quinta-feira, novembro 06, 2014

Passagens de ônibus podem aumentar

O aumento no valor do combustível, que deve ser anunciado ainda nesta semana, pode influenciar também no preço das passagens na cidade. Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro), diante do possível reajuste, as empresas já estão fazendo os cálculos a respeito dos impactos sobre o custo no sistema de transporte. 
Atualmente, seis empresas de transporte coletivo atuam no município: Turb, Cidade Real, Petro Ita, Cidade das Hortênsias, Viação Cascatinha e Transpal. De acordo com o Setranspetro, elas vêm acumulando déficits no último ano. Um dos motivos que mais impactou as empresas, de acordo com o Sindicato, foi o acordo coletivo da categoria, que aconteceu em abril, e aumentou o salário dos funcionários em 7%, além da cesta básica, que teve um aumento de 15%. Além disso, o Setranspetro citou a implantação do sistema de integração total, que desde que foi implantado, também em abril desse ano, aumentou em 165% o número de registros de integração por mês. Ou seja, antes desta implantação eram 170 mil registros mensais e, depois, passou a ser de 450 mil. Com isso, o Sindicato disse que as empresas deixam de faturar com as tarifas.
As empresas também verificaram queda de demanda no transporte coletivo com relação ao ano passado. Alguns motivos foram os feriados, a Copa do Mundo e a paralisação dos rodoviários no início do ano.
O sindicato também acrescentou que alguns insumos que compõem a estrutura de custo dos coletivos, como os pneus, também tiveram seus valores elevados. E afirmou que os engarrafamentos também aumentam os custos operacionais.
O valor do aumento do combustível ainda é desconhecido. Ontem, a Tribuna entrou em contato com a assessoria de imprensa da Petrobras, a fim de obter alguma novidade sobre o assunto, mas foi informada, por e-mail, que estava acontecendo uma reunião do Conselho Administrativo da companhia, cuja pauta era desconhecida, e caso houvesse algum fato relevante seria divulgado ao mercado e à imprensa.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: