quarta-feira, março 25, 2015

Centro de Inclusão Digital no Madame Machado é inaugurado


O prefeito Rubens Bomtempo inaugurou ontem o Centro de Inclusão Digital (CID) do bairro Madame Machado. O espaço, que leva o nome da moradora Zilá Canuto (in memorian), garante à comunidade acesso gratuito a cursos de capacitação na área de tecnologia e também serve de instrumento para que os moradores acessem serviços públicos. O evento faz parte das comemorações pelos 172 anos de Petrópolis e ainda marca o início de um mutirão de serviços na comunidade.

“Estamos recolocando os CIDs nas comunidades com toda a estrutura que o espaço precisa para funcionar. Os monitores foram treinados para atuarem garantindo que os moradores possam utilizar mais este equipamento público da maneira mais útil possível. Precisamos cada vez mais democratizar o acesso à tecnologia e também aos principais serviços públicos disponíveis na internet”, disse o prefeito Rubens Bomtempo ao anunciar que a localidade receberá uma série de serviços da Prefeitura durante esta semana. 

A secretária de Educação, Mônica Freitas, destacou a importância do centro como instrumento de apoio ao trabalho desenvolvido nas unidades escolares da região: “Aqui os alunos poderão realizar as suas pesquisas e trabalhos lúdicos no contraturno escolar. Sem sombra de dúvidas o equipamento trará uma importante contribuição ao processo de ensino aprendizagem”.

O CID, que vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 12h, leva o nome de uma antiga moradora da região, Zilá Canuto (in memorian), em reconhecimento à sua dedicação a comunidade: “Estamos muito felizes. Zilá sempre esteve pronta para nos ajudar e buscava diariamente melhorias para o nosso bairro. Tenho certeza que o Centro de Inclusão Digital vai ser de grande utilidade para todos nós. Só temos a agradecer a Prefeitura por mais esta conquista”, afirmou a presidente da Associação de Moradores, Sueli Lopes.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho, a implantação dos centros facilita o acesso a serviços, como emissão da nota fiscal eletrônica e agendamento de perícias, entre outros. “O objetivo dos Centros de Inclusão Digital vai além da capacitação. É um espaço para atender as necessidades da comunidade, para aproximar as pessoas do poder público e dos serviços disponíveis por meio digital”, ressaltou. Com essas unidades, o município chega à marca de 53 CIDs implantados.

Na ocasião, a secretária Chefe de Gabinete e primeira-dama, Luciane Bomtempo, fez uma homenagem à filha de Zilá Canuto, Ana Maria Canuto. Também participaram do evento secretários municipais, os vereadores Maurinho Branco, Pastor Sebastião, Luizinho Sorriso e moradores da região.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: