terça-feira, junho 27, 2017

Secretaria de Saúde promove mobilização no Dia mundial de Combate às Drogas

A Secretaria de Saúde, por intermédio do Departamento de Saúde Mental, mobilizou uma ação de conscientização e prevenção ao uso de drogas. A atividade realizada nesta segunda-feira (26) no calçadão do Cenip, contou com panfletagem e orientações junto à população. Atualmente, há 325 usuários em acompanhamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool Outras Drogas (CAPSad). Em 80% dos casos são homens adultos, mas a preocupação do município é quanto à evolução do número de dependentes entre os jovens. Em Petrópolis, 6% dos adolescentes – de 10 a 19 anos, cerca de 2.500 pessoas são consideráveis em risco de dependência química.
A diretora do Departamento de Saúde Mental, Viviane Martins, explica que no município não há dados estáticos sobre o número de dependentes em drogas licitas e ilícitas, mas garantiu que a criação dos indicadores será prioridade na gestão.
“Iniciamos um estudo no CAPSad que apontou que em Petrópolis com relação às drogas lícitas diminuiu a prevalência do cigarro entre os homens e aumentou o consumo de bebidas entre as mulheres. Já entre as drogas ilícitas a maconha é a droga de maior consumo entre as mulheres e o crack e a cocaína entre os homens. O consumo é a partir dos 12 anos então precisaremos criar ações de conscientização de pais e adolescentes junto ao programa Saúde na Escola”, afirma Viviane Martins.
A coordenadora geral de áreas técnicas em Saúde, Patrícia Ramos, anuncia que em agosto se iniciarão as atividades do Programa Saúde na Escola que foi reformulado pela atual gestão e que terá um enfoque à conscientização contra o uso de drogas.
“Deixamos para agosto por ser o período em que retornaremos do recesso escolar. Dentro das 12 ações preconizadas pelo Ministério da Saúde há uma diretriz de combate ao uso de álcool e drogas que pretendemos trabalhar em conjunto com a Educação e a Saúde Mental. Nosso objetivo é aproximar os pais para essa discussão e para que eles se atentem às mudanças de comportamento do adolescente que faz uso de alguma substância e para proporcionarmos o melhor tratamento a um possível dependente”, disse Patrícia Ramos.
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool Outras Drogas (CapsAd) é uma unidade de tratamento com serviço 24h que dispõe de 8 leitos de retaguarda para situação de crise, com acolhimento e avaliação multiprofissional.
“Ao dar entrada, o paciente passa pela triagem, o caso é levado para discussão entre a equipe e em seguida é elaborado o projeto terapêutico exclusivo para o indivíduo de acordo com o perfil do usuário e o mesmo é encaminhado para oficinas e grupos terapêuticos”, disse Leandra Iglesias, coordenadora do CapsAd.
Fonte: Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: