sexta-feira, dezembro 25, 2015

Petrópolis recebe veículos para combate ao Aedes aegypti

Petrópolis recebeu três carros e uma ambulância do governo estadual como ajuda no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a Dengue, a Febre Chikungunya e o Zica vírus. Os veículos fazem parte da frota de 276 viaturas que foram doadas pelo estado a 91 municípios fluminenses para auxiliar no transporte de pacientes e reforçar as ações de combate ao mosquito. Eles foram entregues pelo governador Luiz Fernando Pezão nesta terça-feira (22). 
Segundo a Secretaria de Saúde, Petrópolis recebeu três veículos, sendo dois carros e uma ambulância básica. Os carros serão usados pelas coordenações de Epidemiologia e da Vigilância Sanitária para as ações de combate ao Aedes Aegypti.
Os carros foram adquiridos com verbas do Ministério da Saúde e distribuídos pela Secretaria de Estado de Saúde. Outros 106 carros e ambulâncias foram distribuídos pelo RioSolidario e a Loterj, para atuar no deslocamento de pacientes que precisam realizar procedimentos médicos em outras localidades.
Na cerimônia de entrega, secretário de estado de Saúde, Felipe Peixoto, disse que os veículos devem “contribuir para o combate às endemias, fortalecendo a estrutura das equipes” ajudando no transporte de amostras, investigação de casos. Mas o uso específico da frota dependerá dos municípios.

Distribuição

Os veículos serão distribuídos da seguinte forma: municípios com população superior a 160 mil habitantes, como é o caso de Petrópolis, recebem 3 carros; municípios com população entre 23 mil e 160 mil habitantes recebem 2 carros; municípios com população inferior a 23 mil habitantes recebem 1 carro. Após a entrega dos carros, cabe aos municípios a transferência da documentação e todas as demais despesas geradas com seu uso, assim como o acompanhamento das atividades.
Os 106 carros e ambulâncias distribuídos pela Loterj a 53 municípios, em parceria com o RioSolidario, como parte do programa Loterj Já – Mobilidade com Qualidade. As prefeituras se inscreveram para participar do edital, lançado em agosto, apresentaram os documentos necessários e foram habilitadas no início deste mês.
Para o prefeito de Sapucaia e presidente da Associação Estadual de Municípios (Aemerj), Anderson Zanon, os veículos serão fundamentais para intensificar as ações de vigilância e melhorar o atendimento à população da cidade.
- A prevenção às doenças é muito importante. E, como não temos hospital, os veículos também vão ajudar a remover os pacientes para outros municípios com mais conforto e agilidade – disse o prefeito.

Rio teve 22 mortes

O estado do Rio de Janeiro registrou 65.870 casos suspeitos de dengue este ano, com 22 mortes. Em 2014, haviam sido 7.819 casos suspeitos, com 11 mortes. É um aumento de mais de 700% no número de casos, e o dobro de mortes de um ano para outro. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde do estado não registrou epidemia da doença em nenhum dos 92 municípios fluminenses. Os dados foram divulgados pela secretaria nessa terça-feira (22).
Foram confirmados dez casos de febre chicungunya. De acordo com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, quatro desses casos foram diagnosticados em pessoas que haviam viajado a outros países ou estados e seis foram transmitidos dentro do território fluminense durante o mês de novembro.
Ontem, o Ministério da Saúde informou que os casos suspeitos de microcefalia no Rio de Janeiro subiram em uma semana de 57 para 82, com aumento de 43,8%. Além disso, as mortes de dois bebês no Rio estão sendo investigadas pelas equipes de saúde.

Dengue em Petrópolis

A secretaria municipal de Saúde informou o Diário que até o momento foram confirmados 122 casos de dengue este ano. Ainda não foi registrado nenhum caso de zika ou febre chikungunya no município. Em relação à microcefalia não há casos sendo investigados na cidade.

Duas gestantes – sendo uma moradora de Magé – foram atendidas no Hospital Alcides Carneiro (HAC) com suspeita de Zika vírus.O material para exame já foi colhido e encaminhado para a Fiocruz. Segundo a secretaria, a moradora de Petrópolis está sendo acompanhada pela equipe de pré-natal do Ambulatório Wilson Martelli do HAC.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: