quarta-feira, julho 15, 2015

Premiação reconhece qualidade da cachaça fluminense


Produtores incentivados por ação do Estado são destaques em concurso

A qualidade e o profissionalismo empreendidos nos últimos anos no segmento de cachaça no Rio de Janeiro foram mais uma vez reconhecidos com a divulgação do resultado da 12ª edição brasileira do Concurso Mundial de Bruxelas, realizada em São Paulo, no início deste mês.

As cachaças com os rótulos Fazenda Soledade Jequitibá, de Nova Friburgo; Werneck Extra Premium, de Rio das Flores; Engenho D’Ouro, de Paraty; Reserva do Nosco Envelhecida, de Resende; Sete Engenhos, de Quissamã; e Quinta Branca, do Carmo, conquistaram a premiação. As bebidas foram produzidas por agroindústrias incentivadas pelo programa Prosperar, da Secretaria de Agricultura e Pecuária.

De acordo com o secretário de Agricultura, Christino Áureo, a cachaça tem um vínculo forte com a cultura fluminense. O Rio de Janeiro, além de ser um produtor de cana tradicional, também exporta marcas e conceitos.

- Nada melhor do que consolidar o estado como um produtor de cachaça, para que possa alcançar padrões cada vez mais elevados, como é o caso do Concurso de Bruxelas, com a premiação de cachaças, especialmente as artesanais, apoiadas pelo programa Prosperar - disse o secretário.

Por meio do programa já foram investidos cerca de R$ 1,1 milhão para financiamento de alambiques, além de assistência técnica, legalização de agroindústrias e apoio à comercialização.

O concurso, dirigido aos setores de vinho e destilados, tem como objetivo avaliar e certificar os produtos do país, destacando a qualidade das bebidas para os consumidores. A etapa nacional utiliza as mesmas técnicas e ferramentas de avaliação do Concurso de Bruxelas, o maior do mundo na categoria.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: