quinta-feira, março 05, 2015

Produtores do Brejal fazem plano para comércio de produtos orgânicos


Para fomentar a cadeia produtiva de orgânicos no estado, técnicos do programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, e o Grupo de Produtores Orgânicos do Brejal (GP), na Posse, estão construindo plano associativo, para atender às demandas locais de comercialização e promover produtos e práticas sustentáveis.

 As ações vêm sendo desenvolvidas pela Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia e Serviços Sustentáveis em Microbacias Hidrográficas, associações de agricultores e entidades ligadas ao terceiro setor. Algumas atividades do planejamento já estão em prática, como a produção de vídeo promocional e o uso da ferramenta QR Code, semelhante a um código de barras, que permite acesso a informações sobre o grupo e seus produtos.

 Produtor rural e um dos coordenadores do GP, Paulo Andrade acredita que estas ferramentas serão úteis para o acesso aos mercados institucionais, como o da merenda escolar.

 - O cliente poderá saber como é a nossa produção dos alimentos - disse Paulo.

Iniciado há seis anos, na microbacia Brejal, o trabalho coletivo de cultivo de alimentos saudáveis é um exemplo de organização comunitária e empreendedorismo no estado. Formado por 30 famílias, o grupo comercializa mais de 120 variedades de alimentos, entre verduras, legumes, frutas, ovos, entre outros.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: