segunda-feira, novembro 17, 2014

Especialistas esperam melhora no mercado imobiliário após retração

Passadas as eleições, uma pesquisa realizada pelo portal VivaReal com corretores, imobiliárias e incorporadoras apontou estabilização do mercado imobiliário para 2015. A projeção surgiu após questionamento sobre melhora ou piora na área, na qual 46% dos entrevistados optaram pela opção de desaceleração do mercado, apesar da estabilização do preço para 56% dos entrevistados. Em Petrópolis, os profissionais da área têm perspectivas favoráveis para o próximo ano. 
“Do jeito que está não pode ficar. Estou há 35 anos trabalhando no ramo e sempre tive uma visão otimista de futuro. Para 2015, esperamos que o mercado melhore, pois tivemos um ano complicado, apesar de estarmos em uma fase melhor, como a estabilização atual e um bom momento para a compra de imóveis”, explica o conselheiro fiscal da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, Josias Francisco dos Santos. 
A pesquisa feita pelo VivaReal em todo o Brasil abordou pontos como preço, número de transações, demanda para venda e aluguel, financiamento, políticas públicas e incentivos do governo a novos empreendimentos. “É importante ressaltar que existe um pessimismo no mercado de imóveis devido ao 2º trimestre de 2014, em que os números não foram tão bons quanto o esperado. Entretanto, já podemos notar uma recuperação no 3º trimestre e a tendência é que continue desta maneira”, analisa Lucas Vargas, vice-presidente comercial da empresa.
Quando o assunto foi transações de venda e aluguel, 38% acreditam na diminuição dos números, bem como a quantidade de pessoas interessadas em comprar e alugar imóveis, que corresponde a 39%. Já sobre financiamento, políticas públicas para habitação e inventivos do governo para novos empreendimentos, os dados convergem para a estabilidade, momento atual do mercado de Petrópolis. 
A corretora de imóveis e 2ª vice-presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Petrópolis, Neuza Holtz, avalia o ano de 2014 como incomum. “Copa do Mundo, eleições e toda as mudanças que ocorreram ao longo deste ano o distinguiu dos demais. O mercado é flutuante, mas acreditamos na sua normalização e temos esperança de um 2015 melhor”, finalizou.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: