sexta-feira, julho 24, 2015

Festa de São Cristovão acontece no próximo sábado, em Itaipava


No próximo sábado acontece a festa de São Cristóvão e, este ano, em Itaipava, acontecerá a 57ª procissão dedicada a este santo, com missa às 17h30 no Parque de Exposições de Itaipava e logo após a tradicional carreata nos bairros. Além deste evento, acontece em Petrópolis a missa em ação de graças a São Cristóvão na Praça Pasteur, às 19h, e também haverá celebração e procissão em Pedro do Rio, às 18h. 

A história da procissão de São Cristóvão começa em 1950. Nesta época ocorriam muitos acidentes automotivos na localidade de Ponte dos Arcos (hoje, Itaipava). Esses acidentes eram, na sua maioria, na ponte que dava nome ao local. O morador José Machado da Costa Jr. fez uma promessa para São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, que, se o número de acidentes fosse reduzido, seria feita uma homenagem ao santo. Em 1958, com a redução dos acidentes, foi realizada a primeira procissão de São Cristóvão da Ponte dos Arcos.

Ainda na região dos distritos, a procissão de São Cristóvão toma conta das ruas de Pedro do Rio amanhã. A tradicional festa do 5º distrito em honra ao santo acontece a partir das 18 horas. Na abertura da festividade, a missa será presidida pelo Padre Carlos Henrique com a participação do Coral Tom e Voz. Após o término da missa, a procissão passará por Secretário, Sumidouro e Barra Mansa com direito à bênção das chaves dos automóveis.

Ao retornar à Igreja Matriz de São Pedro, os fieis serão recebidos com cachorros-quentes e refrigerantes. Além disso, a organização do evento está preparando uma queima de fogos. O apoio da festividade fica por conta do Vereador Vadinho (PSB) e do Grupo Petrópolis.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: