domingo, junho 11, 2017

‘Junho vermelho’, um mês inteiro dedicado à doação de sangue

Banco de Sangue Santa Teresa promove ao longo de todo o mês ações em prol do assunto; Dia dos Namorados e Dia Mundial do Doador devem ajudar a fomentar a campanha, que se encerra no dia 30

Batizado de “Junho Vermelho”, uma alusão à cor do sangue, a campanha realizada nacionalmente visa a fomentar doações e incentivar voluntários a praticarem esse ato de solidariedade. Nesse sentido, o Banco de Sangue Santa Teresa, de Petrópolis, vai realizar ao longo do mês diversas ações, e a primeira delas será na segunda-feira, 12, quando é comemorado o Dia dos Namorados, presenteando com corações os casais que forem juntos doar sangue. O dia 14, quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, também não passará em branco, e por meio de campanhas na internet e com a ajuda de voluntários, o Banco de Sangue Santa Teresa conscientizará o público sobre a importância da doação. Neste dia, a cada doação recebida, o Banco de Sangue vai doar um cobertor para uma entidade assistencial da cidade. O doador, em contrapartida, também será homenageado
Mesmo com todos os avanços científicos e da medicina, ainda não existe substituto para o sangue humano, e sempre que uma transfusão é necessária, o paciente só pode contar com a solidariedade de outras pessoas.
Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.
O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 70 doações por dia para atender esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias.
Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na Rua Paulino Afonso, 477, Bingen. O local possui estacionamento para doadores. Mais informações pelos telefones (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: