sexta-feira, junho 02, 2017

Centro Cultural Estação Nogueira recebe exposição fotográfica sobre aves nativas da região


Elas são livres, belas e encantam por suas cores vibrantes e cantos únicos que envolvem o ambiente. As aves que habitam o Lago de Nogueira, um dos atrativos da localidade e de Petrópolis, são as protagonistas na mostra fotográfica que será aberta ao público neste sábado (05.06) no Centro Cultural Estação Nogueira. A exposição integra a programação oficial da Prefeitura para a Semana do Meio Ambiente, que começa na segunda-feira (05.06). Em cartaz até 30 de junho, os trabalhos dos fotógrafos Sylvio Adalberto e Enio d’Ávila podem ser conferidos com entrada gratuita.

A mostra reúne 30 imagens exclusivas de aves eternizadas em seu habitat -  o Lago de Nogueira. O trabalho revela o hobby de dois fotógrafos que registram pelas lentes da câmera cada detalhe dos pássaros – desde suas cores vibrantes ao bater das asas e costumes de cada espécie. Na exposição, o público terá a oportunidade de conhecer aves raras, como o Mergulhão-Pequeno, Mergulhão-Caçador e um casal da espécie Carão.

 

            “Só aqui nessa região temos entre 60 a 70 espécies de aves, entre as que visitam, as que têm o lago como residência e algumas nativas”, comenta o aposentado Sylvio Adalberto, que já clicou mais de 400 aves em diversas partes do Brasil, sendo 150 só em Petrópolis. Ele foi o primeiro petropolitano a registrar o viver dos pássaros e hoje comemora a adesão de outros fotógrafos que escolheram as aves como fonte de inspiração para cliques incríveis. “Hoje, só em Petrópolis, são mais de 50 pessoas que fotografam as aves, muitas delas com as imagens registradas no Wiki Aves, uma enciclopédia virtual sobre aves no Brasil”, disse.

Em Nogueira, a Semana do Meio Ambiente está sendo organizada pela Associação de Moradores e Amigos de Nogueira e pelo Comitê Pró-Jardim Botânico que vem trabalhando pela revitalização do Lago de Nogueira e, futuramente, a criação de um Jardim Botânico no local.

 

            “Todo esse trabalho que desenvolvemos tem como objetivo a preservação do lago, da flora e fauna, de todos esses pássaros que frequentam a região, e de todo meio ambiente”, frisa o presidente da Associação, Luiz Eduardo Basílio.

programação oficial da Semana do Meio Ambiente será aberta na segunda-feira (05.06), quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e se estende até 11 de junho apresentando palestras, filmes educativos, exposições, atividades físicas e um musical. A exposição no Centro Cultural Estação Nogueira antecede as celebrações e será aberta neste sábado (03.06) e segue até 30 de junho. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, de 9 às 17h, e aos sábados, de 9 às 14h.

 

Serviço

Exposição fotográfica de aves comemorativa pela Semana do Meio Ambiente

Onde: Centro Cultural Estação Nogueira, que fica na Av. Leopoldina nº 317, Nogueira

Quando: de 3 a 30 de junho

Visitação: de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados, de 9 às 14h

Quanto: Gratuito

Informações(24) 2237-3860

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: