sexta-feira, junho 23, 2017

Petrópolis abre o burgo alemão nesta sexta-feira com o início da 28ª Bauernfest

Durante 10 dias Petrópolis é tomada pela influência germânica e se transforma em um verdadeiro burgo alemão com muita festa e diversão. É a 28ª Bauernfest, que começa nesta sexta-feira (23.06) no Palácio de Cristal e arredores. A abertura oficial será às 19h com a apresentação da Banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve e sangria do primeiro barril de chope. A animação segue até 2 de julho com programação repleta de atividades culturais e dança folclórica que resgatam as tradições dos colonizadores, além da culinária típica, que não pode faltar.

            “A Bauernfest é o carro-chefe de Petrópolis, o evento mais tradicional da cidade. Temos orgulho de ser a segunda maior festa do gênero no país e por ela resgatar e valorizar a nossa origem, celebrando a cultura dos nossos colonizadores. É uma festa que atrai pessoas de vários lugares do país, inclusive de outras cidades também colonizadas por alemães, que querem conhecer mais a cultura germânica. Esse é o momento ápice no calendário do município, que atrai turistas e visitantes. Eles se encantam pela festa e, claro, por nossa cidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

            A Festa do Colono Alemão chega nesta edição com novidades e ganha ainda mais espaço para receber público de 320 mil pessoas. Além do coração da festa no Palácio de Cristal com o Palco Koblenz, o público contará também com mais dois burgos:  o Palco Koeler na Praça da Liberdade e a novidade deste ano, o Palco Biergarten na Praça Visconde de Mauá, que terá edição especial da Deguste. Um espaço especial dedicado à produção local artesanal, o Biergarten terá uma programação com ritmos atuais e de música alemã contemporânea. A produção artesanal também estará presente dentro do Palácio de Cristal.

Mais de 80 apresentações no palco principal

O principal palco da festa, o Koblenz, terá a dança folclórica como grande protagonista, com mais de 80 apresentações com oito grupos da cidade, além de grupos convidados de outras cidades. Eles também são a grande atração nos tradicionais desfiles que acontecem nos dois domingos da festa - dias 25 e 2 de julho -  com concentração às 10h e saída 11h na Rua da Imperatriz, em frente ao Museu Imperial.  Os grupos estarão encantando, ainda, o primeiro Desfile de Luzes, que será realizado no dia 29 de junho. A concentração será 18h, em frente à Igreja Luterana (Avenida Ipiranga), de onde sairão às 19h.

No palco Koeler, na Praça da Liberdade, o público vai conferir atrações culturais com grupos diversos, contação de histórias em uma programação diferenciada para toda a família. E no Petropolitano F.C. a diversão se estende aos maiores de 18 anos com o divertido Baile do Fritz.

“É um evento muito importante para a cidade, por resgatar a história da nossa colonização, e também para o Turismo. A Bauernfest acontece durante nossa alta temporada e é certamente mais um atrativo para os turistas e visitantes que têm a oportunidade de conhecer um pouco mais dessa influência germânica apreciando e desfrutando de tudo o que a festa oferece”, declara o secretário Marcelo Valente.


“Chegou o período em que nós, petropolitanos, exaltamos a nossa colonização celebrando a tradição com muita festa, muita atração cultural, o burgo com comidas típicas, o tradicional chope em metro, enfim, é o momento em que resgatamos essa cultura germânica aqui na Cidade Imperial”, destaca Leonardo Randolfo, presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, que operacionaliza a festa em conjunto com a TurisPetro.
                       
Concursos agitam a Bauernfest

 A influência germânica em Petrópolis é exaltada em diversas manifestações e também nos concursos que não podem faltar na programação da Festa do Colono Alemão. Concurso da Realeza da festa, de Poesia, chope em metro e chapéu mais enfeitado já são tradição. Este ano será lançando ainda o Concurso de Cuca e o Concurso da lanterna mais bonita, que será avaliada no Desfile de Luzes – outra novidade da festa – no dia 29 de junho, às 19h.

A Rainha e Princesas da Bauernfest já estarão encantando o público da nesta sexta-feira (23.06). A Rainha Larissa Graebner, a Primeira Princesa Ana Beatriz Zillig Klippel e a Segunda Princesa Tânia Mello foram eleitas no dia 17 de junho em clima de festa. Uma atração à parte na Festa do Colono Alemão, a realeza também representa a cidade em todos os eventos que participam.

Com inscrição encerrada, o Concurso de Poesia será realizado no dia 29 de junho, no Palácio de Cristal. Representando o segmento de literatura na programação da festa, o concurso faz homenagem à colonização alemã em Petrópolis – que é o tema obrigatório aos participantes. Já a novidade apetitosa desta edição, o Concurso de Cuca teve as inscrições encerradas nesta quinta-feira (22.06). A competição acontece no dia 25, às 16h, no Palácio de Cristal.

Os concursos de chope em metro e do chapéu mais enfeitado são os mais aguardados da Bauernfest. Permitido apenas para maiores de 18 anos, o do chope em metro acontece de 24 a 02 de julho, às 20h, exceto a grande final que acontece às 19h no último dia do evento. As disputas pelo chapéu mais enfeitado acontecem nos dias 24 de junho, às 16h, e 1º de julho, às 15h. Ambos são realizados no Palácio de Cristal, onde deve ser feita a inscrição uma hora antes do evento.

A programação completa da 28ª Bauernfest pode ser conferida no site oficial do evento pelo endereço www.bauernfestpetropolis.com.br.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: