turma do Coral dos Canarinhos.

O trabalho de excelência é reconhecido por quem passou pelo Coral dos Canarinhos e resolveu seguir a carreira musical. “Posso afirmar, com certeza, que não há trabalho deste nível na América Latina. Os melhores momentos da minha infância e da minha adolescência eu vivi aqui”, reforçou o cantor lírico Raoni  Hübner.

Maestro do Coral dos Canarinhos e diretor artístico do IMCP, Marco Aurélio Lischt destaca a experiência que ele vive com os coralistas. “Os pais perguntam o que fizemos para o filho estar diferente, uma vez que eles ficam mais sociáveis, amigáveis e participativos. Acho que o nosso trabalho contribui, tanto de rigidez, quanto de disciplina, que nós impomos. Isso faz com que eles tenham uma percepção de vida diferente”, destacou. “Vejo que o trabalho dos Canarinhos contribui muito para formar melhores cidadãos”, ressaltou.

O Curso de Aprendizes é uma etapa preparatória para a entrada no Coral dos Canarinhos. As aulas de iniciação musical e flauta doce, teoria musical e solfejo e técnica vocal acontecem nas terças, quartas e quintas-feiras, entre 8h30 e 11h. O curso é gratuito. Alunos das redes pública e particular de ensino podem participar.

Com mais de sete décadas de tradição, o IMCP tem cunho filantrópico, reconhecido como uma instituição de utilidade pública estadual e federal. O Coral dos Canarinhos já se apresentou em países como EUA, Portugal, Alemanha, Áustria e Itália, e recebe, constantemente, corais internacionais, que querem observar de perto sua metodologia. O IMCP coordena ainda o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis; a Orquestra Filarmônica de Petrópolis, o Curso de Aprendizes de Canarinho e a Schola Gregoriana Pater Laetus. O Instituto também possui uma escola de música, com aulas individuais de piano, violino, violão, regência, órgão de tubos, guitarra e baixo.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: