sexta-feira, março 20, 2015

Buracos e bueiros desnivelados provocam acidentes em pontos da cidade


A morte do motociclista Rafael Bessa, na madrugada do último domingo, faz lembrar um antigo problema que está cada vez mais frequente na cidade. As tampas de bueiro, instaladas muitas vezes no meio das vias, com desnível significativo em relação ao asfalto, têm contribuído para o aumento no número de acidentes de moto, é o que dizem os motociclistas. Embora não tenha sido provado que o acidente de domingo tenha relação com esses bueiros, nossa equipe esteve no local, na rua Coronel Veiga, e constatou um desnível no asfalto, onde há um vazamento de água.

Em um passeio pelo centro da cidade e bairros próximos não é difícil encontrar motoristas e motociclistas tendo que desviar das grades que, muitas vezes, estão bem no meio da rua, em curvas e locais perigosos. No Valparaíso, as ruas Eugênio Barcellos e Visconde de Uruguai somam mais de 20 bueiros. A maior parte deles faz parte da rede de escoamento de águas pluviais. Na Visconde de Uruguai há uma grade na pista sentido Centro que obriga até os motoristas de ônibus a fazer uma manobra arriscada para desviar do bueiro, invadindo a contramão.

Na rua Monsenhor Bacelar há três grelhas com cerca de um metro de largura que já derrubaram vários motociclistas, segundo o universitário Marlon Santos, que mora na região. “Eu moro aqui do lado e já vi pelo menos uns três acidentes com moto. Dois deles perderam o controle ao passar pelo desnível e o terceiro, que foi no início do ano, foi desviar do bueiro e acabou sendo atingido por um carro. Eu fico imaginando numa via de mão dupla que a situação é mais preocupante”, contou.

O motociclista Marcelo Marques, de 36 anos, que trabalha numa concessionária da rua Coronel Veiga, conta que num trajeto de dois quilômetros, entre o Siméria e a rua Marquês de Paraná, são vários bueiros que ele precisa desviar. “De casa até aqui eu tenho que vir desviando de um monte de tampas como essas aqui da Coronel Veiga. Desde a rua Olavo Bilac até essa rua que vai pro Valparaíso. Ando pouco de moto, porém tem muitos obstáculos por aí”, explicou.

Um outro motociclista, que anda por toda a cidade, contou à nossa equipe que quase sofreu um acidente nesta semana na rua Hermogênio Silva, no Retiro. “Eu ia para Itaipava pelo Retiro, a 60 km/h. Quando passei por uma curva perto da barragem escorreguei na tampa que estava molhada e fui bater na mureta. Se fosse um outro correndo ia cair dentro do rio”, alertou.

Em dezembro passado, um motociclista de 23 anos caiu dentro do rio Quitandinha depois de escorregar num bueiro da rua Washington Luiz, no centro da cidade. Por sorte, ele foi resgatado apenas com ferimentos leves e não teve sequelas.

Questionada sobre a situação, a concessionária Águas do Imperador informou que os bueiros não são de responsabilidade da empresa. “Bueiros escoam águas pluviais, portanto isso não faz parte do escopo da concessionária”, diz a nota. 

A Companhia Estadual de Gás (CEG), da empresa Gás Natural Fenosa, informou que a rede da concessionária em Petrópolis foi implantada recentemente e, por isso, todas as caixas têm identificação. “Além disso, a maior parte das caixas está localizada na calçada”, disse por meio de nota.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: