domingo, novembro 23, 2014

Muito movimento: trânsito parado em Itaipava

Foto: Alexandre Carius
O trânsito no distrito de Itaipava voltou a causar transtornos aos motoristas, principalmente para quem trabalha em diferentes cidades. Por volta das 11h de ontem, o congestionamento chegou à reta de Itaipava. Para quem seguia sentido Centro, o tempo médio para chegar até Bonsucesso foi de 40 minutos. Nos horários de pico a situação é ainda pior e o trajeto  pode levar quase uma hora para ser percorrido.

Apesar da grande insatisfação, quem trabalha na beira da estrada vendendo mercadorias para os motoristas afirma que momentos  assim proporcionam um grande faturamento. Esse é o caso do vendedor de abacaxi Ancelmo Marvila, que atua próximo ao trevo de  Bonsucesso e aproveitou a sexta-feira tumultuada no local para garantir boas vendas. “Sei que para a maior parte das pessoas quando o trânsito está assim é muito ruim, mas no meu caso é ótimo. Como está quente e os carros estão literalmente parados, eu vou cortando os abacaxis na hora e ofereço para os clientes experimentarem. E quase sempre consigo vender. Até mesmo pela qualidade do produto, que é de primeira”, disse orgulhoso. 
Já para o motorista Erval da Silva, que precisa passar duas vezes por semana em Itaipava, a situação foi classificada como insuportável. “Apesar de não vir com muita frequência, sem dúvida sinto as dificuldades no trânsito quando preciso passar por aqui, hoje então está péssimo. Isso custa tempo e dinheiro, acredito que falta estrutura do município para receber as pessoas'”, relatou. 
Um levantamento feito pela Prefeitura, por meio do Disque Turismo, da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, comprovou o grande movimento na cidade, principalmente devido ao feriado prolongado do Dia da Consciência Negra. Segundo os dados, a lotação de hotéis e pousadas no primeiro distrito variou entre 90 e 100% e no segundo distrito entre 80 e 90%. 
De acordo com o vice-presidente de hotelaria do Convention & Visitors Bureau, Rogério Elmor, os turistas têm reclamado muito do problema. Alguns, inclusive, estariam deixando de ir ao centro de Itaipava por não aguentarem o trânsito, prejudicando o comércio local. “Estamos elaborando um trabalho 
junto à prefeitura para conseguirmos uma ronda de motos na região para diminuirmos pelo menos as irregularidades. Até porque, muita gente que reclama, ajuda a piorar a situação por também não respeitar as leis de trânsito”, ressaltou.
A falta de fiscalização fez com que recuassem com o projeto Corredor do Turismo. “Nós percebemos que se não houver um ordenamento do trânsito não adianta. Se as irregularidades pararem, resolve pelo menos 40% do problema, mas claro que é uma área que precisa urgentemente de obras de infraestrutura. Por isso, estamos pleiteando junto à Secretaria de Planejamento essa fiscalização”, relatou Rogério Elmor.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que guardas civis estão atuando na região. Ontem, diz a nota, duas equipes iniciaram os trabalhos no local ainda pela manhã. Durante a tarde, o grupo foi reforçado com mais uma equipe. A CPTrans informou que trabalha em projetos pontuais com o objetivo de garantir mais fluidez ao trânsito na região. Entre as ações já realizadas está a instalação de proteção de pista, impedindo o cruzamento em Bonsucesso. A companhia discute com moradores e comerciantes outras intervenções. Além disso, busca recursos para a realização de outras obras, mais complexas.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: