segunda-feira, dezembro 28, 2015

Simpatias para o fim de ano

As simpatias são alternativas muito procuradas neste fim de ano pelas pessoas que tem fé e aproveitam a virada do ano para renovarem seus pedidos. Frutas como romã e uva são as mais utilizadas e seus caroços guardam pedidos de prosperidade, saúde e dinheiro. A lentilha também é um alimento tradicional na ceia de Ano Novo que muitos só a adotam no cardápio pelas crendices populares e simpatias. 
Pular sete ondas é tradição da umbanda que milhares de pessoas que passam a virada do ano na praia adotam. No entanto, para cada onda pulada um pedido é feito a Rainha do Mar, Yemanjá. Para ela também são ofertadas rosas e barcos com oferendas como agradecimento pelo ano que passou e renovação dos pedidos para a nova etapa. 
No catolicismo também há tradições que os fiéis seguem anualmente. Ana Cristina Müller é agente de saúde e contou que há mais de dez anos faz simpatias, tanto na noite do dia 31 como no dia 6 de janeiro, quando é comemorado o dia dos Reis Magos. Ela sempre faz as simpatias na companhia das irmãs e disse que a paz, saúde e dinheiro são os seus pedidos particulares mais frequentes.
 Ana Cristina ensinou duas simpatias para quem também quiser renovar seus pedidos. “No dia 6 de janeiro fazemos a simpatia dos Reis Magos, onde fazemos sua oração pedindo paz, saúde, prosperidade, sorte nos negócios e felicidade. A mesma coisa repetimos para os três reis Gaspar, Baltasar e Belchior e em cada uma das repetições chupamos três caroços de romã e guardamos. No fim guardamos 3 das nove sementes na carteira para que nunca lhe falte dinheiro, as outras 3 engolimos e as últimas três jogamos pra trás”, conta. 
Outra simpatia dos Reis Magos é feita pela agente, segundo ela também com romã no dia de comemoração a eles. Esta precisa de 12 caroços que de acordo com ela cada um simboliza um mês do ano. “Para cada caroço chupado fazemos um pedido. Peço muitas bençãos para mim e para minha família saúde, prosperidade, fartura, sorte e amor. No fim embrulhamos as sementes em uma nota de R$2,00 e guardamos na carteira. A nota do ano anterior é colocada na coleta da primeira missa do ano e as sementes são espalhadas pela casa”, explica.
Na virada do ano Ana Cristina contou que ainda faz a simpatia da uva quando os caroços são guardados na carteira ou na bolsa. Quanto a lentilha ela disse que “deve ser comida em cima da cadeira e em pé para que tenha fartura o ano inteiro e para que não falte alimento para quem tem fome”, conta.
A comerciante Sandra Valle também acredita que fazer uma fézinha na virada do ano é mais um motivo de agradecer todas as bençãos recebidas durante o ano e renovar os pedidos. “Na virada coloco sempre dinheiro no bolso, e três folhas de louro, que depois coloco na carteira.
Tiro as que estão do ano que passou e coloco as novas”, conta. 
Assim como Sandra, a aposentada Sueli Tavares confia na simpatia das folhinhas de louro. Segundo esta é uma tradição realizada anualmente para não faltar dinheiro durante o ano. “Antes da virada  distribuo as folhas e quem desejar faz a simpatia. Acredito que a oração tem muita força e a meia noite rezamos com toda família em volta da piscina, quem quiser guarda as folhas na carteira renovando os pedidos para que não falte dinheiro. Esta é uma tradição de família repassada da minha avó, para mãe e agora ensino para minhas filhas”, termina. 
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: