quarta-feira, junho 14, 2017

Feriadão: diversão para todos os gostos no Parque Municipal em Itaipava


Os turistas e petropolitanos que visitarem o Parque Municipal em Itaipava durante o feriado prolongado de Corpus Christi, de quinta-feira (15.06) a domingo (18.06), prestigiarão um evento para todos os gostos: Itaipava For All. Além da Exposição Estadual do Rio de Janeiro de cavalos Mangalarga Marchador, o parque abrigará a 1ª Trama Expo & Feira Orgânica e Agroecológica, feira de produtos orgânicos e artesanais, cervejas artesanais, muitos shows musicais, missa solene, procissão, mini-fazendinha e largada do Enduro Imperial.

O evento está sendo programado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por intermédio do departamento de Agricultura, em parceria com a Turispetro. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, o movimento financeiro do evento deve girar em torno de R$ 1 milhão porque vai ocorrer durante um feriado e vai contar com leilão de cavalos durante a Exposição Estadual do Rio de Janeiro de cavalos Mangalarga Marchador, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).

“Os cavalos são muito valorizados e o evento vai contar com a participação dos agricultores e produtores locais, além da feira Trama, de moda. Os produtores criadores de cavalo Mangalarga se hospedam na cidade e têm como característica o alto consumo. É um público específico que gosta de bons hoteis e restaurantes. Como serão quatro dias de evento, a movimentação nesse período será grande em Itaipava. Consequentemente haverá uma circulação econômica forte para a região”, afirma Fiorini, lembrando que durante a Expo Petrópolis, foi registrado o movimento financeiro de R$ 1,3 milhão. “Esse valor foi referente aos leiloes dos cavalos das raças Pampa e Campolina. Na ocasião foram vendidos 80 animais”, completou.

A expectativa é de que mais de cinco mil pessoas prestigiem Itaipava For All e a exposição de cavalos Mangalarga. A etapa estadual é o segundo maior evento do setor e começa na quarta-feira, dia 14 e segue até sábado, dia 17. No ano passado, a exposição contou com 51 expositores, leilão e 294 animais julgados. O evento conta com expositores dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Artesanato, produção agrícola e Feira de Moda

Durante o feriadão, o Itaipava For All contará com uma mini-fazendinha, com animais dos produtores locais. O parque também será palco de uma feira de orgânicos e artesanais de produtores locais além da feira de Moda e Arte - 1ª Trama Expo & Feira. Os visitantes prestigiarão 15 barracas com produtos da agricultura familiar da região e com artesanato, disponibilizadas pelo Departamento de Agricultura.

De quinta (15.06) até domingo (18.06), ocorre a Feira Trama, com 15 expositores de moda. “Estamos trabalhando de forma colaborativa com o todo para que possamos ter um ótimo evento, que é o que a cidade precisa”, disse Marcia de Souza Borges, uma das organizadoras da Feira Trama. Foodtrucks e cervejas artesanais completarão o cenário. Na quinta e sexta, a feira funcionará das 14 às 20h. No sábado, a partir das 10h e até as 20h e, no domingo, das 10h às 15h.

Missa solene e procissão

Na quinta-feira (15.06) uma missa será celebrada às 15h e em seguida, uma procissão que seguirá a tradição com tapetes de serragem colorida.

Música e Enduro Imperial

Logo após a procissão, ocorrerá a apresentação de forró da banda Caxote. Na sexta, a programação começa às 16h, com o pop acústico do Duo HD. Às 17h30 terá banda Caxote com reggae e MPB. No sábado a programação musical começará às 16h com aulão de forró e às 17h tem Caxote e Mará, no “Bailão For All”.

No domingo, a programação é especial para acompanhar o Enduro Imperial, competição de motocicletas. A largada ocorrerá às 9h no Parque Municipal. Às 13h tem apresentação da banda Um dia para o Fim. Às 14h15 tem Concreto Humano e às 15h30, Sellene. Já às 16h45 tem Álcool 70.

“A intenção é ter música para todos os públicos. No domingo, o ronco das motocicletas serão complementados com rock. Será um grande encontro de arte para todos os gostos”, disse o músico Sandro Gomes, da banda Concreto Humano.

Não será cobrada entrada para os eventos. O Departamento de Agricultura pede a doação de um quilo de alimento não perecível ou de um agasalho. Tudo o que for arrecadado será doado para uma instituição beneficente.

“A Entrada é franca para o público, pela entrada principal do Parque. Traga sua família e amigos para prestigiar o evento. Teremos várias atrações durante o dia, mostrando que o parque é para todos”, disse Celso Albuquerque, diretor do Departamento de Agricultura.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: