domingo, maio 03, 2015

Volume de empregos tem retração na serra

A Sondagem Econômica Regional, divulgada ontem pela Firjan, apontou baixa atividade econômica nas regiões Serrana e Centro-Sul nos primeiros três meses de 2015. A pesquisa varia de zero a cem pontos para cada indicador analisado. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução; e acima de 50 representam melhora ou aumento.
Tanto o indicador “Volume de Produção” (47,5) quanto o “Volume de Empregos” (42,3) mostraram retração no primeiro trimestre. Também o indicador “Estoques” (47,0) diminuiu e fechou o trimestre abaixo do planejado (49,5).
Na opinião dos empresários, as condições financeiras da indústria também mostraram-se insatisfatórias no primeiro trimestre do ano. A “Situação Financeira” (35,2) e o “Acesso ao Crédito” (32,2) apresentaram os piores níveis da série histórica e o indicador de “Margem de Lucro” (30,3) foi o menor desde 2006.
Já em relação às expectativas para os próximos seis meses, os empresários esperam uma Demanda por produtos (50,3) estável, porém com redução tanto do Número de empregos (39,6) quanto da Compra de matéria-prima (46,5).
Participaram da Sondagem Econômica empresas dos municípios atendidos pelas Representações Regionais FIRJAN/CIRJ Serrana e Centro-Sul Fluminense: Petrópolis, Sapucaia, Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, São José do Vale do Rio Preto e Comendador Levy Gasparian.

Setor de Serviços foi o único que gerou postos de trabalho

As regiões Serrana e Centro-Sul Fluminense registraram retração de 672 vagas com carteira assinada no primeiro trimestre de 2015, conforme os dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Os setores mais atingidos foram a Construção Civil (-404) e o Comércio (-338). A Indústria teve retração de 171 vagas. Já o segmento de Serviços registrou aumento de postos de trabalho (+215).
O município de Petrópolis apresentou o melhor resultado na abertura de vagas em Serviços (+263), com influência em Comércio e Administração de Imóveis e Ensino. Já Paraíba do Sul (-74) e Sapucaia (-10) tiveram as maiores quedas no segmento.
A Indústria apresentou saldo negativo (-171) no primeiro trimestre do ano. Neste setor, Petrópolis também se destaca negativamente com perdas na indústria têxtil (-144). Já a cidade de Três Rios foi a que mais contratou na região, com 89 vagas, puxada pelo desempenho do setor de Alimentos e Bebidas.
A Construção Civil (-404) registrou o pior saldo entre os grandes setores da região, principalmente pela forte retração de vagas em Três Rios e Petrópolis. Já os municípios de Paraíba do Sul e Comendador Levy Gasparian apresentaram saldo positivo.
O setor Comércio apresentou queda de 338 vagas nas regiões Serrana e Centro-Sul. A análise do Sistema FIRJAN destaca que, por característica sazonal, o Comércio sempre registra saldo negativo no primeiro trimestre. Apesar da retração, é o melhor resultado nos últimos dois anos (-605 no primeiro trimestre de 2014, e -445 no mesmo período de 2013). Petrópolis teve a maior queda, com menos 260 vagas no período.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: