domingo, julho 05, 2015

Obras públicas estão atrasadas em Nogueira

(Foto: Francisco Xavier) 
Aline Rickly - A obra de readaptação da escola Municipal Irineu Marinho, em Corrêas, está paralisada. Iniciada em junho do ano passado, com previsão para ser concluída em 120 dias, a intervenção não teve andamento. Por um buraco do portão é possível perceber que as obras tiveram início porque do lado de fora da escola foram despejados detritos. Já as obras da Escola Municipal de Nogueira estão atrasadas. O prazo para conclusão da obra era agosto do ano passado. Apesar do prédio já ter sido erguido, ainda não há previsão para o término das intervenções. Trabalhadores que estavam no local revelaram que a obra está em fase de acabamento.

O investimento para a obra da Escola Irineu Marinho, que fica na rua Princesa Dona Paula, foi de R$ 310.516.08,00. As intervenções tiveram início em 2 de junho de 2014. A empresa contratada para fazer a adaptação da unidade escolar foi a Concremac Construções e Revestimentos Eireli. Segundo a placa que está na frente da escola, a obra deveria ter sido concluída em outubro do ano passado. 
A vendedora Eliane de Souza, de 41 anos, tem um bazar ao lado da unidade. Para ela, o colégio está abandonado e chegou a virar foco para reprodução do mosquito da dengue. “Tinha um toldo ali cheio de água. Os moradores começaram a ligar para a prefeitura denunciando a situação. Depois de um tempo, uma equipe esteve aqui e o retirou”, contou. 
Já a Escola Municipal de Nogueira fica na Avenida Leopoldina, perto da Igreja. O investimento para a construção dela foi de mais de R$ 6 milhões. A obra teve início em 9 de dezembro de 2013 e o prazo de conclusão era de 240 dias. A empresa contratada para realizar as intervenções é a Engeprat. Ontem, a equipe da Tribuna esteve no local e verificou que, apesar do atraso, as obras estão em andamento. Trabalhadores afirmaram que ela está na fase final. 
A Secretaria de Obras informou que as obras da Escola Municipal de Nogueira, estão sendo realizadas dentro da  realidade orçamentária do município – com 100% de recursos próprios. A escola vai atender cerca de 800 crianças do Ensino Fundamental, além de abrigar o projeto Educação para Jovens e Adultos (EJA). O projeto prevê a construção de quadra poliesportiva, pátio coberto, sala de professores, 
depósito esportivo, vestiários feminino e masculino, banheiros em cada andar (incluindo espaços adaptados), almoxarifado, sala de orientação, secretaria, refeitório, cozinha, sala da diretoria, três laboratórios (ciência, informática e línguas), biblioteca, sala de artes, sala de teatro, sala de atividades para educação infantil, banheiros para crianças menores, sala de vídeo e 12 salas de aulas.
Em relação à Escola Municipal Irineu Marinho, a secretaria informa que o espaço está sendo adaptado para abrigar um Centro de Educação Infantil (CEI). A obra também está sendo realizada com recursos próprios. A empresa vencedora da licitação não cumpriu o contrato e, após notificação, teve o contrato cancelado. A secretaria convocou a segunda colocada do processo licitatório e empresa reiniciou os serviços há dois meses.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: