domingo, março 08, 2015

Defesa Civil realiza conscientização e teste de sirenes

 A Secretaria de Proteção e Defesa Civil realizará, na próxima terça-feira, uma ação de conscientização no Dr. Thouzet, a partir das 10h, durante o teste mensal das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Agentes percorrerão as ruas do bairro, distribuindo cartilhas e panfletos com dicas de prevenção de desastres das chuvas e orientações sobre o que fazer quando a sirene tocar. O objetivo da ação é difundir cada vez mais na região a cultura da prevenção, para que os moradores se conscientizem que devem fazer a sua parte para que a cidade fique mais segura em relação às chuvas.
“O prefeito Rubens Bomtempo vem indicando que a Defesa Civil invista cada vez mais em prevenção, mobilizando a população para atuar de forma a reduzir os riscos de desastres das chuvas. A Defesa Civil está incansável nessa proposta, batendo sempre nessa tecla, para que todos entendam que poder público e sociedade devem caminhar juntos nesse sentido. No Dr. Thouzet, já criamos um Nudec (Núcleo Comunitário de Defesa Civil), temos sirene e, nesta terça-feira, faremos uma ação de conscientização”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.
Às 10h, as 18 sirenes instaladas em Petrópolis serão acionadas remotamente, pela internet, da sede da Defesa Civil. Em seguida, agentes acionarão os equipamentos manualmente. O objetivo do teste é corrigir possíveis falhas nos equipamentos para que todas as sirenes estejam disponíveis ao município quando for preciso.
“Viemos fazendo essas ações de conscientização durante o teste mensal das sirenes desde o ano passado. Já estivemos na 24 de Maio, no Independência, no Duques, e vamos continuar fazendo em outros bairros”, disse o diretor operacional da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Ramon Camilo.
Uma das dicas que está no material que será distribuído no Dr. Thouzet é em relação ao descarte correto do lixo. Como explica a cartilha da Defesa Civil, lixo em rios e ruas gera inundações e alagamentos. Já o lixo em encostas acumula água, aumentando as chances de deslizamentos. “Por isso, é importante que o morador deposite o lixo na lixeira antes de o caminhão passar, evitando que animais de rua revirem o lixo. Essa já é uma grande medida de prevenção que o morador pode tomar para deixar Petrópolis mais segura”, disse Simão.
Fonte:Tribuna de Petrópolis    

Nenhum comentário: