terça-feira, novembro 18, 2014

Cerveja e turismo: duas paixões na criação da Rota Cervejeira

Cerveja e turismo. Duas das maiores paixões modernas motivaram uma iniciativa empresarial que resultou na criação da mais nova rota turística do Rio de Janeiro, estado que historicamente tem cultivado a tradição do bem receber e a cultura cervejeira no país.

Inspirados por aspectos naturais (a beleza da paisagem local) e históricos (o fato de que a cerveja vem sendo consumida na região desde as cortes imperiais), um grupo de empresas da Região Serrana do Estado do Rio de janeiro se reuniu no ano passado e começou a trabalhar em torno da ideia de oferecer ao público um roteiro onde o contato com a cultura cervejeira e a degustação de diferentes estilos da bebida fossem o ponto de partida para incursões turísticas entre as montanhas do Rio de Janeiro.
O objetivo era vir a ter um produto que proporcionasse uma nova forma de experiência para o turista, muito mais rica, integrada e estruturada, bem como possibilitasse a expansão econômica na região a partir da atividade turística em torno da cultura cervejeira, com mais geração de divisas e empregos. Para tanto, as empresas engajadas no projeto, entre as quais as petropolitanas Cervejaria Cidade Imperial e Grupo Petrópolis, criaram a ACCERJ-TUR (Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro).
Cerca de um ano depois, a ACCERJ-TUR lança a Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro, que nasce em uma das regiões mais belas do Brasil, a partir da união de seis municípios e dos produtores de cerveja das Montanhas Fluminenses, incluindo microcervejarias, cervejeiros artesanais, grandes produtores e brewpubs.
Neste primeiro roteiro, dedicado às Serras Fluminenses, as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Santa Maria Madalena oferecem uma experiência única e marcante para turistas amantes da cerveja e que buscam o contato com a natureza e com o patrimônio histórico da região serrana.

História
A história revela que foram os imigrantes europeus os responsáveis pelo início da grande tradição cervejeira na região, começando pela primeira cervejaria do Brasil, fundada por alemães na cidade de Petrópolis, em 1853.
Em Nova Friburgo, imigrantes da Alemanha influenciaram a produção artesanal da bebida. E, em Teresópolis, a primeira indústria do município seria uma cervejaria fundada em 1912, por uma família de origem dinamarquesa.
Não menos importante, a água da Serra Fluminense é elogiada como matéria-prima desde os pioneiros da atividade cervejeira na região.
A Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro é, dessa forma, a melhor maneira de entrar em contato com essa saborosa cultura cervejeira – a primeira do gênero no país.
O roteiro inclui cervejarias de grande porte, microcervejarias, cervejeiros artesanais e brewpubs, que oferecem opções para todos os gostos e estilos.
 Há na região mais de 70 pontos cervejeiros, entre cervejarias, bares e restaurantes, e 60 tipos diferentes de cerveja. 
Para detalhes do roteiro e informações sobre como visitá-lo, o turista pode acessar o site www.rotacervejeirarj.com.br.

LANÇAMENTO
O lançamento oficial da Rota Cervejeira do Estado do Rio de Janeiro acontece hoje no Palácio Guanabara, a partir das 18h, com a presença do governador Luiz Fernando Pezão. 
Logo na sequência ao lançamento, entre os dias 20 e 23 de novembro, a Rota faz sua primeira ação, voltada para o grande público, participando do Mondial de La Bière Rio, versão carioca de um dos maiores e mais importantes festivais cervejeiros do mundo, que acontecerá na capital fluminense. 
Na ocasião, poderão ser degustadas algumas das principais cervejas oferecidas pelo roteiro. O lançamento do novo roteiro turístico durante o Mondial conta com a parceria da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação).  
A Rota tem nesta fase de desenvolvimento o apoio do Sebrae como parceiro de primeira hora. A iniciativa conta com amplo apoio político e empresarial, desde os prefeitos e secretários de Turismo dos municípios envolvidos, por meio do Conselho Turístico Serra Verde Imperial, passando pela forte sustentação do governador e do secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro até o apoio federal, representado pelo ministro do Turismo, Vinícius Lage. 
Para Alexandre Zubaran, executivo do projeto, esse é um caso único, pois já nasce fruto da aliança de importantes produtores cervejeiros com consagrados destinos turísticos, que resulta naturalmente em um produto com potencial para atrair milhões de turistas por ano. “Essa Rota é poderosa porque não é algo inventado, é fruto de uma vocação autêntica e fortemente relacionada ao estilo de vida da região da serra", avalia. 
Zubaran destaca ainda que a região já recebe uma grande quantidade de visitantes, sendo principalmente o turista carioca ou de outros Estados e estrangeiros, a partir do Rio de Janeiro, e que o foco do projeto será explorar a grande atratividade turística local e a diversidade de produtos e experiências do setor Cervejeiro para ampliar a permanência desses turistas. "Queremos expandir a visitação entre cada um desses públicos e, no futuro, construir as bases para um grande Festival Internacional da Cerveja no Rio”, explica Zubaran. 
Cerveja – A produção e comercialização de cervejas movimenta 2% do PIB, o que faz do Brasil o terceiro maior mercado da bebida no mundo. Entre os nichos em expansão está o mercado de cervejas especiais e artesanais, que atrai um público com maior poder aquisitivo. Outras tendências que suportam os investimentos no novo roteiro estão a disseminação da cultura cervejeira e a sofisticação de consumo pela experiência gastronômica, além do aumento da população adulta e do interesse das mulheres por cerveja.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

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