quarta-feira, novembro 05, 2014

Ônibus com ar condicionado desligado gera reclamações

Passageiros reclamam do mau funcionamento do ar condicionado dos ônibus de linhas executivas que atendem à região dos distritos. Na semana passada, a Tribuna recebeu inúmeras denúncias de usuários das linhas 770 Posse Gaby e 774 Rio Bonito. Nossa equipe viajou nessas linhas e constatou que em alguns horários, certos coletivos mantiveram o equipamento desligado.    
Na noite de quarta-feira (29), o coletivo de número 6102, que saiu do Centro, no horário de 20h, com destino ao Gaby, não contou com o serviço de refrigeração do ar. Em todo o percurso, de mais de 40 quilômetros, o equipamento não foi ligado em nenhum momento.  
Na tarde de quinta-feira (30), o carro de número 6108 da empresa Turb - Transportes Urbanos, que saiu do centro da cidade com destino à Posse, no horário de 17h20, deixou os passageiros sem ar condicionado, numa temperatura de 31ºC. A passageira Maria Olívia dos Santos, que mora em Bonsucesso, conta que passou dificuldade com sua filha de oito meses, dentro do ônibus.  "Eu peguei o executivo justamente porque ele é confortável e tem o ar refrigerado. E se conto ninguém acredita. Eu com minha filha bebê no colo, suando, tive que descer antes  do meu ponto e pegar o 700 (Ônibus convencional), porque o executivo tava tão lotado que o pouco vento que tinha das janelas abertas não circulava. Pediram o motorista pra ligar o ar, mas não sei por qual motivo ele não ligou. Isso é mais do que desrespeito. Se o ar não funciona, então eles tinham que colocar outro carro no lugar", desabafou, indignada.
O autônomo Marcos Kronemberger Silva, de 56 anos, também ficou revoltado com o calor que passou dentro de um veículo da mesma linha. "Pro meu azar, sempre viajo no 6106, e  o ar dele nunca funcionou. Sou passageiro dessa linha (770-Posse Gaby) há meses, e realmente isso está vergonhoso. Eu só não vou no 700 (Itaipava x Centro) porque moro em Pedro do Rio, e ter que parar no Terminal de Itaipava é muito cansativo", contou.
A Turb informou, por meio da assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Petrópolis (Setranspetro), que faz a manutenção preventiva e  corretiva regularmente em seus coletivos, e que nas últimas avaliações, os carros de número 6102 e 6106 não apresentaram quaisquer problemas com relação ao equipamento de ar condicionado. Já o coletivo 6108, apresentou uma falha que faz o sistema desarmar involuntariamente. Segundo a empresa, o problema já está sendo resolvido. 
A viação ressaltou que orienta os motoristas a manter o ar condicionado ligado em dias de temperatura mais elevada, e ainda fez um apelo: "Pedimos aos passageiros para que não abram a  janela dos ônibus enquanto o ar tiver ligado, porque isso prejudica o desempenho e faz o sistema apresentar falhas com mais frequência", foi o que disse a assessora do Setranspetro, Carla Rivetti.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: