quinta-feira, maio 21, 2015

Motoristas estão encontrando dificuldades para agendar vistoria


Alguns motoristas estão encontrando dificuldade para agendar horário para realizar a vistoria veicular anual. A aposentada Mady Lima está há três semanas tentando marcar por telefone, mas sem sucesso. De acordo com ela, o atendimento telefônico informa não haver vagas no momento da ligação, mas que pode continuar tentando ao longo do dia.
– Mesmo eu sendo aposentada, tenho outros afazeres. Não posso ficar o dia inteiro ligando para o Detran – reclama ela.
De acordo com o Detran, o mês de maio é o que mais gera demanda pelo licenciamento anual, por isso o problema. Segundo a entidade, são abertas 380 vagas diariamente para o posto que fica no Alto da Serra, mas para agilizar a vistoria, são oferecidas vagas para atendimento noturno – até às 22h. Ainda assim, o órgão ressalta que o usuário também pode utilizar os serviços de qualquer unidade do estado, independentemente do município em que o veículo foi registrado.
Ontem (20) à tarde, a fila de espera pela vistoria era pequena – cerca de 15 veículos aguardavam atendimento, o que não justifica a falta de vagas para agendamento. Um despachante comentou que pela internet é mais fácil encontrar horários quando o usuário tentar acessar o site do Detran “bem cedo, tipo umas 7h”. Ainda nesta quarta, pelo sistema online, só eram encontradas vagas para daqui uma semana e só no horário da noite, a partir das 18h45.
A jornalista Jaqueline Gomes também está encontrando dificuldades para marcar a vistoria.
- Tento todos os dias pela internet, mas, normalmente nem aparece a opção do posto de Petrópolis e, quando surge, tem apenas vagas para a semana seguinte e somente no horário da noite, quando estou trabalhando – reclama.
O comerciante João Neves disse que tirou um de seus funcionários do serviço para ficar tentando agendar tanto pelo site quanto pelo telefone do Detran.
- Como liguei várias vezes e não consegui e também não podia perder tempo com isso, pedi para um funcionário tentar para mim. Com muito custo ele conseguiu, mas foi preciso ter paciência – contou.
Todo ano é preciso renovar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Para isso, é obrigatório vistoriar as condições do veículo. Para realizar o agendamento, há dois caminhos: o primeiro é através do site do Detran (www.detran.rj.gov.br); a outra é pelos telefones 0800-0204040 ou 3460-4040 / 3460-4041. Quem não estiver em dia com o documento comete uma infração leve (três pontos na carteira de habilitação) e pode receber uma multa de R$ 53,20 e ter o veículo retido até a regularização.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: