quinta-feira, julho 23, 2015

Prefeitura de Petrópolis já emite carteiras de trabalho


Acordo de cooperação técnica firmado entre a o governo municipal e a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho permite a emissão de até 20 documentos por dia 

O prefeito Rubens Bomtempo acompanhou de perto, na manhã de hoje, o primeiro dia de funcionamento do sistema que permite, a partir de agora, que a Prefeitura faça a emissão de carteiras de trabalho. O serviço será realizado pelo governo municipal graças a um acordo de cooperação técnica firmado pelo prefeito com a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho do Rio de Janeiro. O sistema começou a funcionar hoje na Casa do Trabalhador, na Rua D. Pedro I, e foi solicitado pelo município depois que o Sine, até então administrado pelo governo do Estado, interrompeu o atendimento na cidade. A expectativa é que o município garanta a emissão de até 20 carteiras de trabalho por dia.

  O prefeito Rubens Bomtempo frisou que o acordo vai beneficiar diretamente centenas de petropolitanos que, hoje, estão encontrando dificuldades para conseguir o documento. “O fechamento do posto do Sine na cidade prejudicou muito a população, que passou a ter apenas o Ministério do Trabalho como referência. Agora, com a Prefeitura assumindo essa função, os petropolitanos ficam resguardados. Vamos conseguir atender a demanda reprimida e normalizar o serviço. É um ganho enorme para a população”, destacou.

 Para garantir o serviço a Prefeitura capacitou servidores e do quadro e ainda equipou o posto com três computadores, uma impressora, dois aparelhos para coleta de digital, duas câmeras e ainda dois PADs para assinatura. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira na Casa do Trabalhador (Rua D. Pedro I, 253), das 7h às 16h, mediante atendimento prévio pelo telefone (24) 2245-3312.

 A secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Fernanda Ferreira, lembrou que, até agora, quem precisava da carteira de trabalho precisava agendar o atendimento pela internet. “O sistema é nacional o que, muitas vezes, fazia com que a operação fosse mais lenta. Agora as pessoas poderão agendar o horário por telefone e comparecer à Casa do Trabalhador. Tudo muito mais simples”.

 A assinatura do termo de cooperação é o primeiro passo para a municipalização do Sine. O prefeito Rubens Bomtempo já solicitou ao Ministério do Trabalho a formalização das mudanças. “Entendemos a importância dos serviços oferecidos pelo Sine e, por isso, estamos assumindo junto ao Ministério do Trabalho o compromisso de gerir o trabalho”, explicou.

 Os documentos necessários para a emissão da primeira via da carteira de trabalho são: identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e certidão de nascimento ou casamento. Já para a segunda via, o trabalhador também deve levar o número do Pis e o boletim de ocorrência, no caso de roubo ou furto.

Fonte: diário de Petrópolis

Nenhum comentário: