domingo, novembro 30, 2014

Prefeitura lança campanha “IPTU em Dia dá Prêmios”

Um carro zero quilômetro e eletrodomésticos estão entre os prêmios que serão sorteados entre os contribuintes que estiverem adimplentes com o tributo.

“IPTU em Dia dá Prêmios” é a campanha criada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Fazenda, para estimular e conscientizar a população sobre a importância de estar em dia com o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Um carro zero quilômetro e eletrodomésticos estão entre os prêmios que serão sorteados entre os contribuintes que estiverem adimplentes com o tributo. Para participar, o cidadão não pode ter débito de IPTU referente ao exercício em curso, aos anteriores e, ainda, parcelas não pagas de negociações da dívida ativa até a data do sorteio. O Projeto de Lei foi encaminhado para a Câmara de Vereadores e aprovado na última quinta-feira.
 O secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa explicou que o objetivo da campanha é sensibilizar cada vez mais a população sobre a importância de manter o pagamento deste imposto em dia. “A participação do contribuinte é fundamental para o desenvolvimento dos programas governamentais e este prêmio serve de estímulo às pessoas. O pagamento do tributo garante recursos para que o município possa investir para melhorar cada vez mais os serviços prestados para os petropolitanos”, lembrou. 
 Não poderão participar do sorteio o prefeito e o vice-prefeito; os secretários e subsecretários municipais; os ocupantes de cargos comissionados da administração direta e indireta, que exerçam função de chefia, diretoria ou assemelhados; os vereadores de Petrópolis; os membros da comissão organizadora do concurso e, ainda, os parentes até o 3º grau dos citados aqui. Também ficam proibidos de concorrer os contribuintes imunes, isentos e os contemplados com a remissão do pagamento de IPTU, além dos beneficiados pela Lei de Incentivos Fiscais (6.018/2003), enquanto durarem os benefícios.
 “Essa campanha é uma forma de chamar a atenção das pessoas para este assunto. Na campanha passada demos ao contribuinte várias alternativas e descontos para que ele estivesse em dia com o tributo. Agora iremos premiar aqueles que estiverem em dia porque entendem a importância do imposto para o desenvolvimento socioeconômico da cidade”, ressaltou Patuléa.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

sábado, novembro 29, 2014

Defesa Civil mantém estado de atenção


As fortes chuvas que atingem a região Serrana nos últimos dias causaram transtornos em alguns pontos em Petrópolis. Desde um pequeno deslizamento de terra e queda de árvores que deixou bairro sem luz. Segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, não há registro de feridos, apenas vistorias preventivas. A previsão é de que as chuvas fortes cessem a partir de amanhã na cidade.
Segundo a Defesa Civil, no bairro Independência, um deslizamento de terroa atingiu o muro de uma casa, sem deixar feridos. Como medida preventiva, agentes orientaram os moradores a passar a noite na casa de parentes, até que uma vistoria técnica fosse realizada no imóvel, o que foi agendado para ontem mesmo.
No bairro Morin, a queda de uma árvore sobre a fiação deixou parte da Rua General Marciano Magalhães sem luz. O Clube Mon Recuan e o condomínio ficaram desde as 5h da manhã sem energia elétrica. A concessionária Ampla desligou a energia para o reparo da rede, já que fios de alta tensão ficaram caídos no chão da via.
Logo pela manhã, funcionários da concessionária foram encaminhados à localidade e retiraram o posto quebrado e colocaram um novo no local, no entanto a energia não foi restabelecida. Os funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), retiraram a árvore da rua para liberar o trânsito de veículos.
Segundo o Sistema de Alerta de Cheias, a localidade do Quitandinha foi a que registrou o maior índice de chuvas, foram 109,2 milímetros em 24 horas. O bairro Independência, onde ocorreu o pequeno deslizamento de terra registrou 86,2 milímetros de chuva. A região da Coronel Veiga, onde o rio chegou a transbordar durante a tarde registrou volume de 63,5 milímetros de chuva.
A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta a sinais de instabilidade no terreno ou no imóvel, como trincas na parece ou portas e janelas emperrando. Nesses casos, o morador deve ligar para 199 e solicitar uma vistoria preventiva da Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.
Os moradores de locais de risco são orientados a ao ouvir as sirenes ficarem atentos a qualquer barulho diferente, como estalos. Em caso de chuvas muito fortes e alerta de sirenes ligados, os moradores devem procurar um ponto de apoio. A Secretaria segue em estágio de atenção.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

sexta-feira, novembro 28, 2014

Serviço online da Serasa ajuda consumidor a não comprar gato por lebre na Black Friday

Entre os dias 28 (hoje) e 30 de novembro, por meio do VocêConsulta Empresas, cidadãos podem consultar o CNPJ gratuitamente da empresa a qual pretende fechar negócio. Veja 10 dicas para aproveitar a data sem prejuízos financeiros e frustrações
Para que o consumidor não caia em roubada nesta Black Friday, o SerasaConsumidor, por meio do serviço VocêConsulta Empresas, entre os dias 28 (hoje) e 30 de novembro, vai permitir que o cidadão consulte gratuitamente um CNPJ de uma empresa antes de fechar negócio. O VocêConsulta Empresas fornece informações sobre a situação do CNPJ da empresa, razão social, ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, falências e a existência legal da companhia consultada.
Para o Superintende do SerasaConsumidor, Júlio Leandro, o VocêConsulta Empresas abre um caminho para que os consumidores tenham acesso a informações idôneas sobre o prestador que está em vias de ser escolhido. “Dessa forma, a pessoa consegue tomar uma decisão de negócio de maneira mais segura, minimizando os riscos de contar com os serviços de quem está à beira da falência”, diz Leandro.
“A solução abre uma via de acesso entre consumidor e empresa. Da mesma forma que as companhias avaliam informações cadastrais de seus compradores, estes têm uma ferramenta confiável para saber quem é o prestador”, pondera. Segundo o executivo, o conhecimento é fundamental, principalmente quando há necessidade de desembolso antecipado, como nos casos de compras online, pacotes de viagem, contratação de bufês, organização de eventos, serviços de filmagens, fotografias, pinturas, reforma de casa etc.
Para obter o serviço, basta clicar em www.voceconsultaempresas.com.br e digitar o CNPJ da empresa que quer consultar. Você encontra o CNPJ da empresa no rodapé do site de cada empresa ou nas seções quem somos ou fale conosco. O serviço é gratuito apenas durante o final de semana da Black Friday.
Aproveite a Black Friday sem prejudicar o bolso
Para o executivo da Serasa, os descontos podem ser tentadores, mas comprar por impulso pode levar o cidadão ao superendividamento. “Quem não consegue controlar os gastos, deve evitar fazer novas dívidas sem necessidade. A orientação é planejar e aproveitar esse tipo de data para adquirir apenas o que é essencial e vantajoso”, alerta Leandro.
Veja abaixo dez dicas para ajudar o consumidor a aproveitar a Black Friday sem prejudicar o bolso e ser vítima de fraudes:
1) Antes de ir às compras nesta Black Friday, veja o quanto pode gastar. Faça um levantamento das dívidas fixas e as contas já assumidas ou previstas que possui;
2) Planeje as compras. Reflita se está realmente precisando daquele produto. Discuta a necessidade da compra com a família.
3) Faça uma lista dos itens que pretende comprar. Essa é uma das regras básicas para evitar gastar por impulso. Com o papel nas mãos, o consumidor só vai atrás dos produtos que realmente estão na lista, sem cair em tentação;
4) Cuidado com descontos milagrosos. Pesquise preços, para saber se está mesmo fazendo um bom negócio ao comprar o produto no período da Black Friday;
5) Evite cair em golpes. Se for comprar um produto para receber posteriormente, verifique se a loja física ou virtual escolhida possui uma situação financeira estável, para não ser surpreendido com o recebimento de uma mercadoria inferior no lugar da que foi comprada ou, pior, ficar sem o produto para sempre. Entre os dias 28 e 30 de novembro, o consumidor de todo o país poderá fazer uma consulta gratuita para saber a situação financeira de qualquer empresa do Brasil antes de fechar um negócio Com a pesquisa (www.serasaconsumidor.com.br), é possível saber sobre a existência legal da empresa e se ela não está à beira da falência. O serviço é gratuito apenas durante os três dias da Black Friday.
6) Pesquise o mesmo produto em lugares diferentes, pois os preços podem variar muito. Algumas lojas podem ter estoques antigos e oferecer um valor mais baixo;
7) Fique atento aos preços dos produtos importados. Com a alta do dólar, eles podem ter ficado bem mais caros;
8) Cuidado com longos parcelamentos para não comprometer ainda mais a renda. O fim do ano está próximo e, neste período, os gastos aumentam ainda mais;
9) Lembre-se da proximidade com o Natal, além dos gastos de início de ano, como IPVA, IPTU, material e matrícula escolar, despesas com viagens etc.;
10) Cuidado ao usar o cartão de crédito. Ele dá a falsa sensação de que não está gastando. Verifique na fatura o valor total das compras antigas antes de fazer uma nova dívida com ele. Além disso, o pagamento integral da fatura é a melhor maneira de usar esse meio de consumo. Evite utilizar o pagamento rotativo.
Caso o consumidor esteja inadimplente, o primeiro passo é buscar a renegociação das dívidas com os credores antes de fazer novas compras. A renegociação deve ser feita diretamente com a empresa, sem precisar contratar intermediários. A Serasa Experian disponibiliza um serviço pela internet para o consumidor renegociar dívidas atrasadas pela internet. É o Limpa Nome Online. Basta entrar no site www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/, fazer o cadastro e partir para a negociação.
Prezado jornalista, caso queira conhecer o produto antes da Black Friday, por favor, entre em contato com a assessoria de imprensa.
Você também lê esta notícia em:
http://www.serasaconsumidor.com.br/educacao-financeira/noticias/

Fonte: Diário de Petrópolis

quinta-feira, novembro 27, 2014

Dez motivos importantes para manter a vacinação em dia

Via de regra, pai e mãe querem o melhor para seus filhos. Com a segurança da criança em mente é que, desde seu nascimento, se empenham em comprar um berço à prova de quedas, cadeirinha para melhor acomodar o bebê no carro, protetores de quinas e portas. Tudo isso é importante. Mas, sem dúvida, manter a carteirinha de vacinação em dia é a melhor forma de proteger uma criança. A seguir, a imunologista Domicília Castrale, responsável pelo setor de vacinas do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), aponta 12 razões para estar sempre atento ao calendário de vacinação.
1. Prevenção de mais doenças. “Com os avanços da Medicina, hoje em dia é possível ficar imunizado contra um número muito maior de doenças. Algumas delas, inclusive, foram responsáveis pela morte de milhares de crianças no século passado e hoje estão praticamente erradicadas.”
2. Volta de doenças erradicadas. “Algumas doenças que se acreditava estarem totalmente erradicadas voltaram a assustar em episódios até agora pontuais. Casos de sarampo e de poliomielite foram diagnosticados e acenderam o alerta para que as pessoas não deixem de vacinar suas crianças. Essas doenças estavam ‘desaparecidas’ há muito tempo e não devemos permitir que voltem a pôr a vida de nossas crianças em risco.”
3. Vacinas oferecem segurança e eficiência. “Somente depois de muitos estudos, revisões e testes realizados por cientistas, médicos e profissionais da saúde é que as vacinas são colocadas à disposição da população. Casos envolvendo reações alérgicas ou outros efeitos colaterais são considerados raros e devem ser revistos com atenção. Mesmo assim, os benefícios da vacinação compensam muito.”
4. Família vacinada, indivíduos mais fortes. “Doenças como a coqueluche (tosse comprida), caracterizada por tosse severa e seca, tem afetado bebês com menos de seis meses e que ainda não tiveram tempo de ser devidamente imunizados. Por se tratar de uma doença altamente contagiosa, é de importância vital que os pais e os irmãos mais velhos estejam devidamente vacinados contra a doença, a fim de não pôr a vida do mais novo em risco. Isso pode ser aplicado em muitos outros casos.”
5. Evitar custos altos e desnecessários com tratamento de doença. “Quando a criança não é vacinada devidamente, ela pode se deparar com algumas doenças na fase adulta que não só exigem afastamento dos estudos e do trabalho, como também envolvem custos altos de tratamento e até mesmo de internação. Sendo assim, vale muito a pena participar anualmente das campanhas de vacinação do governo.”
6. Mãe vacinada na infância, bebê saudável. “A imunização também protege futuras gerações. Ao vacinar uma menina contra rubéola, estamos evitando que ela possa já adulta contrair a doença durante a gestação e transmitir o vírus ao feto – o que pode resultar em aborto, morte do feto, parto prematuro ou malformações congênitas.”
7. Vacinas também mantêm adultos saudáveis. “Vacinas administradas em jovens e adultos, como aquelas contra tétano, HPV, Hepatite A, Hepatite B, influenza e pneumonia, por exemplo, certamente são doses extras de saúde e devem, sempre que possível, constar da carteirinha de vacinação das pessoas.”
8. Não se ‘pega’ doença depois da vacina. “Muita gente acha que ‘pegou’ gripe imediatamente depois de tomar a vacina oferecida anualmente no mês de maio. A partir dessa ideia equivocada, deixam de se imunizar nos anos subsequentes. Vale lembrar que, como o vírus é inativo, não há risco de o paciente ser contaminado por esses tipos de vírus influenza. Nossas vacinas têm alta qualidade e protegem contra o tipo A H1N1 (gripe suína), A H3N2 e B. Quem tem mais de 50 anos, inclusive, deve tomar a vacina contra gripe conjugada com a vacina contra pneumonia pneumocócica (PCV13) – conhecida mundialmente como Prevenar.”
9. Vacinas são tão importantes quanto dieta e exercícios. “Da mesma forma que sabemos que nos alimentar de forma saudável, praticar exercícios regularmente, deixar de fumar, fazer exames anuais de prevenção ao câncer de mama, cólon e próstata, pode fazer toda a diferença no processo de envelhecimento saudável, estar devidamente vacinado é uma importante forma de prevenção. Principalmente nos dias atuais, em que as pessoas viajam mundo afora, conhecendo lugares remotos e outras culturas.”
10. Amigos, família e colegas de trabalho merecem consideração. “Todos os anos, milhares de adultos adoecem justamente de problemas que poderiam ter sido prevenidos através de vacinas. Além de todos os contratempos gerados pelo afastamento temporário do trabalho, é ainda pior saber que a maioria dessas doenças é transmitida para as pessoas mais próximas: é o filho, a mãe, o colega que senta ao lado na sala de aula, aquela pessoa ao lado no transporte público, o cliente etc. Enfim, essa negligência acaba afetando toda uma cadeia de relacionamentos e tornando a doença ainda mais difícil de ser combatida.”
Fonte: Dra. Domicília Castrale, médica imunologista, responsável pelo setor de vacinas do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo. *Além das campanhas de vacinação promovidas pelo Ministério da Saúde, o CDB realiza todas as vacinas indicadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações. www.cdb.com.br
Fonte: Diário de Petrópolis

quarta-feira, novembro 26, 2014

Provedores são obrigados a aumentar velocidade média da internet

Começou a valer este mês as regras da Anatel que determina que os provedores de banda larga aumentem de 70% para 80% a velocidade média contratada pelos clientes e de 30% para 40% o mínimo de velocidade oferecido. Apesar da obrigatoriedade é comum a reclamação de petropolitanos no que refere a baixa velocidade da conexão. Nas redes sociais, os provedores de banda larga são amplamente criticados devido a má prestação do serviço. Mesmo assim, o número de clientes que realizam formalmente a queixa é baixo. Durante todo o ano foram apenas 6, de acordo com o Procon Petrópolis. 
De acordo com o coordenador do órgão de defesa do consumidor, Thiago Gibrail as reclamações muitas vezes chegam sem embasamento. O cliente chega no local reclamando da velocidade, mas não sabe exatamente quanto está recebendo. “Na internet tem vários sites que fazem essa medição e é a melhor forma da pessoa que está se sentindo lesada saber se realmente há alteração entre o que contratou com o provedor e o que está recebendo em caso”, explicou. 
A lei começou a valer em novembro de 2013 e determinou metas para as operadoras de serviço de banda larga fixa e móvel no Brasil. Na época foi determinado que a velocidade contratada fosse de 70% de 30% o mínimo contratado, ficando mais rigorosa em um prazo de um ano. Na prática significa dizer que se a pessoa contratou um plano de 10 Mbps, a velocidade não pode cair para menos de 4 Mbps em nenhum momento. Mas ela também não pode ficar próxima a esse valor: a velocidade média deve ser de pelo menos 8 Mbps ao longo de cada mês. 
A regra também vale para a banda larga móvel: se o plano 4G promete 5 Mbps, por exemplo, a velocidade nunca pode cair para menos de 2 Mbps, e a velocidade média precisa ser de, pelo menos, 4 Mbps ao longo do mês. As regras da Anatel exigem, ainda, desde novembro do ano passado, que o serviço não pode cair por 99,5% do tempo. Ou seja, existe um máximo de 3h36min de interrupção em um mês. Já a latência deve ficar, no máximo, em 80 milissegundos para conexões terrestres e 500 ms para conexões via satélite. A variação da latência (ou jitter) deve ficar no máximo em 40 ms; e a perda de pacotes deve chegar, no máximo, a 1%.
“Acho um absurdo as situações a que somos expostos. Este mês fiquei uma semana sem internet após reclamar da velocidade. Primeiro descobri que na central do provedor que a velocidade era inferior a que eu tinha contratado. Fiz o pedido e eles aumentaram. No entanto, no outro dia a internet deixou de funcionar de vez. Liguei para lá e eles disseram que havia manutenção na minha área e que dentro de 24 horas o serviço seria reestabelecido, o que não aconteceu. Após esse prazo, liguei outra vez e eles anunciaram que tentariam resolver em 72 horas, o que também não aconteceu. Uma semana depois um técnico foi a minha casa e descobriu que a internet com a velocidade aumentada, não chegaria a minha residência. Ou seja, depois de tudo isso, ainda reduziram a velocidade, mas não o valor da contar”, explicou a dona de casa, Rosa Maria Neves, moradora da Mosela.
Casos como o dela ilustram o constante problema de baixa velocidade relatados por leitores da Tribuna. João Paulo Andrade é um deles. Apesar de pagar por 10 Mbps recebe, apenas, 600k. Seu caso foi parar na justiça e foi indeferido pelo juiz que julgou o processo. “Me sinto de pés e mãos atadas, lesados por essas pessoas. Se nem a justiça eu posso recorrer, quem poderá me auxiliar nesse caso”, questiona ele revoltado com o assunto. 
Os sites que podem ser utilizados para fazer o testes são http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php, http://www.speedtest.net/, http://www.minhaconexao.com.br/, http://www.testesuavelocidade.com.br/teste-velocidade-completo.php.
Caso as operadoras desrespeitem essas regras, a Anatel pode estabelecer prazos para que o problema seja resolvido, aplicar multas, ou, até mesmo, determinar a proibição de vendas. As penas evoluem até chegarem as multas e suspensão das atividades de operadora. 
 Fonte: Tribuna de Petrópolis

terça-feira, novembro 25, 2014

Filas longas nos terminais urbanos da cidade

As reclamações com relação ao transporte público de Petrópolis voltaram a fazer parte do cotidiano de quem depende dos ônibus para se locomover. Desta vez, a falta de respeito com os idosos impressiona. Muitos que utilizam as linhas da cidade afirmam que atualmente quase ninguém cede lugar às pessoas da terceira idade, causando constrangimento entre a classe e até mesmo prejuízos físicos, pois muitos reclamam de dores pelo corpo e por isso a necessidade de andarem sentados nos coletivos. 
Nem mesmo os lugares destinados a esse público estariam sendo respeitados, fazendo com que motoristas e cobradores se recusem a seguir viagem caso ninguém se levante para que os mais velhos possam se sentar. Quem lida com esse tipo de problema afirma preferir ir em pé, por medo de represálias e por ser obrigado a ouvir piadas ao longo do trajeto. 
Os jovens estão no topo da lista de reclamação. “Quando embarcamos pelo meio pode ter certeza de que não conseguiremos sentar. Os adolescentes ficam olhando para o telefone, fingem que estão dormindo ou simplesmente nos olham e ignoram do mesmo jeito. Por isso, não faço nem mais questão de sentar, mas claro que é muito desconfortável ir sacolejando todo o trajeto em pé. Já não somos mais fortes como eles”, afirmou a doméstica Regina das Graças da Silva.
Regina faz tratamento duas vezes por semana no Hospital de Corrêas, por ter 12 pinos e três platinas em um dos ombros. Como mora no bairro Quitandinha, o trajeto é longo. “Toda segunda e quinta-feira preciso ir para esses lados e é sempre uma luta. Ninguém nos concede o lugar e ainda nos olham como se não tivéssemos o direito de sentar por termos gratuidade. Em outra ocasião estava com um machucado na perna que demorou cerca de dois anos para cicatrizar, isso porque sempre que eu pegava ônibus além de não conseguir me sentar, acabava sendo atingida sem querer por alguém e a ferida abria de novo. Por causa disso, agora eu só entro no ônibus se estiver muito vazio, assim tenho a certeza de que vou sentada”, afirmou. 
O autônomo Adilton Basílio Pereira também enfrenta o mesmo problema. “O desrespeito está presente em todos os lugares, mas quando preciso ir para Itaipava e pegar o coletivo 700 é um dos dias mais cansativos, isso porque ele vai lotado e mesmo assim ninguém nos dá lugar. Não reclamo com ninguém e acabo indo em pé, mas é preciso estar atento ao longo de toda a viagem para não correr o risco de cair em alguma freada”, afirmou.
Os aposentados Leonor da Costa e Gerci Martins também passaram pelas mesmas experiências. “Existem ainda muitas falhas no sistema de transporte público do município e para piorar as pessoas não têm educação, nem respeito pelos mais velhos. Só queria que os jovens entendessem que os velhos de hoje são eles amanhã”, desabafaram. 
 Fonte: Tribuna de Petrópolis

segunda-feira, novembro 24, 2014

Mais de 6 milhões de brasileiras sofrem de endometriose

Endometriose, a chamada doença da mulher moderna, atinge principalmente as com mais de 30 anos, que ainda não têm filhos e é uma das principais causas da infertilidade feminina. O Ministério da Saúde estima que 6 milhões de brasileiras tenham a doença e a demora da descoberta pelos médicos, que ainda consideram normal sentir cólicas muito fortes na menstruação, pode ainda atrapalhar o tratamento. No entanto, com acompanhamento e medicação especializados, a doença pode ser curada.
Cólicas fortes e incapacitantes, desconforto intestinal e dor durante a relação sexual são os principais sintomas de quem pode estar com endometriose. Todos os meses, por influência dos hormônios do ciclo menstrual, o endométrio (a camada interna do útero) fica mais vascularizado e aumenta de tamanho para esperar uma possível gravidez. Se ela não acontece, o endométrio descama e é eliminado em forma de menstruação. A enfermidade acontece quando algumas células do endométrio, em vez de serem eliminadas, sobem pelas trompas e se alojam em órgãos da cavidade abdominal. 
Com o tempo, os locais onde as células “grudaram” se inflamam e viram nódulos, que causam dor. Em geral, eles aderem aos ovários, mas podem atingir também o útero por fora, as trompas, o intestino, a bexiga e, em casos graves, os rins e até o pulmão. A doença interfere na fertilidade porque pode impedir a mobilidade das trompas, responsáveis pelo transporte do óvulo ao útero. Se não for tratada, a mulher pode perder os ovários, as trompas, o útero e partes da bexiga e do intestino. Se chegar ao pulmão e aos rins, o risco de morte é enorme.
“Há fatores que podem ser considerados causas do problema como a genética e mulheres que já tenham realizado algum procedimento no útero, mas não há relação certa, ainda é um enigma para a medicina. Alguns estudos apontam a gravidez tardia, mas também não é um fator determinante até porque ocorre em mulheres mais novas também”, disse o professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), Cláudio Sergio Batista.
Segundo ele, o diagnóstico demorado pode acontecer também porque é difícil de ser feito. Os sintomas se confundem com os da menstruação e só é possível na maioria das vezes após o exame de laparoscopia, uma biopsia. 
“A diferença é porque a cólica é mais forte e incapacitante, mas também progressiva. O tratamento pode ser desde sintomático, para aliviar a dor, a tratamentos hormonais e com medicações que cessam a menstruação. A cirurgia, na maioria dos casos, só é indicada quando o problema já está em uma fase muito avançada, levando em conta a vontade da mulher de engravidar ainda ou não”, disse o professor.
Segundo ele, quando a mulher está com endometriose, consequentemente neste período está infértil, a gravidez só é possível após tratamento. A cirurgia, normalmente, só é indicada para mulheres que já tenham filhos.
Estudos mostram que uma das principais causas da endometriose é que, hoje, as mulheres engravidam mais tarde e têm menos filhos, portanto, menstruam mais. Assim, há mais endométrio preenchendo a cavidade abdominal. Estudos recentes apontam para alterações no sistema imunológico, o que também explica a maior incidência em relação a duas gerações atrás. Mas essa teoria ainda não foi confirmada.

Doença tem relação com o estresse ABRIR NOVO TÍTULO

O estresse também é um elemento importante no desenvolvimento da doença, já que promove picos de adrenalina, substância associada à liberação de estrógeno, hormônio feminino que alimenta as células do endométrio fazendo com que cresçam mais rapidamente. Por tudo isso, é uma doença bem mais comum em cidades grandes.
“Descobri aos 27 anos que estava com endometriose quando resolvi tentar engravidar. Sempre tive muitas cólicas, mas os médicos diziam ser normal. Na verdade, quando me toquei que o que eu sentia podia ser endometriose foi numa reportagem de televisão e os sintomas eram exatamente os mesmos. Quando fui ao médico novamente o perguntei sobre a endometriose e só então que ele resolveu investigar e descobriu que era exatamente a doença”, contou a advogada Aline Kimel, que tem hoje 32 anos.
Segundo ela, quando estava tentando engravidar, as dores eram tão fortes que chegava a parar na urgência e só cessavam após tomar remédios fortíssimos para dor. “Os médicos ainda chegaram a zombar, literalmente, do que eu estava sentindo. Ficavam falando gracinha, de que eu era mole demais e não aguentava sentir cólicas”, contou.
Para engravidar também foi difícil, chegou a sofrer um aborto espontâneo. Depois que conseguiu ter sua filha, hoje com 4 anos, achou que estava curada, no entanto, há dois anos descobriu que tinha voltado.
“Hoje faço tratamento com medicação, mas o custo desse cuidado é muito caro, o remédio que preciso utilizar chega a custar R$ 200,00 em uma caixa que só dá para 28 dias. No entanto, pelo menos parece surtir efeito. As dores não sinto mais, mas os sangramentos são constantes”, contou.
A relações-públicas Thiara Mangi Cardone chegava a desmaiar de dor todo mês quando ficava menstruada e precisava ser levada para a emergência do hospital. Ela conta que levou três anos para descobrir o problema.
“A dor era tão insuportável que ia parar no hospital. Descobri numa das crises, pois o meu problema não foi identificado em exames comuns, então meu médico me pediu uma ressonância. Só assim consegui detectar a endometriose. O meu tratamento é o Allurene, um remédio que parece um anticoncepcional, mas que na verdade te coloca na menopausa. Eu não menstruo mais e vou ficar dois anos assim, falta um para o tratamento acabar e somente após esse tempo vou poder saber se sumiu”, disse Thiara, lembrando ainda que a doença pode voltar no dia seguinte ou nunca mais.
O drama dessas mulheres acontece ainda pelo despreparo e desconhecimento do quadro entre os médicos que não identificam o problema logo no início. Quando é reconhecido precocemente, as chances de tratamento são bem maiores. Uma pesquisa feita no ano passado pela SBE (Sociedade Brasileira de Endometriose) mostrou que 53% delas nunca ouviram falar na doença.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

domingo, novembro 23, 2014

Muito movimento: trânsito parado em Itaipava

Foto: Alexandre Carius
O trânsito no distrito de Itaipava voltou a causar transtornos aos motoristas, principalmente para quem trabalha em diferentes cidades. Por volta das 11h de ontem, o congestionamento chegou à reta de Itaipava. Para quem seguia sentido Centro, o tempo médio para chegar até Bonsucesso foi de 40 minutos. Nos horários de pico a situação é ainda pior e o trajeto  pode levar quase uma hora para ser percorrido.

Apesar da grande insatisfação, quem trabalha na beira da estrada vendendo mercadorias para os motoristas afirma que momentos  assim proporcionam um grande faturamento. Esse é o caso do vendedor de abacaxi Ancelmo Marvila, que atua próximo ao trevo de  Bonsucesso e aproveitou a sexta-feira tumultuada no local para garantir boas vendas. “Sei que para a maior parte das pessoas quando o trânsito está assim é muito ruim, mas no meu caso é ótimo. Como está quente e os carros estão literalmente parados, eu vou cortando os abacaxis na hora e ofereço para os clientes experimentarem. E quase sempre consigo vender. Até mesmo pela qualidade do produto, que é de primeira”, disse orgulhoso. 
Já para o motorista Erval da Silva, que precisa passar duas vezes por semana em Itaipava, a situação foi classificada como insuportável. “Apesar de não vir com muita frequência, sem dúvida sinto as dificuldades no trânsito quando preciso passar por aqui, hoje então está péssimo. Isso custa tempo e dinheiro, acredito que falta estrutura do município para receber as pessoas'”, relatou. 
Um levantamento feito pela Prefeitura, por meio do Disque Turismo, da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, comprovou o grande movimento na cidade, principalmente devido ao feriado prolongado do Dia da Consciência Negra. Segundo os dados, a lotação de hotéis e pousadas no primeiro distrito variou entre 90 e 100% e no segundo distrito entre 80 e 90%. 
De acordo com o vice-presidente de hotelaria do Convention & Visitors Bureau, Rogério Elmor, os turistas têm reclamado muito do problema. Alguns, inclusive, estariam deixando de ir ao centro de Itaipava por não aguentarem o trânsito, prejudicando o comércio local. “Estamos elaborando um trabalho 
junto à prefeitura para conseguirmos uma ronda de motos na região para diminuirmos pelo menos as irregularidades. Até porque, muita gente que reclama, ajuda a piorar a situação por também não respeitar as leis de trânsito”, ressaltou.
A falta de fiscalização fez com que recuassem com o projeto Corredor do Turismo. “Nós percebemos que se não houver um ordenamento do trânsito não adianta. Se as irregularidades pararem, resolve pelo menos 40% do problema, mas claro que é uma área que precisa urgentemente de obras de infraestrutura. Por isso, estamos pleiteando junto à Secretaria de Planejamento essa fiscalização”, relatou Rogério Elmor.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que guardas civis estão atuando na região. Ontem, diz a nota, duas equipes iniciaram os trabalhos no local ainda pela manhã. Durante a tarde, o grupo foi reforçado com mais uma equipe. A CPTrans informou que trabalha em projetos pontuais com o objetivo de garantir mais fluidez ao trânsito na região. Entre as ações já realizadas está a instalação de proteção de pista, impedindo o cruzamento em Bonsucesso. A companhia discute com moradores e comerciantes outras intervenções. Além disso, busca recursos para a realização de outras obras, mais complexas.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

sábado, novembro 22, 2014

Concer programa interdições para toda a semana na BR-040

A Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio, a Concer, programou interdições para toda a semana que vem, na BR-040, para dar continuidade às obras da nova subida da serra de Petrópolis. As interdições tem horários variados, e os motoristas devem ficar atentos ao calendário:

Dia 24 (segunda-feira), 10h30, 12h30 e 23h - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.

Dia 25 (terça-feira), 10h30, 12h30 e 23h - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 25 (terça-feira), 14h30 -  Interdição total do km 87,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo ao emboque no túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 26 (quarta-feira), 10h30, 12h30 e 23h - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos. 
Dia 26 (quarta-feira), 14h30 - Interdição total do km 87,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo ao emboque no túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 27 (quinta-feira), 10h30, 12h30 e 23h - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 27 (quinta-feira), 14h30 - Interdição total do km 87,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo ao emboque no túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 27 (quinta-feira), 14h30 - Interdição total do km 100 da BR-040, pista sentido RJ, e do acesso a 
Xerém pela Rua Pastor Manuel Avelino de Souza, em Duque de Caxias. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 28 (sexta-feira), 10h30, 12h30 e 23h - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 28 (sexta-feira), 14h30 -  Interdição total do km 87,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo ao emboque no túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 29 (sábado), 10h30, 12h30 e 23h - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 29 (sábado), 14h30 -  Interdição total do km 87,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo ao emboque no túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

sexta-feira, novembro 21, 2014

Saúde transfere o Dia D da Campanha de Vacinação para a próxima semana

Menos da metade das crianças tomaram as vacinas contra sarampo e poliomielite no estado do Rio. Por conta do feriadão, data mudou do dia 22 para o dia 28 de novembro, com os postos de saúde funcionando sábado

 A vacinação contra a poliomielite e o sarampo continua em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro até o dia 28 de novembro. Mas a Secretaria de Estado de Saúde (SES) mudou o Dia D da Campanha do dia 22 para o próximo sábado, 29 de novembro. A mudança ocorreu por conta do feriado do Dia da Consciência Negra, decretado em todos os municípios fluminenses, de acordo com lei estadual de 2002. Mais de 1.500 postos de saúde serão mobilizados em todos os municípios do estado, ficando abertos no dia 29, das 8h às 17h.

Até o momento, a Campanha de Vacinação imunizou 48% do público para pólio, e 34% para sarampo em todo o estado do Rio de Janeiro. A taxa ainda está distante da meta, que é de imunizar 95% das crianças que fazem parte do público-alvo da campanha contra as duas doenças. A cobertura vacinal em todo país também está baixa, não chegando a 50% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, lembra a importância de uma maior cobertura da vacina para proteger a população do Rio de Janeiro contra as duas doenças.

- A poliomielite já está erradicada no Brasil, mas isso não torna menos importante a imunização. Em alguns países que não tiveram o mesmo cuidado já foram registrados novos casos de paralisia infantil depois de décadas. O mesmo acontece com o sarampo, que voltou a ser notificado em algumas regiões do país. É importante manter a vigilância e as crianças imunizadas. A vacinação continua sendo a melhor forma de prevenção – explica Chieppe.

Vacinação em dia - A vacinação oral (gotinhas) contra a poliomielite tem como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos, ou seja, 4 anos, 11 meses e 29 dias. Os pequenos, acima de seis meses, que estão com a caderneta de vacinação atrasada terão que tomar a vacina inativa injetável primeiro. Já tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) é injetável e direcionada, durante a campanha, a crianças de 1 a menores de 5 anos.

A vacina contra poliomielite não tem contraindicações. No entanto, as crianças com problemas imunológicos e submetidas a transplante de medula óssea devem ser orientadas para a vacinação nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie). O último caso de paralisia infantil foi em 1987, no bairro de Santa Cruz, na capital. Já o último caso de sarampo no estado ocorreu em 2000 e o índice de cobertura vacinal contra a doença é de 95%.

Poliomielite – É uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a a infecção acontece, principalmente, por via oral.

Sarampo – É uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, principalmente em crianças desnutridas. A única forma de prevenção é a vacina.
Fonte: Diário de Petrópolis

quinta-feira, novembro 20, 2014

Crianças com alergia ao leite não devem tomar vacina contra sarampo alerta Ministério da Saude

O Ministério da Saúde alerta as secretarias estaduais e municipais de Saúde que evitem aplicar a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, em crianças com histórico de alergia à proteína do leite de vaca (APVL). A restrição, segundo a pasta, vale apenas para doses fornecidas pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd.

“A informação é preventiva, pois foram notificados alguns casos de reações adversas em crianças que têm alergia ao leite de vaca. Vale ressaltar que todas as crianças passam bem”, garante o ministério, por meio de nota. Crianças com intolerância à lactose do leite podem receber a vacina normalmente.

O comunicado destaca que o laboratório é pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde e fornece, há anos, doses para vários países, inclusive para o Brasil. Todos os lotes da vacina tríplice viral aplicadas no país, segundo o governo, passaram por análise no Instituto de Qualidade em Saúde e foram aprovadas para uso.

“Desde junho deste ano, mais de 4,4 milhões de crianças foram vacinadas com essa tríplice viral no país, e há garantia da segurança da vacina”, destacou a pasta. Entretanto, de acordo com a nota, durante análise da composição da vacina do Serum Institutte foi verificada a presença de lactoalbumina hidrolisada.

Diz a nota: Embora não exista na bula nenhuma contraindicação do seu uso em pessoas que apresentam alergia ao leite de vaca, como medida de precaução, o Ministério da Saúde enviou a todas as secretarias estaduais de Saúde informe técnico recomendando que crianças com histórico de alergia ao leite de vaca não sejam vacinadas com a tríplice viral. Nestas crianças, a vacinação deverá ocorrer em uma data posterior.
Diário de Petrópolis 

quarta-feira, novembro 19, 2014

Vereadores aprovam lei para multar quem descartar lixo na rua

Agora só falta o prefeito Rubens Bomtempo sancionar a lei para que o programa “Petrópolis sem lixo” seja colocado em prática e a Prefeitura possa aplicar multa em quem jogar lixo na rua. O projeto foi aprovado pelos vereadores, que o consideram importante para criar uma nova cultura em Petrópolis sobre o descarte do lixo. O projeto foi apresentado pelo prefeito a partir de uma proposta do vereador Silmar Fortes (PMDB) e, por isso, o líder do governo, vereador Thiago Damaceno (PP), encaminhou favorável as duas emendas apresentadas, afirmando que “é um projeto que pode e deve ser feito de forma conjunta entre Prefeitura e Legislativo”. 
O programa “Petrópolis Sem lixo” tem por objetivo garantir a limpeza da cidade, através de ações de fiscalização e aplicação de medidas administrativas e educacionais pelo poder público, visando inibir e coibir atos de poluição a local público. De acordo com a lei, considera-se ato de poluição em local público o lançamento ou abandono de quaisquer objetos que possam ser caracterizados como lixo ou entulho. 
Com o objetivo de deixar claro o que é lixo e entulho, o governo define na lei o que é cada um. Lixo é tudo aquilo que se deita fora e, ainda, aquilo que não atende à finalidade de sua elaboração, fabricação ou destinação, tais como restos alimentares, vasilhames, invólucros, papéis, placas, cascas, restos de poda, guimbas, pneus, elementos metálicos, carcaças, resíduos, refugos, dejetos e detritos de qualquer origem. 
Entulho são os restos de alvenaria, concreto, madeiras, ferragens, vidros e similares. Local público: as vielas, passagens, servidões, ruas, avenidas, estradas, praças, parques, passeios (calçadas), rios, lagos, cachoeiras e demais bens de uso comum localizados no Município de Petrópolis.
O programa “Petrópolis sem lixo” consiste na implementação de projetos e aplicação de medidas de prevenção, advertência e punição, com a finalidade de prevenir e coibir a prática de atos de poluição a local público, tendo em vista a preservação das condições de limpeza dos mesmos por parte dos cidadãos. As medidas de advertência poderão ser aplicadas, verbalmente ou por escrito, durante 120 dias. Além da advertência, a pessoa que jogar lixo ou entulho na rua poderá sofrer as penalidades previstas no Código Municipal de Posturas, que é o pagamento de multa e com acréscimo de 100%, por ocorrência, no caso de reincidência.
A Prefeitura e a Câmara Municipal se anteciparam ao Congresso Nacional, aprovando a legislação municipal, pois na semana passada foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado projeto de lei que vai obrigar os municípios a aplicarem multas a quem descarta lixo nas vias públicas. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 523/2013 acrescenta à Política Nacional de Resíduos Sólidos a proibição de descarte irregular de resíduos ou rejeitos em vias públicas. Além da proibição de descarte irregular, a proposta do Senado, quando aprovada, vai exigir que os municípios regulamentem a forma correta do descarte e estabeleçam multas para quem descumprir a regra. 
Fonte: Tribuna de Petrópolis

terça-feira, novembro 18, 2014

Cerveja e turismo: duas paixões na criação da Rota Cervejeira

Cerveja e turismo. Duas das maiores paixões modernas motivaram uma iniciativa empresarial que resultou na criação da mais nova rota turística do Rio de Janeiro, estado que historicamente tem cultivado a tradição do bem receber e a cultura cervejeira no país.

Inspirados por aspectos naturais (a beleza da paisagem local) e históricos (o fato de que a cerveja vem sendo consumida na região desde as cortes imperiais), um grupo de empresas da Região Serrana do Estado do Rio de janeiro se reuniu no ano passado e começou a trabalhar em torno da ideia de oferecer ao público um roteiro onde o contato com a cultura cervejeira e a degustação de diferentes estilos da bebida fossem o ponto de partida para incursões turísticas entre as montanhas do Rio de Janeiro.
O objetivo era vir a ter um produto que proporcionasse uma nova forma de experiência para o turista, muito mais rica, integrada e estruturada, bem como possibilitasse a expansão econômica na região a partir da atividade turística em torno da cultura cervejeira, com mais geração de divisas e empregos. Para tanto, as empresas engajadas no projeto, entre as quais as petropolitanas Cervejaria Cidade Imperial e Grupo Petrópolis, criaram a ACCERJ-TUR (Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro).
Cerca de um ano depois, a ACCERJ-TUR lança a Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro, que nasce em uma das regiões mais belas do Brasil, a partir da união de seis municípios e dos produtores de cerveja das Montanhas Fluminenses, incluindo microcervejarias, cervejeiros artesanais, grandes produtores e brewpubs.
Neste primeiro roteiro, dedicado às Serras Fluminenses, as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Santa Maria Madalena oferecem uma experiência única e marcante para turistas amantes da cerveja e que buscam o contato com a natureza e com o patrimônio histórico da região serrana.

História
A história revela que foram os imigrantes europeus os responsáveis pelo início da grande tradição cervejeira na região, começando pela primeira cervejaria do Brasil, fundada por alemães na cidade de Petrópolis, em 1853.
Em Nova Friburgo, imigrantes da Alemanha influenciaram a produção artesanal da bebida. E, em Teresópolis, a primeira indústria do município seria uma cervejaria fundada em 1912, por uma família de origem dinamarquesa.
Não menos importante, a água da Serra Fluminense é elogiada como matéria-prima desde os pioneiros da atividade cervejeira na região.
A Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro é, dessa forma, a melhor maneira de entrar em contato com essa saborosa cultura cervejeira – a primeira do gênero no país.
O roteiro inclui cervejarias de grande porte, microcervejarias, cervejeiros artesanais e brewpubs, que oferecem opções para todos os gostos e estilos.
 Há na região mais de 70 pontos cervejeiros, entre cervejarias, bares e restaurantes, e 60 tipos diferentes de cerveja. 
Para detalhes do roteiro e informações sobre como visitá-lo, o turista pode acessar o site www.rotacervejeirarj.com.br.

LANÇAMENTO
O lançamento oficial da Rota Cervejeira do Estado do Rio de Janeiro acontece hoje no Palácio Guanabara, a partir das 18h, com a presença do governador Luiz Fernando Pezão. 
Logo na sequência ao lançamento, entre os dias 20 e 23 de novembro, a Rota faz sua primeira ação, voltada para o grande público, participando do Mondial de La Bière Rio, versão carioca de um dos maiores e mais importantes festivais cervejeiros do mundo, que acontecerá na capital fluminense. 
Na ocasião, poderão ser degustadas algumas das principais cervejas oferecidas pelo roteiro. O lançamento do novo roteiro turístico durante o Mondial conta com a parceria da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação).  
A Rota tem nesta fase de desenvolvimento o apoio do Sebrae como parceiro de primeira hora. A iniciativa conta com amplo apoio político e empresarial, desde os prefeitos e secretários de Turismo dos municípios envolvidos, por meio do Conselho Turístico Serra Verde Imperial, passando pela forte sustentação do governador e do secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro até o apoio federal, representado pelo ministro do Turismo, Vinícius Lage. 
Para Alexandre Zubaran, executivo do projeto, esse é um caso único, pois já nasce fruto da aliança de importantes produtores cervejeiros com consagrados destinos turísticos, que resulta naturalmente em um produto com potencial para atrair milhões de turistas por ano. “Essa Rota é poderosa porque não é algo inventado, é fruto de uma vocação autêntica e fortemente relacionada ao estilo de vida da região da serra", avalia. 
Zubaran destaca ainda que a região já recebe uma grande quantidade de visitantes, sendo principalmente o turista carioca ou de outros Estados e estrangeiros, a partir do Rio de Janeiro, e que o foco do projeto será explorar a grande atratividade turística local e a diversidade de produtos e experiências do setor Cervejeiro para ampliar a permanência desses turistas. "Queremos expandir a visitação entre cada um desses públicos e, no futuro, construir as bases para um grande Festival Internacional da Cerveja no Rio”, explica Zubaran. 
Cerveja – A produção e comercialização de cervejas movimenta 2% do PIB, o que faz do Brasil o terceiro maior mercado da bebida no mundo. Entre os nichos em expansão está o mercado de cervejas especiais e artesanais, que atrai um público com maior poder aquisitivo. Outras tendências que suportam os investimentos no novo roteiro estão a disseminação da cultura cervejeira e a sofisticação de consumo pela experiência gastronômica, além do aumento da população adulta e do interesse das mulheres por cerveja.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

segunda-feira, novembro 17, 2014

Especialistas esperam melhora no mercado imobiliário após retração

Passadas as eleições, uma pesquisa realizada pelo portal VivaReal com corretores, imobiliárias e incorporadoras apontou estabilização do mercado imobiliário para 2015. A projeção surgiu após questionamento sobre melhora ou piora na área, na qual 46% dos entrevistados optaram pela opção de desaceleração do mercado, apesar da estabilização do preço para 56% dos entrevistados. Em Petrópolis, os profissionais da área têm perspectivas favoráveis para o próximo ano. 
“Do jeito que está não pode ficar. Estou há 35 anos trabalhando no ramo e sempre tive uma visão otimista de futuro. Para 2015, esperamos que o mercado melhore, pois tivemos um ano complicado, apesar de estarmos em uma fase melhor, como a estabilização atual e um bom momento para a compra de imóveis”, explica o conselheiro fiscal da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, Josias Francisco dos Santos. 
A pesquisa feita pelo VivaReal em todo o Brasil abordou pontos como preço, número de transações, demanda para venda e aluguel, financiamento, políticas públicas e incentivos do governo a novos empreendimentos. “É importante ressaltar que existe um pessimismo no mercado de imóveis devido ao 2º trimestre de 2014, em que os números não foram tão bons quanto o esperado. Entretanto, já podemos notar uma recuperação no 3º trimestre e a tendência é que continue desta maneira”, analisa Lucas Vargas, vice-presidente comercial da empresa.
Quando o assunto foi transações de venda e aluguel, 38% acreditam na diminuição dos números, bem como a quantidade de pessoas interessadas em comprar e alugar imóveis, que corresponde a 39%. Já sobre financiamento, políticas públicas para habitação e inventivos do governo para novos empreendimentos, os dados convergem para a estabilidade, momento atual do mercado de Petrópolis. 
A corretora de imóveis e 2ª vice-presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Petrópolis, Neuza Holtz, avalia o ano de 2014 como incomum. “Copa do Mundo, eleições e toda as mudanças que ocorreram ao longo deste ano o distinguiu dos demais. O mercado é flutuante, mas acreditamos na sua normalização e temos esperança de um 2015 melhor”, finalizou.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

domingo, novembro 16, 2014

Petrópolis entre as cidades com melhor custo-benefício do mundo

Petrópolis acaba de ser apontado como um dos destinos com a melhor relação custo-benefício para 2015, no estudo anual realizado pelo grupo Trivago, maior comparador de preços de hoteis do mundo. A Cidade Imperial aparece na 58ª posição das 100 ranqueadas, com índice de 92,14%, ficando, no Brasil, atrás, apenas, de Ouro Preto (MG), que ficou na 46ª posição do ranking. Outra cidade que também aparece representando o país, é Curitiba (PR), na 89ª posição.
O ranking também listou os hotéis por continente, o que garante a Petrópolis a oitava posição em toda a América do Sul e a segunda no Brasil. De acordo com o estudo, o preço médio para uma estadia em Ouro Preto é de R$ 250 para uma diária para duas pessoas em um quarto standard. Já em Petrópolis, o valor sobe um pouco: média de R$ 252, enquanto que em Curitiba, a tarifa é quatro reais mais baixa – R$ 248.
Gerente de marketing da empresa, Isadora Alfers, explica que o índice é baseado em um algoritmo que leva em conta o tHPI (Índice de Preços de Hóteis trivago) e o Ranking de Reputação. “A classificação é apresentada em uma escala de 0 a 100, incluindo destinos com, no mínimo, 50 hotéis e 150 avaliações. Os preços médios calculados se referem ao período entre novembro de 2013 e outubro de 2014 e são baseados no tHPI, que mostra a variação de preço médio de acomodações para duas pessoas nas principais cidades”, contou.

Notícia recebida com otimismo
A notícia foi recebida com otimismo por pessoas ligadas na área no município. O presidente interino do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Rogério Elmor, considerou a informação como uma bela surpresa. “Petrópolis carrega uma injusta fama de ter uma hotelaria cara. A relação custo-benefício não trata só de bons preços, e sim do que se paga pelo que se tem de retorno. Isso comprova que não temos uma hotelaria cara e sim de alta qualidade, que é merecidamente reconhecida por turistas de forma espontânea”, destacou. 
Para a gerente do Grande Hotel, Bianca Ghidini, a colocação no ranking é o reflexo do trabalho realizado por toda a rede de hotelaria do município. “São apenas três cidades em todo o Brasil e estarmos nesse ranking mostra o resultado de um trabalho feito com competência. Petrópolis tem uma característica ímpar pela sua história e pelos espaços turísticos, ter uma rede hoteleira fortalecida é essencial para a cidade”, declarou.

Mais um reconhecimento na área 
O município foi reconhecido pelo Ministério do Turismo como um dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional no país em 2007 e anualmente é avaliado pelo MTur e FGV segundo o Índice de Competitividade. Em toda a cidade, são 5.545 leitos, aumento de 2,5% em relação a 2013. A cidade conta com 108 locais de hospedagem, sendo hotéis, pousadas e albergues. Este ano, houve aumento de 7% no número de hospedaria, em relação ao ano passado.
“Este destaque da Trivago, concedido à hotelaria de Petrópolis é um forte indicador do avanço do desempenho do município no competitivo mercado turístico internacional”, declarou a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Evany Noel. 
Segundo Evany, o Comtur pretende dar continuidade e fortalecer as ações de seu grupo de trabalho sobre qualificação de mão de obra e empregabilidade e ao apoio à divulgação dos cursos do Pronatec Turismo, realizados em Petrópolis sob a responsabilidade da Fundação de Cultura e Turismo e do Senac. “A capacitação é um dos importantes elementos para Petrópolis continuar atingindo altos índices de competitividade no mercado turístico”, destacou a presidente. 
Thaís Ferreira, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP) acredita que o índice é reflexo da boa infraestrutura. “Mostra como o turismo está aquecido. Isso fortalece a cidade, de uma maneira geral, já que faz com que os empresários das outras áreas também atuem fortalecendo seus empreendimentos. Percebo que os serviços tem ampliado e saber que temos a qualidade e que o turismo é reconhecido”, finalizou.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 


sábado, novembro 15, 2014

Empresários pedem aumento nas passagens de ônibus

Foto: Alexandre Carius
Os empresários de ônibus de Petrópolis estão pedindo um reajuste de R$ 0,45 na passagem de ônibus, com isso ela passaria dos atuais R$ 2,80 para R$ 3,25. O último aumento aconteceu em abril, quando passou de R$ 2,65 para o atual valor, sendo que a decisão pelo reajuste ficou atrelado a implantação da integração total do sistema de transporte público da cidade. O pedido de reajuste foi apresentado esta semana ao Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (Comutran), por um representante da Setranspetro e será discutido na próxima reunião do conselho.

O vereador Reinaldo Meirelles (PTB) que participa da reunião, contou que o ofício do Setranspetro foi entregue ao final da reunião, quando entrou em pauta os assuntos diversos. De acordo com o vereador, entre os argumentos apresentados justificando o reajuste da passagem está o aumento de salário dos motoristas e cobradores, dos insumos e do combustível. 
“Em março, quando o Conselho aprovou o aumento, apresentei a proposta para que a decisão fosse adiada até a aprovação do reajuste do salário dos motoristas e cobradores, que aconteceu nos meses seguintes. O que havia dito, está acontecendo agora, quando pedem um amento colocando o reajuste do salário dos motoristas”, comentou o vereador, frisando que ainda é preciso discutir o assunto.
Apesar do Comutran ser consultivo e não deliberativo, em março, quando houve a discussão do aumento, o prefeito Rubens Bomtempo tinha declarado que somente daria o reajuste se o mesmo fosse aprovado no Conselho. Esta decisão do prefeito, fez com que a reunião do Comutran naquele momento tivesse a representação de todos os conselheiros e apesar da proposta da Câmara de Vereadores para adiar a decisão por duas reuniões, a maioria dos conselheiros aprovaram o aumento por causa da integração total do sistema. 
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

sexta-feira, novembro 14, 2014

Cresce o número de acidentes de trânsito

O número de acidentes de trânsito na cidade aumenta a cada dia. Informações divulgadas pelo Hospital Santa Teresa (HST) revelam que só em outubro, 72 pessoas se envolveram em acidentes de moto, carro e também foram vítimas de atropelamento. Destas, um homem, que sofreu acidente de moto, morreu. A estatística mostra, ainda, que a maioria dos acidentados no mês de outubro foi encaminhada para a unidade por causa de acidentes de moto. Foram 31 pessoas envolvidas em acidentes com motocicleta, enquanto 28 se envolveram em colisões de carro e 13 foram vítimas de atropelamento. O número é maior do que o registrado em setembro, quando 51 pessoas foram levadas para o hospital depois de sofrerem acidente no trânsito. Já o maior registro de acidentes aconteceu em fevereiro, quando 98 pessoas foram encaminhadas para a unidade. 
De janeiro até outubro, 653 pessoas deram entrada no HST por se envolverem em acidentes no trânsito. O número mostra que mais de duas pessoas se envolvem em acidentes na cidade por dia. A estatística, continua acompanhando o que foi divulgado em 2013, quando o hospital atendeu 885 pessoas provenientes de trauma. Destas, 15 morreram.
Os dados revelam ainda que a maioria das vítimas é homem. Do total de acidentes registrados este ano, 238 homens foram encaminhados para a unidade após sofrerem acidente de moto, 182 de carro e 57 por atropelamentos. Já o número de mulheres envolvidas foi de 96 correspondente aos acidentes de carro, 48 de moto e 32 por atropelamento. 
A estatística mostra ainda que os homens com mais de 25 anos são maioria entre as vítimas de acidentes no trânsito e que a maior parte dos atendimentos feitos pelo hospital são por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quinta-feira, novembro 13, 2014

Pesquisa aponta baixo uso de preservativos

Uma preliminar de pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgada nesta semana, aponta que homens que fazem sexo com outros homens fazem parte do grupo de risco com aumento no número de casos de HIV. Segundo o grupo assistencial SOS Vida de Petrópolis, o problema não é a falta de informação, mas o descuido.
Antônio Carlos de Souza Pires, do SOS Vida, contou que o grupo de risco atinge a faixa etária de 12 à 25 anos, e segundo ele, 50% das pessoas nesta idade são infectadas com o vírus da Aids. “Aquele pensamento de que 'comigo não vai acontecer' ainda é o principal motivo. Mas é uma pergunta sem resposta. Tem informação, facilidades para pegar preservativos na rede pública gratuitamente. Este ainda é um grande problema”, disse Antônio Carlos.
Segundo ele, o Ministério da Saúde estima que sejam 12 mil pessoas infectadas por ano. Um número alarmante. O estudo, inédito, quer descobrir por que não para de crescer o número de casos de HIV entre este público. Segundo a pesquisa, a taxa de soropositivos chegou a 16,5%, ante 10% esperados, inseridos num perfil de jovens entre 25 e 26 anos, quando a expectativa era a faixa dos 30. São homens com nível de escolaridade alto, que têm um parceiro estável, além de um ou dois ocasionais. Mesmo sem o uso de preservativo, os entrevistados não se acham em risco.
Não pessoas que não viveram o início da pandemia e acham que não correm o risco de também serem infectados pela doença. Este é ainda motivo de muitos estudos e de grande dificuldade para os governos que disponibilizam a forma de prevenção, a camisinha, gratuitamente”, disse Antônio Carlos.

O preservativo pode ser solicitado nos Postos de Saúde da Família e também no Centro de Saúde que fica no centro de Petrópolis. Além disso, no Programa de Aids da prefeitura, a camisinha também é distribuída gratuitamente.

Tribuna de Petrópolis

quarta-feira, novembro 12, 2014

Primeiro encontro foi realizado na segunda-feira, na Escola Municipal Hercília Moretti

Voltar

Primeiro encontro foi realizado na segunda-feira, na Escola Municipal Hercília Moretti
Moradores de Corrêas e Pedro do Rio estão tendo a oportunidade de conhecer e discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico. Audiências públicas estão sendo realizadas pela Prefeitura, desde segunda-feira, nas duas comunidades. As discussões foram divididas por temas: abastecimento de água e esgotamento sanitário e resíduos sólidos e drenagem.

O primeiro encontro reuniu em Corrêas representantes do governo, concessionária Águas do Imperador e sociedade civil. De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Robson Cardinelli, as audiências são oportunidades para que os cidadãos dêem a sua contribuição para avaliação e inclusão no plano. “Com as audiências, nossa intenção é garantir ainda mais discussão ao tema, permitindo que a população dê sua contribuição. Após essa última fase, vamos finalizar o plano e encaminhar para a Câmara Municipal”, explica o secretário, lembrando que a primeira audiência pública sobre o tema foi realizada em agosto, na Universidade Católica de Petrópolis.
O presidente da Associação de Moradores do Castelo São Manoel, Sérgio Gonçalves, participou da reunião e, na ocasião, destacou a importância da iniciativa. “Essa é uma oportunidade de moradores das comunidades tomarem conhecimento do que está sendo feito pelo poder público para o progresso de todo o município”, disse Sérgio.
O Plano Municipal de Saneamento Básico vai estabelecer diretrizes para as políticas públicas nessa área durante os próximos 20 anos. O texto preliminar está pronto e disponível para consulta no site oficial do governo municipal (www.petropolis.rj.gov.br). Com as audiências públicas, a intenção é que o município possa apresentar o documento e recolha sugestões para, se necessário, complementar o texto, de forma que o plano contemple efetivamente as principais necessidades dos petropolitanos.
Nesta semana, ainda haverá dois encontros. Nesta quarta-feira, dia 12 a audiência será em Corrêas, na Escola Municipal Hercília Moretti, e na quinta, dia 13, em Pedro do Rio, na Escola Municipal Monsenhor João de Deus. Em ambos os dias o encontro começará às 18h30.
A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, assim como a política municipal de saneamento básico, está prevista na Lei 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para os serviços, incluindo a universalidade do direito de acesso, com qualidade e continuidade. A lei também define as obrigações e responsabilidades do poder público e dos prestadores de serviço, além de ressaltar a importância de que todo o processo seja desenvolvido de forma integrada com as políticas sociais, habitacionais, de transporte, de recursos hídricos e de educação.
Entende-se por saneamento básico questões relacionadas ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
Fonte: Diário de Petrópolis




Voltar

terça-feira, novembro 11, 2014

Programação de interdições na BR-040 na semana de 11 a 15.11

OBRAS DA NOVA SUBIDA DA SERRA DA BR-040
Confira a programação de interdições ao tráfego na rodovia causadas pelas obras da Nova Subida da Serra da BR-040. Evite retenções no trecho:
Dia 11 (terça-feira), 10h30, 12h30 e 23h - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 11 (terça-feira), 14h30 -  Interdição total do km 87,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo ao emboque no túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 11 (terça-feira), 14h30  - Interdição total do km 94 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 12 (quarta-feira), 10h30, 12h30 e 23h - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 12 (quarta-feira), 14h30 - Interdição total do km 87,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo ao emboque no túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos. 
Dia 12 (quarta-feira), 14h30 - Interdição total do km 100 da BR-040, pista sentido RJ, e do acesso a Xerém pela Rua Pastor Manuel Avelino de Souza, em Duque de Caxias. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 13 (quinta-feira), 10h30, 12h30 e 23h - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 13 (quinta-feira), 14h30 -  Interdição total do km 87,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo ao emboque no túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 13 (quinta-feira), 14h30 - Interdição total do km 94 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 14 (sexta-feira), 10h30, 12h30 e 23h - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 14 (sexta-feira), 14h30 -  Interdição total do km 87,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo ao emboque no túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 14 (sexta-feira), 14h30 - Interdição total do km 100 da BR-040, pista sentido RJ, e do acesso a Xerém pela Rua Pastor Manuel Avelino de Souza, em Duque de Caxias. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 15 (sábado), 10h30, 12h30 e 23h - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.

Fonte: Diário de Petrópolis

segunda-feira, novembro 10, 2014

SECA - Em Petrópolis menos de 1% da população é atingida pela estiagem

Atualmente, o sistema de abastecimento em Petrópolis opera com 90% da capacidade, e apesar das altas temperaturas ocorridas nas últimas semanas, menos de 1% da população atendida pela concessionária teve problemas de abastecimento. 
 Sistemas alternativos de abastecimento
Há anos a estiagem não provoca desabastecimento significativo pois em 1998, ao assumir o saneamento de Petrópolis, Águas do Imperador investiu na construção de dois sistemas alternativos de abastecimento – Ponte de Ferro e Rio da Cidade – que agregam ao sistema 30% do volume total distribuído diariamente que é de 61,8 milhões de litros. Além desses dois sistemas, outro investimento que minimizou muito as conseqüências da estiagem esse ano foi a obra de interligação dos seis principais sistemas de abastecimento. A obra concluída no final de 2013 permite a adução de água de um sistema para outro. Os principais sistemas são: Centro, Mosela, Bonfim, Itaipava, Pedro do Rio e Posse. Depois de interligados, é possível enviar água da Mosela para Itaipava, de Pedro do Rio para o Centro, do Centro para Correas, por exemplo, minimizando a os efeitos da escassez pontual.
Aguas do Imperador abastece 91,3% da população e as obras de expansão de abastecimento deverão ocorrer nos distritos, incluindo especialmente Araras.
Fonte:Diário de Petrópolis