Cerveja e turismo. Duas das
maiores paixões modernas motivaram uma iniciativa empresarial que
resultou na criação da mais nova rota turística do Rio de Janeiro,
estado que historicamente tem cultivado a tradição do bem receber e a
cultura cervejeira no país.
Inspirados por aspectos naturais (a
beleza da paisagem local) e históricos (o fato de que a cerveja vem
sendo consumida na região desde as cortes imperiais), um grupo de
empresas da Região Serrana do Estado do Rio de janeiro se reuniu no ano
passado e começou a trabalhar em torno da ideia de oferecer ao público
um roteiro onde o contato com a cultura cervejeira e a degustação de
diferentes estilos da bebida fossem o ponto de partida para incursões
turísticas entre as montanhas do Rio de Janeiro.
O objetivo era vir a ter um produto que
proporcionasse uma nova forma de experiência para o turista, muito mais
rica, integrada e estruturada, bem como possibilitasse a expansão
econômica na região a partir da atividade turística em torno da cultura
cervejeira, com mais geração de divisas e empregos. Para tanto, as
empresas engajadas no projeto, entre as quais as petropolitanas
Cervejaria Cidade Imperial e Grupo Petrópolis, criaram a ACCERJ-TUR
(Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de
Janeiro).
Cerca de um ano depois, a ACCERJ-TUR
lança a Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro, que nasce em uma
das regiões mais belas do Brasil, a partir da união de seis municípios e
dos produtores de cerveja das Montanhas Fluminenses, incluindo
microcervejarias, cervejeiros artesanais, grandes produtores e brewpubs.
Neste primeiro roteiro, dedicado às
Serras Fluminenses, as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova
Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Santa Maria Madalena
oferecem uma experiência única e marcante para turistas amantes da
cerveja e que buscam o contato com a natureza e com o patrimônio
histórico da região serrana.
História
A história revela que foram os
imigrantes europeus os responsáveis pelo início da grande tradição
cervejeira na região, começando pela primeira cervejaria do Brasil,
fundada por alemães na cidade de Petrópolis, em 1853.
Em Nova Friburgo, imigrantes da Alemanha
influenciaram a produção artesanal da bebida. E, em Teresópolis, a
primeira indústria do município seria uma cervejaria fundada em 1912,
por uma família de origem dinamarquesa.
Não menos importante, a água da Serra
Fluminense é elogiada como matéria-prima desde os pioneiros da atividade
cervejeira na região.
A Rota Turística e Cervejeira do Rio de
Janeiro é, dessa forma, a melhor maneira de entrar em contato com essa
saborosa cultura cervejeira – a primeira do gênero no país.
O roteiro inclui cervejarias de grande
porte, microcervejarias, cervejeiros artesanais e brewpubs, que oferecem
opções para todos os gostos e estilos.
Há na região mais de 70 pontos cervejeiros, entre cervejarias, bares e restaurantes, e 60 tipos diferentes de cerveja.
Para detalhes do roteiro e informações sobre como visitá-lo, o turista pode acessar o site www.rotacervejeirarj.com.br.
LANÇAMENTO
O lançamento oficial da Rota Cervejeira
do Estado do Rio de Janeiro acontece hoje no Palácio Guanabara, a partir
das 18h, com a presença do governador Luiz Fernando Pezão.
Logo na sequência ao lançamento, entre
os dias 20 e 23 de novembro, a Rota faz sua primeira ação, voltada para o
grande público, participando do Mondial de La Bière Rio, versão carioca
de um dos maiores e mais importantes festivais cervejeiros do mundo,
que acontecerá na capital fluminense.
Na ocasião, poderão ser degustadas
algumas das principais cervejas oferecidas pelo roteiro. O lançamento do
novo roteiro turístico durante o Mondial conta com a parceria da FBHA
(Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação).
A Rota tem nesta fase de desenvolvimento
o apoio do Sebrae como parceiro de primeira hora. A iniciativa conta
com amplo apoio político e empresarial, desde os prefeitos e secretários
de Turismo dos municípios envolvidos, por meio do Conselho Turístico
Serra Verde Imperial, passando pela forte sustentação do governador e do
secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro até o apoio federal,
representado pelo ministro do Turismo, Vinícius Lage.
Para Alexandre Zubaran, executivo do
projeto, esse é um caso único, pois já nasce fruto da aliança de
importantes produtores cervejeiros com consagrados destinos turísticos,
que resulta naturalmente em um produto com potencial para atrair milhões
de turistas por ano. “Essa Rota é poderosa porque não é algo inventado,
é fruto de uma vocação autêntica e fortemente relacionada ao estilo de
vida da região da serra", avalia.
Zubaran destaca ainda que a região já
recebe uma grande quantidade de visitantes, sendo principalmente o
turista carioca ou de outros Estados e estrangeiros, a partir do Rio de
Janeiro, e que o foco do projeto será explorar a grande atratividade
turística local e a diversidade de produtos e experiências do setor
Cervejeiro para ampliar a permanência desses turistas. "Queremos
expandir a visitação entre cada um desses públicos e, no futuro,
construir as bases para um grande Festival Internacional da Cerveja no
Rio”, explica Zubaran.
Cerveja – A produção e comercialização
de cervejas movimenta 2% do PIB, o que faz do Brasil o terceiro maior
mercado da bebida no mundo. Entre os nichos em expansão está o mercado
de cervejas especiais e artesanais, que atrai um público com maior poder
aquisitivo. Outras tendências que suportam os investimentos no novo
roteiro estão a disseminação da cultura cervejeira e a sofisticação de
consumo pela experiência gastronômica, além do aumento da população
adulta e do interesse das mulheres por cerveja.
Fonte: Tribuna de Petrópolis
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