segunda-feira, maio 11, 2015

Campanha "Abrace Árvores" tem apoio da Comissão da OAB


A Comissão do Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Petrópolis está promovendo a campanha “Abrace Árvores”, para conscientizar a população sobre a importância da preservação do arboreto da cidade. Um evento será realizado na Praça Dom Pedro II, no Centro, no início de junho, onde o público será convidado a participar de um abraço coletivo, tirando fotos abraçando e demonstrando carinho às árvores. As imagens serão divulgadas nas redes sociais para estimular postagens individuais de usuários numa página. A medida faz parte das comemorações do Dia do Meio Ambiente. 

O presidente da Comissão, Rogério Guimarães, explica que a campanha consiste em dois eventos: a postagem de fotos individuais na página do projeto, em rede social, de pessoas demonstrando o carinho e apreço pelas árvores e também o abraço que será realizado em praça pública. O principal objetivo é deixar a população ciente da importância dos cuidados com a natureza. “A ideia é convidar o participante a demonstrar carinho e respeito, confirmando a necessidade de conservação da cobertura vegetal da cidade de Petrópolis”, explicou Rogério.

A campanha conta com o apoio da Reserva Biológica de Araras (Rebio Araras), APA-Petrópolis (Área de Proteção Ambiental), Federação das Indústrias do Estado (Firjan), associação de proteção aos animais Anima Vida, Força Aérea Brasileira (FAB), Centro Excursionista Petropolitano e também do Grupo Escoteiro João XXIII. 

Paralelo ao evento serão plantadas 30 árvores em escolas da rede municipal. “Cada escola plantará uma árvore que será cercada e os alunos acompanharão seu crescimento, sendo estimulados a cuidar e conservar o meio ambiente”, detalhou.

Além da campanha, a OAB Petrópolis, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, vai oferecer à população troca de gaiolas vazias por mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. “As mudas serão acompanhadas de folhetos explicativos de como plantar, cuidar e tratar de uma árvore”, explicou Rogério. 

A ideia não visa à entrega voluntária de pássaros, mas conscientizar a população de que manter esses animais presos prejudica o meio ambiente e dependendo do caso é totalmente ilegal, contrariando a Lei número 9605/98, que prevê pena de prisão para caso de aprisionamento de animal silvestre. Além disso, essa prática prejudica o animal, que é privado de sua liberdade”, concluiu.

A expectativa é arrecadar mais de 200 gaiolas vazias. As mudas serão disponibilizadas pela Prefeitura de Petrópolis. Quem quiser participar pode ir até um dos seguintes postos de troca: sede da OAB, na rua Marechal Deodoro, número 229, no Centro; APA – Petrópolis, localizada na Estrada União Indústria, número 97.222; ou na Secretaria de Meio Ambiente, na Avenida Sete de Abril, número 609, Centro. 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: