quarta-feira, maio 20, 2015

Vacinação contra a gripe tem pouca adesão do público alvo em Petrópolis


Até o momento apenas 26,02% do público alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi imunizado em Petrópolis, o que representa 18,052 doses aplicadas. A expectativa da secretaria de saúde é que até o fim da campanha, que termina no dia nesta sexta-feira, pelo menos 80% das crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), recebam a vacina. Apesar disso, a preocupação do setor de epidemiologia tem aumentado nos últimos dias devido a baixa adesão da população.

No Estado a situação se repete e na 17° edição da campanha que começou no dia 4 de maio, apenas 28% do público alvo se vacinou contra a doença. Grupo prioritário, gestantes e crianças, de 6 meses a 5 anos, foram os que menos se vacinaram. As vacinas estão disponíveis em 1.500 postos de saúde nos 92 municípios em todo estado do Rio de Janeiro. A meta é vacinar 80% dessa população, estimada em 82.016 pessoas. Portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar, desde que apresentem prescrição médica, mas para esse grupo, não há meta específica de vacinação.

Apesar da pouca adesão o início desta semana marcou grande movimento no Centro de Saúde localizado na Rua Santos Dumont, no Centro. No início da tarde a fila podia ser vista do lado de fora da unidade. O aposentado Francisco Ferreira de 74 anos foi um dos petropolitanos que não perdeu a oportunidade de se imunizar. “É muito importante se prevenir e todos os anos eu venho”, disse. 

A aposentada Virgolina Motta de 85 anos também não perdeu a chance de estar em dia com a carteira de vacinação e justificou a demora para ir até um posto de saúde. “Vim faltando apenas quatro dias para a campanha acabar justamente porque estava gripada”, disse entre risos.

A farmacêutica Fernanda Degani que está grávida de 37 semanas e se enquadra no público alvo a ser imunizado foi outra petropolitana que marcou presença. “Sei a importância da medida e acredito que as pessoas devem ser mais responsáveis e procurar os postos de saúde”, afirmou.

A chefe do setor de de Epidemiologia, Claudia Mara também ressaltou um dos principais benefícios da imunização. “É importante que as pessoas fiquem atentas ao prazo, porque a vacina reduz significativamente as complicações decorrentes da gripe, como o número de casos de pneumonia, por exemplo”.

De acordo com especialistas a dose é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B) determinados pela Organização Mundial de Saúde.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

 

Os postos de Petrópolis disponíveis são: 

 

INSTITUTO DA MULHER, DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (CENTRO DE SAÚDE –

RUA SANTOS DUMONT)

PSF CAXAMBU

PSF 24 DE MAIO

UBS MORIN

PSF ALTO DA SERRA

PSF MEIO DA SERRA I

PSF MEIO DA SERRA II

PSF VILA FELIPE

PSF SÃO SEBASTIÃO

PSF ALTO SIMÉRIA

PSF DR. THOUZET

PSF VILA SAÚDE

PSF STª TRINDADE

PSF AMAZONAS

PSF BAIRRO CASTRIOTO

PSF C. M. JESUS DE PRAGA

PSF MOINHO PRETO

PSF BATALLARD

PSF PEDRAS BRANCAS

PSF C. SÃO JOÃO BATISTA

UBS RETIRO

PSF CARANGOLA

PSF VALE DO CARANGOLA

PSF JARDIM SALVADOR

PSF ESTRADA DA SAUDADE

AMBULATÓRIO ESCOLA

UBS ITAMARATY

PSF CASTELO SÃO MANOEL

HOSP. ALCIDES CARNEIRO

PSF BONFIM

PSF ÁGUAS LINDAS

PSF FAZENDA INGLESA

UBS ARARAS

UBS ITAIPAVA

PSF LAJINHA

PSF COM. 1º DE MAIO

PSF BOA ESPERANÇA

UBS PEDRO DO RIO

PSF VILA RICA

PSF SECRETÁRIO

PSF POSSE

PSF BREJAL

SETOR DE EPIDEMIOLOGIA

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: