domingo, novembro 09, 2014

Primeira semana do Novembro Azul é sucesso

Foto: Thaciana Ferrante
A Campanha do Novembro Azul, que começou no dia primeiro e está sendo promovida pelo laboratório de análises clínicas Clipar Life, realizou até ontem aproximadamente 53 exames de PSA Total. Em Petrópolis, as quatro unidades do estabelecimento estão atendendo, em média, 10 pessoas por dia solicitando o serviço, número bem superior se comparado ao ano passado, tendo em vista que em 2013 foram feitos 10 exames ao longo de todo o mês. Quem trabalha na área da Saúde comemora a quantidade cada vez maior de homens conscientes sobre a importância da prevenção.

Outro ponto percebido pelos profissionais é a colaboração significativa das mulheres como incentivadoras, pois grande parte delas tem procurado o laboratório para levar as especificações com relação ao preparo que deve ser feito antes do exame para seus maridos, pais, tios e até amigos. Esta é a segunda vez que o Clipar Life realiza a campanha, disponibilizando gratuitamente os testes para homens a partir dos 35 anos de idade. O objetivo para 2014 é conseguir mobilizar cerca de 2 mil homens para fazer o PSA Total. 
O porteiro Robson Antônio dos Santos aproveitou a sexta-feira para deixar a saúde em dia. “Ano passado fiz o meu primeiro exame. O teste é como se fosse um exame de sangue, então, é bem tranquilo. Na minha opinião, todas as medidas que geram algum tipo de prevenção são muito importantes, no meu caso mais ainda, tendo em vista que meu pai já teve câncer de próstata. Na época, ele descobriu a doença já avançada e, por isso, passou por momentos bem delicados devido à quantidade de sessões de radioterapia que precisou fazer. Graças a Deus hoje ele está bem e eu me cuido para evitar passar pelo mesmo problema. Esse câncer é silencioso, então, é essencial que os homens se previnam”, ressaltou. 
De acordo com a organizadora do projeto, Vânia de Oliveira Almeida, antes mesmo do início da ação todas as unidades receberam diariamente diversos pacientes querendo se informar sobre a iniciativa. Em alguns casos a coleta do sangue foi feita antecipadamente, levando em conta a disponibilidade da pessoa. Todos os 25 funcionários do laboratório serão disponibilizados para realizar os testes, que ficam prontos dentro de quatro dias. 
Apesar de temido por muitos homens, pois o teste muitas vezes é confundido com o de toque, o exame é capaz de indicar o câncer de próstata, por isso sua importância. “Uma pesquisa feita em São Paulo constatou que a cada seis homens, pelo menos um tem câncer de próstata”, alertou. 
Para participar basta levar a carteira de identidade e preencher um formulário que será entregue no próprio laboratório. É necessário estar quatro horas em jejum. Se a pessoa tiver feito o exame de toque retal, ela tem que esperar dois dias para realizar o teste e não pode ter tido relações sexuais nos últimos dois dias. Caso tenha realizado uma ultrassonografia transretal ou atividade física, é preciso aguardar um dia. Já se o homem tiver feito uma biópsia de próstata ou massagem de próstata será necessário esperar até 30 dias para poder fazer o teste.
A ideia foi baseada em uma ação que já é promovida em Minas Gerais pelo próprio laboratório. “Como começamos esse movimento em 2013, este ano percebemos uma procura bem maior dos homens, o que é ótimo. A intenção é conscientizar esse público e disseminar a prevenção”, ressaltou. O laboratório funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 10h30, e aos sábados até as 10h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2244-88632236-2248 ou 2221-1472

Entenda a doença

O câncer de próstata é o mais incidente na população depois do câncer de pele. É uma doença na qual ocorre o desenvolvimento de um tumor na próstata, que é uma glândula do sistema reprodutor 
masculino. Isso ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle. Essas células podem se espalhar a partir da próstata em direção a outras partes do corpo, a chamada metástase, especialmente nos ossos e linfonodos. Por isso, a importância da prevenção. De 
início a doença não apresenta sintomas, mas quando já está em estágio mais avançado, o câncer pode causar dor, dificuldade em urinar, disfunção erétil, entre outros sintomas. 
De acordo com o urologista Rafael Gabrich, o diagnóstico precoce é a única forma do homem ficar curador. “Diferente do câncer de colo de útero, que tem como se prevenir a ponto de evitar, no de próstata o que é possível fazer é o diagnóstico na fase inicial. Depois que a doença está avançada existe um controle, mas não tem cura e fatalmente o paciente irá a óbito”, explicou.
Para identificar a doença logo no início é indispensável a realização de alguns exames. “O PSA Total, o PSA livre, e o toque retal são essenciais, já a ultrassonografia da próstata pode ser evitada, caso no exame de toque não seja identificada nenhuma anomalia. Apesar da necessidade desses exames, os homens ainda têm muita dificuldade em procurar ajuda, mas tenho notado que aos poucos o preconceito está bem menor e a conscientização cada vez maior. O indicado para aqueles que já têm predisposição genética é que comecem a prevenção aos 40 anos, já os que não têm podem iniciar aos 45”, afirmou.
O principal tratamento contra a doença é a cirurgia prostática, onde a próstata é retirada, junto com as vesículas seminais, além da radioterapia. 
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: