quinta-feira, julho 09, 2015

"Fiscal de Bolso": Detro lança aplicativo para usuário fazer denúncia pelo celular


WhatsApp também já está disponível para registro de reclamações

A Secretaria de Estado de Transportes, por meio do Detro, lança, nesta quarta-feira (8/07), mais um canal de comunicação com os passageiros dos ônibus e vans intermunicipais: o aplicativo Fiscal de Bolso. A nova ferramenta tem como objetivo agilizar o contato entre os usuários do sistema e as equipes de fiscalização. O Fiscal de Bolso permite ao usuário enviar reclamações, sugestões e comentários sobre os ônibus intermunicipais a partir de um telefone celular.

Na tela, o usuário dispõe dos seguintes campos para preenchimento: número de registro do veículo, tipo de reclamação e comentários. Além disso, o aplicativo também permite envio de fotos. Essas informações serão integradas imediatamente ao Sistema de Inteligência e Monitoramento (SIM) do Detro e encaminhadas para fiscalização. O Fiscal de Bolso está disponível para sistemas Android, iOS, Windows Phone e pode ser baixado na App Store e na Play Store, digitando Detro-RJ no ícone busca. Nesta quarta-feira, agentes do Detro, estarão no Terminal Américo Fontenelle, para orientar a população sobre como usar o aplicativo.

- A participação do cidadão é fundamental para lutarmos pela qualidade do sistema de transporte público. E o aplicativo do Detro é uma maneira rápida e eficaz de manter a fiscalização sempre em sintonia com as demandas dos usuários - disse o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Mande sua mensagem

Além do aplicativo, os usuários do sistema de transporte intermunicipal também já podem contar com o WhatsApp Fale Detro para mensagens de texto e multimídia.

Para entrar em contato com o WhatsApp Fale Detro basta adicionar o número (21) 98596-8545. Na primeira mensagem, é preciso enviar o nome completo, e-mail, cidade e bairro em que mora, para que os dados sejam incluídos no sistema, o que gerará um protocolo de atendimento.

As informações recebidas pelo Fale Detro serão filtradas e encaminhadas à equipe de fiscalização. Caso a irregularidade seja constatada, serão aplicadas as sanções cabíveis e o passageiro será informado.

Atualmente, para atender aos passageiros do transporte intermunicipal, o Detro também disponibiliza o canal da Ouvidoria, que recebe reclamações e sugestões via telefone (3883-4141), e-mail (ouvidoria@detro.rj.gov.br) e site (www.detro.rj.gov.br), e a Ouvidoria Itinerante, que, desde março desse ano, visita os terminais rodoviários do estado para ouvir as colocações dos passageiros que, no ato, podem direcionar estrategicamente as ações da fiscalização.

Fonte: Diário de Petrópolis

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