domingo, dezembro 27, 2015

Sommelier dá as dicas para escolher o vinho ideal para consumir na ceia

O grande brinde não pode faltar! Sim, o brinde que marca um novo ano, novos planos, mudanças, comemorações, e muita alegria. A passagem do ano é uma das celebrações mais festejadas em diversos locais do mundo. É a hora em que a família e os amigos estão todos reunidos ao redor da mesa, ou nos fogos, dizendo coisas que desejam para amigos e entres queridos neste ano que está chegando, e agradecendo pelas coisas que aconteceram no ano que está acabando.
Por isso muitos não abrem mão de dar o primeiro brinde do ano em grande estilo e de preferência de forma harmônica com o que está sendo servido na ceia. Por isso, o sommelier Marcelo de Mello Castro, separou algumas dicas para quem não dispensa a bebida perfeita na ocasião. O champanhe e os espumantes são as principais bebidas escolhidas para o brinde da virada do ano. Mas, outras opções bebidas também podem ser consumidas. 
A dica são os vinhos brancos e rose para acompanhar carnes de aves que geralmente são servidos nas ceias de Natal, mas podem incrementar a de Ano Novo, assim como os espumantes leves servidos com entradas e nas comemorações da virada. 
A indicação do especialista é que os Petropolitanos apostem no Sauvignon Blanc Atractivo, Rosé Les-parrou Espumantes Rio Sol e Salasar. Os vinhos brancos harmonizam perfeitamente com ave, peru e aves Natalinas tradicionais. Já o rosé, com risotos, os tintos com pernil e carnes vermelhas em geral, e os espumantes, e com salada de camarão. Ainda de acordo com Marcelo, o vinho melhor custo benefício é o Espumante Francês Salasar, que custa em média R$ 74,90. Já para quem não abre mão de uma bebida mais sofisticada, a dica é a Champagne Francês Veuve Clicquot, que gira em torno de R$ 286.
E para quem acha que bebida não tem história se engana! O sommelier deu uma verdadeira aula sobre as indicações. "O Espumante Francês Salasar é produzido pela Maison Salasar, cuja reputação projetou-se muito além das fronteiras, é proprietária de um terreno de 64 hectares, situado na região de Campagne-sur-Aude. O Blanquette de Limoux é elaborado com a predominância da Casta Mauzac, associada ao Chardonnay e ao chenin. A bolha tem uma boa formação, é sutil e perfumada. Esta mistura deve ser servida à 6º C, de preferência como aperitivo. Sabor intenso com leve amargor característico de um extra Brut. Já a Champagne Francês Veuve Clicquot, é bem tradicional. de alta qualidade e é desejo de todo casal de namorados para celebrar o fim de ano e comemorar. Em determinados lugares é considerado o Ferrari do Champagne, excelente para harmonização com aperitivos", contou o sommelier. 
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: