quinta-feira, novembro 13, 2014

Pesquisa aponta baixo uso de preservativos

Uma preliminar de pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgada nesta semana, aponta que homens que fazem sexo com outros homens fazem parte do grupo de risco com aumento no número de casos de HIV. Segundo o grupo assistencial SOS Vida de Petrópolis, o problema não é a falta de informação, mas o descuido.
Antônio Carlos de Souza Pires, do SOS Vida, contou que o grupo de risco atinge a faixa etária de 12 à 25 anos, e segundo ele, 50% das pessoas nesta idade são infectadas com o vírus da Aids. “Aquele pensamento de que 'comigo não vai acontecer' ainda é o principal motivo. Mas é uma pergunta sem resposta. Tem informação, facilidades para pegar preservativos na rede pública gratuitamente. Este ainda é um grande problema”, disse Antônio Carlos.
Segundo ele, o Ministério da Saúde estima que sejam 12 mil pessoas infectadas por ano. Um número alarmante. O estudo, inédito, quer descobrir por que não para de crescer o número de casos de HIV entre este público. Segundo a pesquisa, a taxa de soropositivos chegou a 16,5%, ante 10% esperados, inseridos num perfil de jovens entre 25 e 26 anos, quando a expectativa era a faixa dos 30. São homens com nível de escolaridade alto, que têm um parceiro estável, além de um ou dois ocasionais. Mesmo sem o uso de preservativo, os entrevistados não se acham em risco.
Não pessoas que não viveram o início da pandemia e acham que não correm o risco de também serem infectados pela doença. Este é ainda motivo de muitos estudos e de grande dificuldade para os governos que disponibilizam a forma de prevenção, a camisinha, gratuitamente”, disse Antônio Carlos.

O preservativo pode ser solicitado nos Postos de Saúde da Família e também no Centro de Saúde que fica no centro de Petrópolis. Além disso, no Programa de Aids da prefeitura, a camisinha também é distribuída gratuitamente.

Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: