quarta-feira, julho 08, 2015

Quatro anos após a tragédia, Inea apoia moradores na limpeza do Vale do Cuiabá


Moradores do Vale do Cuiabá, em Itaipava, distrito de Petrópolis, na Região Serrana, vão realizar mutirão de limpeza no próximo domingo, a partir das 8h da manhã, no trecho mais alto do Rio Cuiabá, que está cercado de lixo e mato. O ponto de partida será na Estrada Ministro Salgado Filho, 4.830, no condomínio Marília Cápua.

A atividade, que tem o apoio do Viva Rio Socioambiental e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi marcada na 2ª Reunião da Rede Socioambiental Colaborativa dos Rios Cuiabá, Carvão e Santo Antônio, realizada no último dia 2 de julho, na Estrada do Gentio, em Itaipava. No encontro, lideranças comunitárias do Marília Cápua reivindicaram ações de interesse público, como um sistema eficiente de coleta de lixo na região.

A reunião com os moradores, que contou com a presença do gestor do condomínio Marília Cápua, Elizier Vieira, do representante do Inea, Walter Câmara, e da coordenadora de Projetos do Viva Rio Socioambiental, Márcia Rolemberg, do Viva Rio Socioambiental, tratou de assuntos de interesse comum, como reivindicação de outras caçambas de lixo com tampas. Segundo Vieira, o condomínio conta apenas com uma, que não tem tampa e já não comporta mais o lixo das cerca de 300 pessoas que moram em suas 74 casas, construídas pelo Governo Federal via programa Minha Casa, Minha Vida.

O gestor do Marília Cápua ressalta que a iniciativa de limpeza comunitária será importante para chamar a atenção de todos para resultados que a mobilização social é capaz de alcançar.

Em reuniões periódicas com lideranças comunitárias das cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, as equipes do Viva Rio Socioambiental têm enfatizado a importância do fortalecimento e da ampliação das iniciativas promovidas pela Rede Socioambiental Colaborativa, como o mutirão a ser realizado no próximo domingo.

Com núcleos nas áreas do entorno dos rios onde ocorrem obras do Projeto Rios da Serra, a cargo do Inea, o objetivo da rede é reunir importantes atores sociais – tanto lideranças comunitárias, quanto empresariais e do Poder Público – em prol de ações e projetos de revitalização sociais e ambientais das áreas que foram impactadas pela tempestade de janeiro de 2011.

Para Rafael Oliveira, coordenador local do Viva Rio Socioambiental em Petrópolis, a mutirão de limpeza deste domingo vai beneficiar a região do Vale do Cuiabá como um todo. “Os moradores mais próximos do Rio Cuiabá, da parte baixa, serão beneficiados através desse movimento, que vai impedir que o lixo desça durante as chuvas e se acumule no fundo”, disse.

O Viva Rio Socioambiental vem realizando, desde março, um trabalho de educação socioambiental nas regiões de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo que passam por obras de recuperação ambiental do projeto Rios da Serra. Um mutirão para o recolhimento de lixo do entorno do Parque Municipal Natural Montanhas de Teresópolis já havia sido realizado em 31 de maio, na região da Posse.

Agora, será a vez de moradores de Petrópolis mostrar sua força comunitária. Outros mutirões para recolhimento de lixo jogado inadequadamente no meio ambiente estão sendo planejados. 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: