sexta-feira, dezembro 18, 2015

Simão diz que sirenes devem ser respeitadas


 

Conforme dados da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Petrópolis neste época do ano fica atenta à chuva e, por isso, a secretaria vai passar a atuar nas ações de respostas, por meio da diretoria operacional. O secretário de Defesa Civil, Rafael Simão, fez um apelo para que a população veja as sirenes como um instrumento para salvar vidas, frisando que muitas já foram salvas. 

Ele contou que a falta de compreensão de algumas pessoas já provocou atos de vandalismo. Na Rua João Xavier, por exemplo, cabos de uma sirena foram cortados. Por ser cabo de fibra ótico houve necessidade de trocar 50 metros e com isso a população ficou sem o alerta. O secretário contou que as sirenas tiveram que ser acionadas manualmente e “este atraso poderia ter causado a morte de pessoas. Sem ouvir a sirene, a pessoa fica em casa, achando que está tudo normal e correndo o risco”.

Rafael Simão lembra que o conjunto de sirene integra o sistema de alarme é a medida mais eficaz para salvar vidas em curto prazo. Ele fez um apelo para que toda vez que a sirene tocar, as pessoas que moram em áreas de risco procurem um local seguro. “É muito melhor, ao ouvir a sirene, passar pelo transtorno de sair e ir para um local seguro e depois da chuva voltar para casa com segurança”.

De acordo com dados da Secretaria Municipal, que fica monitorando os mapas meteorológicos, a previsão é o fortalecimento do El Niño, sendo mais forte que nos anos anteriores. A característica dele, segundo o secretário, é gerar chuvas com muita intensidade, trovão e raios, que na Região Serrana vêm acompanhadas de alagamentos, deslizamentos de terra e pedra.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: